Oração de arrependimento e confissão: Deus te perdoará!

A oração de arrependimento e confissão é o momento em que o pecador reconhece sua condição pecaminosa diante de Deus. Ele confessa e nomeia seus pecados e, ao mesmo tempo, se arrepende dos seus maus caminhos, anunciando uma nova trajetória em sua vida com Deus.

Na Bíblia diz que o arrependimento é uma condição para aqueles que querem viver em santidade diante de Deus. Na verdade, o perdão divino é dado àqueles que se arrependem de forma sincera e confessam seu pecado de todo o coração. 

Aquele que deseja o perdão de Deus mas não confessa nem se arrepende do seu pecado, não tem parte com o Senhor.

Leia também:

Exemplos na Bíblia sobre arrependimento e confissão de pecados

A Palavra de Deus traz vários exemplos que demonstram que a oração de arrependimento e confissão é utilizada para aproximar o pecador do seu Senhor. O Rei Davi quando pecou contra Deus após seu adultério com Bate-Seba ter sido revelado, ele fez uma oração confessando seu pecado. 

Ele disse: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a minha iniquidade” (Salmo 32:5). 

Desta forma, Davi expõe ao Senhor sua condição pecaminosa e ao mesmo tempo, se arrepende do seus “maus caminhos”.

De maneira semelhante, o Rei Salomão também nos ensina sobre a oração de arrependimento e confissão diante de Deus. O próprio Senhor quando apareceu para o seu servo, Ele disse:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

Como pedir perdão a Deus por um pecado?

Se quisermos ser perdoados por Deus temos que fazer uma oração de arrependimento e confissão da seguinte forma:

  • Dizendo para o Senhor que somos pecadores
  • Reconhecendo nossas falhas 
  • Nomeando os pecados que cometemos diante de Deus
  • E por últimos, temos que nos arrepender e clamar ao Senhor por ajuda

A Bíblia nos garante que, quando oramos com fé e confessamos a Deus os nossos pecados, Ele nos perdoa: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (João 1:9).

Certamente, aquele que se arrepende deve orar de todo seu coração e com humildade. O pecador arrependido se entrega a Deus porque tem a consciência e segurança no perdão do Senhor, afinal, como diz no Salmo 51:17: “um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”.

É assim que devemos pedir perdão a Deus por um pecado: temos que nos confessar com humildade, demonstrando total interesse em não repetir o pecado, mas caminhar na perspectiva da santidade ao Senhor.

Uma oração de arrependimento e confissão

Abaixo, segue o exemplo de uma oração sincera que reconhece o pecado e se entrega totalmente a Deus em arrependimento:

PAI ETERNAL, 

Tu és bom além do que se pode conceber Mas eu sou ruim, vil, miserável, cego; 

Meus lábios são ágeis para confessar, mas meu coração é lento para sentir, e meus caminhos relutam a emendarem-se. 

Trago minh’alma a ti; a quebre, fira, dobre, modele. Desmascara para mim as deformidades do pecado, que eu possa odiá-lo, aborrecê-lo, fugir dele. Minhas faculdades têm sido instrumento de revolta contra ti; como um rebelde, tenho abusado de minhas atribuições, e servido ao odioso adversário do teu reino. 

Dá-me graça para lamentar minha estúpida loucura, Concede-me conhecer que o caminho dos transgressores é tormentoso, que as más veredas são veredas malditas, que se apartar de ti é perder todo o bem. 

Tenho visto a pureza e beleza de tua lei perfeita, a felicidade daqueles em cujos corações ela reina, a tranqüila dignidade no proceder a que ela convida, embora eu diariamente viole e despreze os preceitos desta lei. 

Teu amoroso Espírito me revigora internamente, me traz os alertas da Escritura, clama alarmantes providências, persuade por murmúrios secretos, embora eu escolha invenções e caminhos para meu próprio dano, impiamente ressentido, aflito, e o provoque a me abandonar. Lamento e me entristeço por todos estes pecados, e por eles suplico perdão. Trabalha em mim por profundo e permanente arrependimento; 

Dá-me a plenitude da aflição piedosa que treme e teme, a qual, embora sempre confie e ame, é sempre poderosa, e sempre firme; Concede que por intermédio das lágrimas de arrependimento eu possa ver mais claramente o brilho e a glória da cruz salvadora. 

Referência da oração

Tradução: Márcio Santana Sobrinho Extraído de: The Valley of Vision: A Collection of Puritan Prayers & Devotions, editado por Arthur Bennett, p.70.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *