O que Significa Servir a Deus e por que devo servi-lo?

Se você é cristão e quer saber o que significa servir a Deus, o que eu preparei para você neste artigo certamente te ajudará muito. Como bem nos lembra o autor Kirk Wellum, “servir a Deus é amá-lo com tudo o que somos, obedecendo-o e desfrutando-o para sempre”. Mas o que significa isso na prática? É exatamente sobre isso que veremos neste texto!

Em outras palavras, precisamos entender como amar a Deus pode nos motivar a fazer algo prático em relação a Ele, que seria o serviço. Certamente, se tivermos uma compreensão real do significado de servir a Deus de verdade, poderemos ser pessoas melhores. Então, venha entender melhor sobre o que significa servir a Deus. 

LEIA TAMBÉM:

Servir a Deus é uma resposta à graça de Jesus

Em Josué 24:15, temos uma passagem muito conhecida por todos, que diz: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). Mas o que significa servir a Deus? De forma resumida, significa submeter-se à vontade de Deus e fazer aquilo que Ele te chamou a fazer

Na verdade, existem várias maneiras de se submeter a Deus. A primeira delas, é servir a Deus como uma obrigação. Muitos encaram a autoridade suprema de Deus de forma distante, e seguir sua vontade se faz de maneira mecânica e sem vida. Porém, esse não é o melhor modo de servir ao Senhor. Veja esta mensagem do Pr. Hernandes Dias Lopes sobre não servir a Deus por obrigação:

Outros, querem servir a Deus como se fosse um favor nosso a Ele, como se Deus implorasse por nossa ajuda. A verdade é que Deus não nos disse para servi-lo como se Ele precisasse de alguma coisa. Veja o que diz o texto abaixo: 

“Nem é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, visto que ele mesmo dá a todos os homens a vida, o fôlego e tudo mais” (At 17:25).

Desta forma, precisamos nos lembrar que Deus é o autor da vida. Ora, o Deus Todo-Poderoso é servido por nós porque Ele, por sua graça, decidiu contar conosco. Ele que é a referência, nós somos servos. E servimos a Deus porque somos inteiramente gratos pela sua bondade em nossa vida. 

Jesus é o maior exemplo de servir a Deus

Da mesma forma, no evangelho de Marcos, aprendemos que Jesus é o maior exemplo de serviço. Mesmo sendo o Filho de Deus, Ele veio a este mundo e serviu àqueles que estavam ao seu redor: 

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:45).

Portanto, podemos perguntar novamente: o que significa servir a Deus? Resumindo, é um serviço de gratidão por toda benção, graça e bondade que nos foi dada por meio de Jesus. O objetivo do nosso serviço é somente esse: glorificar a Deus por tudo que Ele é. 

Glorificá-lo pelo que Ele é: isso é servir!

O texto chave para descrever sobre servir a Deus está em 1 Pedro 4:11, que diz: 

“Quem serve, [seja] como quem serve com a força que Deus fornece, para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo”. Deste modo, vemos na Bíblia que Deus é glorificado através do nosso serviço a Ele.

De acordo com John Piper, é por meio da fé que servimos a Deus. Em outras palavras, confiamos a cada momento que aquilo de que precisamos, ao servi-lo, Ele suprirá. Isso é o oposto de servir a Deus por obrigação. É servir por gratidão e confiança. É exatamente isso que o Senhor quer de nós 

Da mesma forma, o próprio Deus nos fortalece para servi-lo. São muitos os problemas e as provações que enfrentamos na nossa vida cristã. Por isso, Deus nos capacita para cumprir sua própria vontade, por meio do seu Espírito Santo que habita em nós.

Por isso, servir a Deus é uma alegria para aquele que entende o chamado do Senhor. E isso faz com que Deus se torne ainda mais desejável por nós. Ou seja, aquele que é servido por nós é glorificado. Portanto, “servi ao Senhor com alegria” (Sl 100:2). Por que o salmista diz que servir ao Senhor é um ato alegre? No Salmo 100, verso 3, encontramos a resposta: 

“Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio”.

Portanto, servir a Deus significa esse reconhecimento de que pertencemos a Ele e por isso, somos seus servos. Ao servi-lo, fazemos com alegria, porque demonstramos nossa gratidão por fazermos partes do seu Reino. 

Como servir a Deus?

Deste modo, servir a Deus, como vimos, é uma resposta do cristão àquilo que Deus fez em nossa vida. Como Ele nos chamou para sermos seus filhos, nossa decisão de servi-lo significa sermos ativos em contribuir com o seu reino.

De forma prática, há várias maneiras de servir a Deus. A primeira delas, é por meio da devoção e fé pessoal. Servimos a Deus com nossa adoração, vida e com todo nosso ser. Quando oramos a Deus, lemos sua Palavra e glorificamos a Ele, estamos servindo a Deus. Mas, além disso, existem outras atitudes bastante práticas de serviço.

Uma delas é através da prática do bem e do amor ao próximo. Quando servimos ao nosso irmão em suas necessidades, nós também estamos servindo a Deus, pois estamos praticando o amor de Jesus na vida daqueles que precisam. 

Também, servir a Deus é contribuir com o seu Reino, sobretudo por meio da comunhão com uma igreja local. Dentro de uma comunidade cristã existem diversas demandas que precisam do envolvimento e serviço daqueles que servem a Deus. Por isso, é possível servir de diversas maneiras, tais como:

  • Evangelização daqueles que não conhecem Jesus
  • Contribuição no culto 
  • Ministério infantil e liderança de jovens
  • Visitação aos enfermos e necessitados.

Só um parêntesis: tem um outro texto aqui no Blog Fé em Cristo que eu dou mais detalhes sobre nosso compromisso com a obra de Deus. Leia!

Desta forma, se você quer servir a Deus de verdade, é necessário se atentar para essas duas realidades da espiritualidade cristã. O serviço se faz primeiramente em sua relação com Deus. E a segunda característica, o servir também é precisa te direcionar para a prática do amor e da ajuda no Reino de Deus.

Ou seja, o servir ao Senhor tem uma dimensão espiritual, mas também prática e humana, visto que ela nos leva à necessidade do outro. Se queremos servir a Deus, mas encaramos isso de uma forma estritamente religiosa, corremos o risco de não cumprir aquilo que Jesus nos chamou a fazer, que envolve amar ao próximo como a nós mesmos. 

Que Deus nos ajude a amá-lo, assim como Ele nos amou. E que nossa resposta a sua graça seja servi-lo com muita alegria! 

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *