Como dirigir um culto de oração?

Para quem serve ao Senhor por meio de uma igreja local, sabe da importância do culto e reunião de oração para a vida da comunidade. A reunião de oração é essencial para a manutenção da comunhão dos irmãos e, sobretudo, para a igreja declarar sua dependência de Deus em seu ministério. Se você quer saber como dirigir um culto de oração, siga essas recomendações:

  • Oração inicial
  • Leitura bíblica sobre a oração
  • Momento de louvor e comunhão com Deus
  • Divisão dos pedidos de oração
  • Oração final: agradecimento e intercessão

Me acompanhe nesta leitura! Deus te abençoe!

1 O culto de oração começa, claro, com uma oração

De uma forma bastante direta, o culto de oração é uma reunião de cristãos que vão dedicar um período do seu tempo em oração a Deus. O objetivo maior é apresentar uma série de pedidos de oração e interceder ao Senhor por esses pedidos.

Por isso, o culto de oração começa com uma oração pedindo a benção de Deus. Afinal, sem Ele nada podemos fazer. A oração inicial é um pedido de ajuda, para que Deus abençoe a reunião e conduza o culto da melhor maneira possível. 

Exemplos de oração inicial

“Deus amado, nós te agradecemos por estar em sua presença. Pedimos humildemente que abençoe este culto e que nossas orações cheguem ao seu Trono de Graça. Amém”.

Outro exemplo de oração inicial:

“Oh Deus, muito obrigado pelo teu amor e perdão. Estamos aqui para orar ao Senhor e trazer nossos pedidos ao Senhor. Precisamos da sua benção e direção para que esta reunião seja uma benção para tua igreja. Amém”. 

>>>>Quer baixar a Bíblia Online diretamente para seu celular (grátis)<<<<

2 Leitura Bíblica para incentivar os irmãos à oração

A segunda parte do culto de oração refere-se à leitura bíblica. Neste aspecto, não se trata apenas de ler um versículo sem qualquer ligação com o tema do culto. De preferência, a pessoa que dirige o culto precisa usar da Palavra de Deus para incentivar as pessoas à oração.

Ou seja, o ideal é trazer leituras sobre:

  • Como orar a Deus
  • Exemplos de homens e mulheres de oração
  • O poder da fé na vida do cristão
  • Como orar com fé
  • A importância de orarmos uns pelos outros e etc…

O dirigente deve, ao abrir a Bíblia, fazer uma exposição breve sobre o texto. Não precisa ser um pregação, mas sim, uma interpretação que leve a comunidade a entender sobre o poder da oração. 

Exemplos de textos a serem lidos na reunião de oração

  • Tiago 4: sobre pedir mal
  • Mateus 6: 9-15: A oração dominical (Pai Nosso)
  • Mateus 6: 5-8: Como se deve orar
  • Hebreus 11: Sobre a natureza da fé

3 Momento de cânticos de oração

Na grande maioria dos cultos, os cristãos dedicam um momento de louvor e gratidão a Deus. No culto de oração o momento de louvor se torna um período de oração a Deus. 

Desta forma, na reunião de oração as canções ministradas podem ser direcionadas para:

Como o objetivo do culto de oração é a intercessão, o momento de louvor não precisa ser longo. 

>>>>Quer baixar a Bíblia Online diretamente para seu celular (grátis)<<<<

4 As orações do culto de oração

Como vimos anteriormente, o culto de oração tem como finalidade apresentar a Deus diversos pedidos de oração. Desta forma, o dirigente pode organizar as orações de diversas formas. 

A primeira delas, é chamar os irmãos para apresentarem seus pedidos de oração diante da comunidade. Cada irmão pode dizer seu pedido e os outros oram especificamente pelos pedidos apresentados.

A segunda forma de orar em um culto de oração, é fazer uma divisão entre duplas ou trios de oração. Este é um momento importante, pois os irmãos podem conversar um com o outro e praticar a oração intercessória

A terceira parte da reunião de oração, pode ser feita por meio de orações pelo enfermos. Inúmeros irmãos da comunidade possuem familiares ou amigos com problemas de saúde. Cremos que Deus é poderoso para curar e operar milagres na sua igreja.

A quarta parte pode ser um clamor geral pelo país ou até mesmo pelos missionários que estão dentro e fora do Brasil.

Por fim, a quinta parte pode ser um período de agradecimento à Deus pelas bênçãos recebidas. A reunião de oração também é um espaço de gratidão por tudo que Deus tem feito na vida dos irmãos e também na sua igreja.  

Entre um período e outro de oração, o dirigente pode cantar um cântico ou fazer mais leituras bíblicas, sempre contextualizado com o objetivo da reunião que, neste caso, é a oração.

>>>>Quer baixar a Bíblia Online diretamente para seu celular (grátis)<<<< 

5 Como dirigir um culto de oração: a parte final

O culto sempre termina da mesma forma como começa: por meio de uma oração. Mas desta vez, a pessoa que dirige o culto de oração fará um agradecimento e um pedido. 

Desta forma, ele agradecerá a Deus pelo momento de oração, pelo perdão dos pecados e pela presença de Deus na vida da igreja. E assim, a reunião poderá ser finalizada, para a Glória de Deus!

E você, já dirigiu um culto de oração? Tem alguma dica que pode ajudar nossos leitores? Comente aqui embaixo! 

 

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *