O que significa pecado na Bíblia?

De acordo com a Bíblia, o pecado é qualquer ofensa contra Deus. Ele significa uma oposição ao caráter santo do Senhor. Todo pensamento, ato ou intenção que vai contra a santidade de Deus é considerado pecado. Mas como o pecado veio a existir? Qual a consequência do pecado na vida cristã? Acompanhe comigo e veja o que significa pecado na Bíblia.

Leia também:

O que significa pecado na Bíblia: a origem no Jardim do Éden

Tudo começou no início do mundo. Depois que Deus criou todas as coisas, Ele se satisfez com a coroa de sua criação: o homem e a mulher. Quando Ele terminou sua obra, Deus “viu tudo o que tinha feito, e era muito bom” (Gênesis 1:31). 

“Bom” aos olhos de Deus é igual à perfeito. Quando Deus acabou de criar tudo, ele viu que tudo o satisfazia plenamente, e isso significa que não havia mal. Pelo contrário, a plenitude do que era bom existia naquele tempo. 

Isso incluía as duas pessoas que Deus havia criado, Adão e Eva. Ele os criou à sua “imagem” e “semelhança”, em sua santidade. Ou seja, neles não havia qualquer pecado. Deus compartilhou com a humanidade parte da sua essência, inclusive a liberdade plena. 

Na verdade, Deus deu aos primeiros seres humanos a plenitude do livre arbítrio. Adão e Eva ganharam das mãos do Senhor a liberdade de escolherem seus destinos. Por isso mesmo o Senhor disse que se eles escolhessem a árvore do conhecimento do bem e do mal eles “certamente morreriam” (Gênesis 2:17). 

Para entender o que significa pecado na Bíblia, precisamos entender que, antes do pecado vir ao mundo, o homem tinha total liberdade. O símbolo disso é a árvore do conhecimento do bem e do mal. 

É óbvio que Adão e Eva tinham o direito de escolher o bem em vez do mal, mas escolheram desobedecê-lo – escolheram fazer o mal. Foi assim que surgiu o pecado. 

Por terem feito isso, o pecado entrou no mundo e o infectou de uma forma que não podemos entender verdadeiramente, porque não sabemos o que é viver sem pecado. 

Os cristãos chamam isso de pecado original. Com um único pecado, Adão e Eva caíram da santidade, fizeram com que toda a criação fosse atormentada pelo pecado e passaram sua nova natureza pecaminosa  para seus filhos, que a transmitiram para seus filhos, e assim por diante.

O pecado trouxe morte e separação entre nós e Deus

Deus torna isso óbvio ao nos contar o que aconteceu a seguir. Falando sobre Adão e seus descendentes, Deus diz: “E então ele morreu… ” (Gênesis 5: 5-31). 

Em relação sobre o que significa pecado na Bíblia, precisamos entender esta dimensão: o pecado trouxe a morte ao mundo. Se Deus por meio de sua graça nos criou para viver eternamente com Ele, o pecado interrompeu isso, trazendo a morte.

Em outras palavras, a advertência original de Deus tanto a Adão quanto a Eva se tornou realidade. O pecado não trouxe apenas dor, tristeza e ódio ao mundo. “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). 

O pecado também trouxe morte, assim como Deus advertiu Adão e Eva. Como o apóstolo Paulo explica: “O pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado a morte, e assim a morte veio a todos os homens” (Romanos 5:12).

No entanto, o pecado não trouxe apenas a morte física. O significado de pecado também leva consigo a morte espiritual.  

Neste aspecto, a morte espiritual  é a separação de nossas almas da vontade de Deus. 

O profeta Isaías disse: “Os seus pecados te separam do teu Deus” (Isaías 59: 2). O apóstolo Paulo diz que estamos “mortos” em nossos pecados (Efésios 2: 1-5). 

Então, visto que nascemos com o pecado original e separados do nosso Senhor, não podemos cumprir sua boa e santa vontade – não podemos escolher o bem em vez do mal. 

Paulo explica: “Eu sei que nada de bom vive em mim, isto é, em minha natureza pecaminosa. Pois desejo fazer o que é bom, mas não posso realizá-lo ”(Romanos 7:18).

Se a maior consequência do pecado é a morte, o que faremos?

Como vimos, o significado de pecado na Bíblia é a morte, tanto física quanto a morte espiritual, que significa a separação entre Deus e a humanidade. 

Na Bíblia também diz que todos pecaram. Ou seja, já nascemos em pecado e fomos concebidos desta maneira. 

Então, onde há esperança em um cenário tão ruim assim?

A resposta é óbvia: se somos pecadores por meio da herança que herdamos de Adão, em Jesus encontramos a redenção. Por meio do sacrifício de Jesus nós fomos resgatados das consequência do pecado.

É verdade que o fato de termos sido alcançados pela Graça de Deus não nos tira da condição de pecadores. Como vimos anteriormente, o pecado original que habita em nós significa que continuaremos pecando.

A diferença é que por meio de Jesus nós podemos ter uma vida com Deus. E após esta vida, reinaremos com Ele na glória. Como disse o apóstolo Paulo (Romanos 8:1), não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Por meio da fé em Cristo, mesmo pecando, não seremos condenados pelo pecado. 

Por fim, se o pecado significa que estamos condenados ao mal, a graça na Bíblia significa que Cristo nos salvou e nos libertou da morte eterna. O que nos resta diante disso é entregar nossa vida completamente a Deus!

O que você achou desta explicação sobre o que significa pecado na Bíblia?

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *