A Fé Cristã: Tudo que Você precisa está aqui!

Quando falamos em fé cristã, queremos definir o significado da Fé em Cristo e qual sua relevância em nossa vida.

A fé cristã é, dentre muitos outros elementos, a base da vida do cristão. É justamente  o conjunto de crenças que fundamentam o caráter e a identidade daquele que crê em Jesus.

Quando falamos sobre fé cristã, queremos resumir basicamente o que os cristãos acreditam e quais consequências da fé em suas vidas. Se você quiser se aprofundar sobre isso, continue aqui nesta leitura! 

A base da fé cristã

O autor John Stott selecionou 8 aspectos que definem a fé cristã. Observe abaixo:

Portanto, os aspectos listados acima representam de forma resumida tudo aquilo que os seguidores de Jesus acreditam. Mesmo que exista diferentes denominações cristãs, a base de fé está representada nestes 8 elementos.

No geral, os cristãos creem que a vida de Cristo é a intervenção de Deus na história, quando ele veio e viveu entre nós por meio de Jesus. Dessa forma, o Filho de Deus viveu uma vida plenamente humana, mesmo sendo Deus. 

Antes de tudo, Jesus Cristo foi reconhecido pelos seus contemporâneos como homem, como alguém que compartilhou todas as alegrias e lutas, bênçãos e dilemas que acompanham o ser humano. 

Vemos isso em Hebreus 2:14, que diz: “Visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo”. 

Diante disso, a trajetória de Jesus nesta Terra é uma demonstração de uma vida abundante, que ilustra a ‘vida vivida em plenitude’ que é oferecida em Cristo. 

É nisto que se baseia a fé cristã: que Jesus é o único caminho de acesso para Deus (João 14) Foi o próprio Cristo que nos mostrou a natureza do amor de Deus enquanto conversava com os pecadores, curava os enfermos, aliviava a fome e restaurava a vida. 

Ele mostrou respeito por todos que encontrava – tanto mendigos quanto ricos; mulheres, bem como homens; aqueles considerados “impuros”, bem como “pessoas religiosas”.

A fé não termina com a morte de Cristo

A fé cristã tem como pressuposto que Jesus deu sua vida pelo mundo (João 3:16) e ressuscitou da morte para a vida (Rm 10:9). Os cristãos acreditam que a cruz e a ressurreição são os meios de reconciliação e cura entre Deus e toda sua criação.

Depois que Jesus ‘ascendeu’ e foi estar com Deus Pai, o Espírito de Deus foi derramado sobre seus discípulos (Atos 2). Eles estavam cheios de coragem e poder, e foram por todo o mundo falando às pessoas sobre Jesus. Aliás, muitos morreram por sua fé.

Conforme ressaltamos anteriormente, Jesus praticou todas as verdades fundamentais presentes nas Escrituras e pagou o preço na cruz pelos pecados da humanidade.

Porém, sua obra não foi finalizada quando foi morto ou quando voltou ao céu revestido de glória. O ministério de Jesus é continuado pela manifestação contínua do Espírito Santo.

Ou seja, o mesmo Espírito que foi derramado ainda opera na igreja de nossos tempos, iluminando e fortalecendo os cristãos. 

Desta maneira, nossa missão consiste em viver de maneira que corresponda ao amor de Deus em nós, de forma a permanecer cheio de esperança, apesar das dificuldades e sofrimento da vida cotidiana.

A fé cristã é viva. Ela não é apenas uma prática religiosa, mas antes de tudo, é um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo.

Na verdade, a vivência do evangelho nos impulsiona a viver em comunidade. A fé em Cristo, portanto, não é apenas um aspecto individual. Somos convocados a vivermos em comunhão uns com os outros, à medida que temos uma missão comum: proclamar ao mundo a mensagem de Jesus Cristo.

Qual o impacto da fé cristã na sociedade?

homem meditando - fé cristã

Fica fácil perceber que a igreja de Jesus nasce justamente dessa identificação entre os seus seguidores. Por isso, a missão da igreja consiste na proclamação do Reino de Deus. 

Como portadora da mensagem do evangelho, a Igreja é a embaixadora de Cristo no mundo (2 Coríntios 5:20). 

Sua função não se resume em reunir pessoas cristãs para conviverem entre si. Pelo contrário, a evangelização significa tão somente um chamado para fora, num movimento para “os confins da terra”. 

Desta maneira, somos capacitados a viver o evangelho e propagar a mensagem de Jesus a todo o mundo. A presença do Espírito Santo é o que impulsiona a Igreja a viver a fé em Cristo e fazê-lo conhecido. 

Se pensarmos de forma lógica, o impacto da fé cristã na sociedade deveria ser o mesmo que Cristo causou em sua época. Assim como ele praticou o amor de Deus e fez diferença em seu contexto, a fé em Cristo tem potencial semelhante no mundo de hoje.

O próprio Jesus disse: “aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas” (João 12:12).

Infelizmente, a igreja tem pecado em sua missão de proclamar o reino de Deus e fazer a diferença no mundo. A disputa pelo poder, o envolvimento em questões puramente políticas e o esfriamento espiritual tem servido de mal testemunho para aqueles que não conhecem a Deus.

Mesmo com suas dificuldades e desafios para contribuir com a transformação do mundo, a igreja não deixou de ser portadora da verdade. Nos mais diferentes lugares e em diversas regiões do mundo, Deus tem levantado cristãos fiéis para praticar sua Palavra e proclamar seu reino.

Que Deus nos ajude a viver a fé cristã e fazer diferença neste mundo!

Gostou do texto? Compartilhe com alguém. Assine nossa newsletter no link abaixo e tenha as atualizações dos textos novos!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *