Arrependimento dos pecados: Tudo que você precisa está aqui!

Deus simplesmente abomina o pecado. Por meio de Jesus Cristo, ele nos perdoou e nos deu a condição de sermos seus filhos. Porém, o pecado está em nós, infelizmente. O arrependimento dos pecados é a forma que temos que nos apresentar diante de Deus com o coração quebrantado. 

Desta forma, o verdadeiro arrependimento dos pecados refere-se à convicção sincera do pecado, uma contrição pela ofensa a Deus. Quem se arrepende verdadeiramente deseja se afastar do pecado e viver para agradar a Deus.

Vamos nos aprofundar neste texto e aprender tudo sobre o arrependimento dos pecados. 

Leia também:

O que a Bíblia diz sobre arrependimento dos pecados?

O arrependimento é necessário para a salvação daquele que crê em Jesus Cristo. Sem o arrependimento é impossível que alguém se torne um convertido, pois, antes da conversão, é necessário confessar seus pecados e arrepender-se dos seus maus caminhos. 

Na Bíblia, há várias passagens que mostram que o arrependimento, junto com a fé, é essencial para o perdão dos pecados. 

Esta foi a mensagem que o apóstolo Pedro trouxe ao pregar para os judeus sobre Jesus Cristo. Ele disse: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Ainda citando o livro a palavra arrependimento, no grego, significa metanoia, que tem como sentido abandonar o mal e voltar-se em direção a Deus. Desta forma, o arrependimento dos pecados demonstra o interesse real do pecador em buscar a Deus acima de todas as coisas, incluindo o abandono do pecado. 

Na verdade, o arrependimento não significa que o pecador estará livre do pecado.

Isso é importante ser dito. Não sei o quanto você já conhece sobre a fé cristã. Mas mesmo nos arrependendo dos nossos pecados, continuamos pecadores. A diferença é que temos consciência do perdão do Senhor em nossa vida!

Ou seja, por meio do arrependimento, encontramos o pecador entrega sua vida à Deus e se coloca como dependente do Senhor na luta para evitar o pecado. 

A busca sincera do pecador pelo de arrependimento dos pecados o conduz bênção do perdão! Em Salmo 32:1 diz: “Bem-aventurado o homem cujas transgressões são perdoadas”. A alegria do perdão é concedida àquele que ao confessar seu pecado, se arrepende do mesmo, se dispondo diariamente a viver debaixo da misericórdia de Deus. 

O que gera arrependimento?

O arrependimento genuíno é gerado com a convicção sincera do pecado, por meio da confissão. O pecador reconhece sua condição pecaminosa e percebe o quanto o pecado afeta sua relação com Deus. 

O arrependimento começa no coração do pecador, quando ele reconhece: “Isso é errado. Eu pequei. Deus está entristecido”. 

Em contrapartida, aquele que não conhece a Deus tenta racionalizar seu pecado, buscando desculpas para a prática do mal, na tentativa egoísta de justificar suas práticas carnais, dizendo para si mesmo: “Sou uma vítima. Se você soubesse o que eu passei e como as pessoas me trataram mal, você me daria um pouco de folga”. 

O Rei Davi nos mostra o que gerou o arrependimento dentro dele. Davi disse: 

“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca” (Salmos 32:3-4).

O salmista sabia que estava em pecado, após o adultério com Bate Seba. Mas mesmo assim ele se manteve em silêncio, tentando de forma inútil esconder seus pecados diante de Deus. Mas este período de ausência de Deus foi um tormento para o rei Davi, pois a “mão do Senhor pesava sobre Ele”. 

Podemos dizer que o arrependimento verdadeiro é uma obra de Deus em nós. Podemos ter a iniciativa de nos confessar ao Senhor, mas a profundidade do arrependimento não vez de nós, mas é uma graça de Deus em nossa vida. 

Quando então Davi entendeu o que se passava dentro de si, ele reconheceu sua condição pecaminosa:  

“Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado“ (Salmos 32:3-5). 

Como obter o verdadeiro arrependimento?

Para obter o verdadeiro arrependimento, o pecado deve se confessar a Deus. Esta é a primeira condição. Se trata em escolher abandonar o pecado e viver para Deus

Então, meu irmão ou irmã, você quer ter uma vida com Deus de verdade? Eu também quero! Mas para isso, o arrependimento dos pecados precisa ser algo presente em nossas vidas!

Para obter o arrependimento, o pecador precisa repudiar os pecados confessados e buscar medidas práticas para evitar qualquer coisa que possa provocar tropeço. 

Desta forma, o verdadeiro arrependimento significa uma decisão consciente de mudar de vida e se afastar de qualquer indício ou cheiro de pecado. 

O cristão que visa arrepender dos seus pecados, deve se afastar de maquinar o mal e criar situações para voltar à prática pecaminosa. É o que nos mostra Romanos 13:14, Pelo “Revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”. 

Para obter o arrependimento verdadeiro, precisamos de colocar a nossa vida diante de Deus. É o Senhor que nos purifica do pecado e nos dá forças para lutar contra nossa natureza pecaminosa. 

É por meio do Espírito Santo de Deus, portanto, que conquistamos a determinação para buscar a pureza e fazer de faro aquilo que agrada a Deus.

Que Deus nos ajude no arrependimento dos pecados, nos fazendo santos e cada vez mais semelhantes a Jesus! 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *