Como conhecer a Deus: isso realmente é possível?

Como conhecer a Deus? Para conhecer a Deus temos duas formas. A primeira é pela contemplação das obras do Senhor por meio da natureza. A segunda maneira de conhecer a Deus é por meio de Jesus, revelado pelas Escrituras.

Antes de aprofundar sobre o conhecimento de Deus, precisamos deixar algo claro aqui: Deus não é um ser Todo-Poderoso que criou o mundo e virou as costas para a humanidade. Alguns creem desta forma. Nós, cristãos, temos fé num Deus que decidiu se relacionar com sua criação. Por isso, sabemos que Deus se revelou a nós, dando-nos  a oportunidade de conhecê-lo. E se você quer entender melhor e saber como conhecer a Deus intimamente, venha comigo nesta leitura!

Como faço para conhecer a Deus? É possível conhecer a Deus por meio de sua criação

De forma bastante simples, podemos conhecer a Deus por meio da contemplação da natureza, ao reconhecer seu poder sobre criação e seu domínio sobre todas as coisas.

Gosto muito de ter contato com a natureza. Moro em uma região de Minas Gerais que é riquíssima em montanhas, serras e cachoeiras. E toda vez que tenho a oportunidade de estar nesses lugares, sinto que estou mais próximo de Deus.

Mas como assim, Gustavo? Deixa-me te explicar. É que diante da exuberância da criação, me pego a meditar no Salmo 19:1-4: 

“Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol”.

Em outras palavras, a natureza exala em sua existência a bondade e a graça de Deus. Quando olhamos para ela, lembramos que Deus é o Criador de todas as coisas e que seu domínio se estende sobre todo o universo. 

Os seus proclamam a glória de Deus!

No entanto, muitos estudam a natureza e se debruçam sobre o conhecimento científico da criação, mas não são convencidos sobre a glória de Deus. Por causa da sua dureza de coração, eles olham para as “obras das mãos de Deus” e não reconhecem o seu autor. Porém, nós que servimos a Deus somos sensibilizados ao entender que a natureza, sem dizer uma palavra sequer, proclama a sua glória.

Vemos isso em Romanos 1:19-20, quando aprendemos que a criação do mundo e o poder de Deus podem ser vistos “por meio das coisas que foram criadas”. Ou seja, são vitrines de Deus. Portanto, somos indesculpáveis quando não reconhecemos que Deus é o nosso Senhor. Confira abaixo o texto:

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”. (Romanos 1:19-20). 

Portanto, como conhecer a Deus? Por meio da contemplação da sua obra criada, a natureza, podemos olhar para ela e sermos inundados pela graça, bondade e misericórdia do Senhor. Mas tem mais!

Como conhecer a Deus de verdade?

Se a natureza proclama as obras de Deus, Ele fala de maneira mais direta por meio das Escrituras Sagradas. A Bíblia, a Palavra de Deus, contém tudo que precisamos para conhecê-lo e viver sob sua perspectiva. Por meio dela, podemos conhecer a Deus de verdade!

Desta forma, não teríamos o conhecimento das ações de Deus na história se não fossem registradas à nós. A Bíblia, além de relatar esses eventos, mostra inúmeras profecias e instruções que nos ensinam ainda mais sobre nosso Criador. 

As Escrituras carregam a autoridade de Deus, pois é sua revelação direta a nós. Se a natureza demonstra o caráter do Senhor de maneira geral, a Bíblia contém de forma especial toda mensagem de salvação que precisamos. Por isso, o conhecimento de Deus por meio da Palavra é imprescindível. 

Na verdade, a Escritura nos revela o caráter de Deus de muitas formas, pois ela demonstra a ação de Deus sobre a história e sua manifestação diante da humanidade. Mas acima de tudo, a Palavra nos faz conhecer sobre Jesus Cristo, que, como Filho de Deus, é a revelação suprema, pois ele é a expressão exata de Deus. 

Certa vez, Jesus disse a seus oponentes: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; ” ( João 5:39 ). 

Pouco depois de sua ressurreição, quando ele apareceu a dois discípulos no caminho de Emaús, Jesus mostrou como o Velho Testamento – que é uma parte da Escritura – apontava para ele: “Então, começando com Moisés e com todos os profetas, explicou-lhes as coisas concernentes a Si mesmo em todas as Escrituras.” ( Lucas 24:27 ). 

É fascinante ler a Bíblia e encontrar a mensagem do evangelho em toda a Escritura, desde a Lei, os profetas até o novo testamento. 

Conhecer a Deus por meio de Jesus

Veja como tudo isso faz bastante sentido: Deus se faz conhecido por meio da sua criação, revelando-se através da natureza. Além disso, o Senhor nos mostra como conhecê-lo por meio da sua Palavra, que menciona de forma direta tudo aquilo que precisamos para vivermos como seus filhos. Também, Deus se revela por meio de Jesus Cristo, seu Filho. 

Um dos discípulos, em uma conversa com Jesus, fez um pedido especial ao seu Mestre: “mostra-nos o Pai”. A resposta de Jesus é simples e direta: ““Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’ (João 14:9). 

Por isso, como conhecer a Deus torna-se uma questão que foi respondida por Jesus. Se quisermos conhecer o nosso Senhor, precisamos definitivamente nos expor à mensagem do evangelho, afinal, o Filho testifica sobre o Pai pois ele é o próprio Deus. Confira em João 1:1-2: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. 

Cristo foi capaz de revelar Deus ao homem porque Ele mesmo era o Filho de Deus. Em seu caráter divino, Jesus carregava em si a essência do Pai, ao mesmo tempo em que estava unido à natureza humana em sua pessoa. Este é um grande mistério cuja totalidade não podemos compreender, mas Paulo nos fornece uma ideia importante quando chama Jesus de “a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15).

O autor de Hebreus complementa sobre esta relação de unicidade entre Deus Pai e Jesus, afirmando: “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas” (Hebreus 1:3). Ou seja, por meio das Escrituras, podemos conhecer a Deus de verdade, revelado em Jesus Cristo. No vídeo abaixo, é possível aprofundar mais nesta questão, quando o pastor Sérgio Lima afirma que dificilmente alguém avançará no conhecimento de Deus, veja:

Por fim, se você quer saber como conhecer a Deus, acima de tudo, é necessário buscá-lo. A oração juntamente com a leitura atenta à Bíblia, te mostrará claramente sobre Jesus Cristo, que sendo o próprio Deus, te fará conhecer diretamente a Deus, o nosso Senhor.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *