Entender a vontade de Deus: isso é possível?

Todo cristão de verdade quer entender a vontade de Deus e saber o que o Senhor quer para sua vida. Na própria oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou, o Mestre disse: “seja feita a tua vontade”. 

Mesmo que nosso coração tenha disposição em viver sob a vontade de Deus, muitos têm dificuldade para discernir aquilo que vem de nós ou o que realmente vem de Deus. 

Diante disso, um dos aspectos mais relevantes da Bíblia é a presença de um Deus Criador de todas as coisas e que intervém no curso da história. Deus é soberano. Ele tem um plano verdadeiro para cada pessoa e sua vontade é cumprida, mesmo que não consigamos entendê-la em sua totalidade.

Porém, o mundo atual tem desprezado essa visão de um Deus que age na história. Desta forma, vivemos nosso cotidiano rodeado por ideias de sorte e acaso, ou simplesmente acreditamos que as coisas boas da nossa vida são fruto do nosso esforço, e que as coisas ruins são “falta de sorte”. 

Mas não queremos viver sobre a noção de que tudo em nossa vida é fruto da nossa escolha. Então, como fazer para entender a vontade de Deus e buscar vivê-la no nosso dia-a-dia? Isso que vamos tratar neste texto. Venha comigo!

Precisamos buscar orientação de Deus em nossa vida  

Vivemos em uma verdadeira tensão sobre como tomar decisões na nossa vida. Até que ponto temos que buscar em Deus a resposta para nossas decisões? Ou seria melhor seguir nosso próprio discernimento e tentar fazer as melhores escolhas? Até que ponto esperamos orientação de Deus, e como essa orientação vem?

São muitas questões que circulam em nossa mente. Às vezes, confesso, queria que Deus falasse comigo como falou aos patriarcas e profetas. Moisés, no Monte Sinai, ouviu de forma audível a voz do Todo Poderoso, que disse: “Eu te envio ao faraó para que tires do Egito meu povo, os israelitas” (Ex 3:10). 

Talvez, metade dos nossos problemas seriam resolvidos se a voz de Deus chegasse aos meus ouvidos dessa maneira. Mas isso é um engano da nossa parte. Mesmo assim, o próprio patriarca questionou a Deus sobre sua vontade e se mostrou hesitante sobre como proceder diante do chamado de Deus. 

A insegurança toma conta de nós em diversas situações da nossa vida. Achar que Deus precisa ser mais claro ao falar conosco é um grande engano. Muitas vezes Ele simplesmente fala e nós não conseguimos discernir. Falta-nos confiança em Deus e na sua direção em nossa vida. 

O autor americano Mark Brouwer fala justamente dessa desconexão que muitas pessoas sentem entre seus próprios desejos e sonhos e o que acreditam que Deus deseja ou espera delas. 

Para ele, a chave para reconciliar este dilema – buscar a orientação divina versus exercitar nosso próprio julgamento – é reconhecer a presença do Espírito Santo dentro de nós

Portanto, para o cristão que serve ao Senhor, buscar a orientação de Deus não é uma questão de tentar discernir uma voz externa audível. Pelo contrário, trata-se de sintonizar com o conhecimento profundo que vem do Espírito de Deus que habita em nós.

E isso vem com a prática devocional, tanto com a entrega à Deus por meio da oração quanto da leitura atenta da sua Palavra

Antes de entender a vontade de Deus, precisamos de buscá-lo

Como entender a vontade de Deus? Para entender a vontade de Deus, precisamos ter em mente o que Deus quer de nós está claramente explicados na Bíblia. Mas ele raramente opta por tornar a sua vontade de forma óbvia e clara. Em vez disso, Ele deseja que nós, em nosso dia-a-dia, busquemos sua vontade. Isso significa que não teremos sempre respostas prontas, mas Deus deseja que busquemos diariamente por meio de sua Palavra para encontrarmos respostas.

Como Jesus disse: “Buscai o Reino de Deus acima de tudo, e vivei em retidão, e Ele lhe dará tudo de que você precisa” (Mateus 6:33).

Deus sabe que o processo de buscá-lo é tão importante quanto a resposta que tem para nos oferecer. Ao dar passos de fé e aprender a reconhecer a soberania e o governo de Deus, nós crescemos espiritualmente e nosso relacionamento se fortalece. Nem sempre é um processo simples, mas no final vale a pena.

Passo a passo de como entender a vontade de Deus

Para entender a vontade de Deus, é necessário estar aberto à vontade do Senhor, mesmo que não seja o que você quer.

Ao buscar a vontade de Deus, é importante ter certeza de que está totalmente aberto para tudo o que Deus quiser. Se você realmente já decidiu o que fazer e só está vindo a Deus para que Ele aprove sua decisão, você não está realmente buscando a vontade dele.

Buscar a resposta em Deus e procurar entender sua vontade, significa renunciar o que queremos para estarmos prontos para o que Deus quer de nós.

Entender a vontade de Deus significa ser guiado pela Bíblia

O Salmo 119: 105 diz: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus pés e luz para o meu caminho.” A Bíblia pode iluminar o caminho conforme você escolhe seus próximos passos.

Quando você toma uma decisão, ela deve estar de acordo com, ou pelo menos não contradizer o que Deus disse por meio da Bíblia. Ao ler as Escrituras, você entenderá mais sobre o caráter de Deus e será mais capaz de saber o que Ele deseja. Assim como você sabe o que agrada sua família e amigos próximos, aprenderá o que agrada a Deus ao conhecê-Lo melhor.

Ore sempre 

A resposta mais óbvia para a pergunta: “Como posso saber a vontade de Deus para minha vida?” é perguntar a ele. Volte-se para Deus em oração e pergunte-Lhe o que Ele deseja que você faça.

Tomar grandes decisões pode causar muita ansiedade e preocupação, mas você pode recorrer a Deus com todos os seus medos e incertezas. A Bíblia nos diz: “Não se preocupe com nada; em vez disso, ore sobre tudo. Diga a Deus o que você precisa e agradeça a ele por tudo o que Ele fez ”(Filipenses 4: 6).

Compare seus planos com a mensagem bíblica

É importante comparar seus desejos com os valores de Deus, em vez de usar os valores de nossa cultura. Muitos são guiados apenas por aquilo que leva ao sucesso. 

Porém, Jesus prometeu que quando o Espírito Santo viesse, Ele nos ensinaria e nos ajudaria a lembrar os ensinamentos de Jesus: “Quando o Pai enviar o Advogado como Meu representante – isto é, o Espírito Santo – Ele vai te ensinar tudo e te lembrar de tudo Eu já te disse”(João 14:26).

Em outras palavras, precisamos colocar nossa vontade e pedir a orientação e o ensino do Espírito Santo, que nos guie ao melhor caminho. Com oração, leitura bíblica e o uso de pensamentos apoiados nos ensinamentos de Jesus, a vontade de Deus começa a ficar mais clara em nosso entendimento. 

E aí, você acha que é possível entender a vontade de Deus? Comente aqui embaixo!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *