Oração pelos inimigos: o que a Bíblia diz e como fazer?

Jesus nos ensinou a orar por aqueles que nos perseguem. Ao mostrar seus discípulos como se comportarem diante dos outros, o nosso Mestre disse que a tradição de odiar aqueles que nos perseguem não provém de Deus. Por isso, oração pelos inimigos é um convite de Jesus a viver seu reino aqui neste mundo. 

O ensino de Cristo nos direciona a amar nossos inimigos e orar por aqueles que são nossos inimigos. Certamente, sabemos que isso não é fácil.

Por isso, a oração pelos inimigos, antes de tudo, é um clamor a Deus por nossa vida. Precisamos rogar ao Espírito Santo que quebre a dureza do nosso coração e nos ensine a amar aqueles que nos odeiam.

Leia também: 

O que a Bíblia fala sobre orar pelos inimigos?

No evangelho de Mateus, Jesus exorta seus discípulos sobre a necessidade de amar nossos inimigos:

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”. Mateus 5:43-48

A prática cristã é um “tiro no pé” daqueles que querem viver para si mesmos e desprezarem a vontade de Deus. Orar pelos inimigos é uma forma de praticar a misericórdia e “pagar o mal com o bem”. 

Também, vemos no evangelho outra lição sobre como proceder com aqueles que são considerados nossos inimigos. Jesus disse: “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. Marcos 11:25

A Bíblia nos mostra que, ao orar pelos nossos inimigos, devemos praticar o perdão. Se uma pessoa tem ódio por nós, nossa oração deve ser: “Deus, encha nosso coração de amor pela pessoa que me odeia”.

Precisamos sempre nos lembrar que assim como Deus nos perdoou, Ele quer que perdoemos aqueles que nos ofendem.

Jesus também orou pelos seus inimigos…

Jesus tinha inimigos. Os farizeus detestavam a mensagem do evangelho e perseguiam Jesus diante de todos. Tanto que eles o levaram à crucificação. 

Mesmo rodeado por pessoas que não conheciam o amor de Deus e tramavam contra sua vida, Jesus Cristo não deixou a terra sem orar por aqueles que foram responsáveis ​​por Sua morte. 

Jesus, que nos disse para amar e orar pelos nossos inimigos, demonstrou muito amor pelos seus perseguidores, inclusive quando  estava pregados na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23: 34a). 

Jesus orou por seus inimigos nos ensinando a fazer o mesmo! 

Um dos mandamentos mais incríveis de Cristo é amar nossos inimigos. Jesus quebrou totalmente a lógica da nossa natureza, que nos mostra que devemos amar quem nos ama e odiar nossos inimigos.

Ao contrário disso, Jesus pregou o perdão e a misericórdia: “Sede misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). Seu estilo de vida demonstrou graça, nos exortando a fazer o mesmo! 

Nos Salmos, também vemos que a oração pelos inimigos é uma virtude daqueles que vivem o Reino de Deus. O Rei Davi, em muitas situações, se viu encurralado entre inimigos de guerra. Veja como Davi orou por aqueles que o perseguiam:

Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem.

Pega do escudo e do pavês, e levanta-te em meu socorro.

Tira da lança e do dardo contra os que me perseguem. Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

Sejam envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida; voltem atrás e se confundam os que contra mim intentam o mal.

Sejam como a moinha diante do vento, e o anjo do Senhor os faça fugir. Salmos 35:1-5

O salmista, portanto, ora por seus inimigos. Ele pede a Deus que o ajude, acima de tudo, combatendo o mal e afetando diretamente a vida daqueles que são maldosos. 

Davi também pede a Deus que seja sua salvação e seu escudo. Ele reconhece que só Deus é capaz de protegê-lo do mal. 

A oração pelos inimigos é um exercício de dependência de Deus. Nós trocamos o ódio pelo perdão, e dizemos ao Senhor que precisamos dele para cumprir sua própria vontade que, neste caso, é que espalhemos o amor ao invés da contenda. 

Como orar pelos nossos inimigos?

Abaixo, segue alguns exemplos de oração pelos inimigos. Precisamos de, acima de tudo, de nos dirigir humildemente diante de Deus, rogando-lhe que encha nosso coração de amor:

“Senhor, ajude-me a lidar com os inimigos que pretendem me destruir. Socorre-me! Ajuda as pessoas más que buscam minha ruína. Peço ao Senhor que fortaleça minha fé e me dê amor por aqueles que me perseguem e me ajude a orar por eles. 

Não quero vê-los mal, destruídos ou arruinados. Mas peço ao Senhor que mude os seus corações para que eles sejam transformados pelo poder de Jesus e sejam perdoados por Deus. 

E que eu veja e meus olhos testemunhem o poder do Senhor na vida daqueles que me perseguem. Que o Senhor transforme suas almas e corações. Em nome de Jesus, amém”! 

Esta é uma oração simples, feita por mim, que pode te ajudar a refletir na necessidade de praticar a bondade de Deus orando pelos inimigos. Abaixo segue outra oração:

“Os meus inimigos se levantam contra mim. São pessoas que querem meu mal e destruição. São pessoas que tramam contra minha vida, querendo ver-me prostrado. Porém, diante do Senhor, peço misericórdia de mim. 

Senhor, me proteja! Senhor, que eu possa me cingir da armadura do Senhor, com minha cabeça pelo capacete da Salvação, me protegendo de todo dardo inflamado do inimigo.

Pai amado, dê-me amor por aqueles que me perseguem.

Senhor, atue na vida daqueles que têm inveja e falam mal de mim. Essas pessoas não conhecem o Senhor. Por isso, peço que Jesus esteja do meu lado. Que eu possa experimentar a benção do Senhor na minha vida. Deus, ajude os meus inimigos. Em nome de Jesus, Amém!” 

Você gostou do texto sobre Oração pelos Inimigos? Comente aqui embaixo!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *