Como aumentar a fé em Cristo?

Você quer saber como aumentar a fé em Cristo? Primeiramente, você precisa ler a Palavra de Deus com frequência. A Bíblia nos ensina que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Por isso, a leitura bíblica aumenta nossa segurança em Deus e nossa confiança que Ele tem o controle de todas as coisas. 

Vamos aprofundar neste texto sobre nossa fé em Deus e como podemos ir além!

Em Lucas 17: 5 , os apóstolos falaram com Jesus e fizeram um pedido: “Aumenta a nossa fé“!  Sabe qual foi a resposta de Jesus? Ele lhes disse:

“Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Seja arrancada e plantada no mar’, e ela obedeceria a vocês”. Talvez a resposta de Jesus não era o que eles esperavam!

Os discípulos olhavam os grandes feitos de Cristo e comparavam sua pequena fé ao tamanho do seu Mestre. Mas a resposta do Senhor a eles é surpreendente, você não acha? Jesus respondeu que não era o tamanho de sua fé que mais importava, mas sim o poder de Deus.

Mesmo que você tenha uma fé microscópica, pense que uma pequena fé em um grande Deus é suficiente. Parece clichê, mas é real! 

Porém, isso não significa que não precisamos desenvolver nossa fé em Deus. Pelo contrário, quanto mais reconhecemos que devemos ter fé, mais nos fortalecemos em confiança em Jesus.

Diante disso, vamos aprofundar neste texto e entender de forma definitiva como podemos aumentar a nossa fé em Cristo. Venha comigo!

A fé vem do ouvir a Palavra de Deus

A Palavra afirma que ‘A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus’ (Romanos 10:17).  

Ou seja, para desenvolvermos nossa espiritualidade, antes, temos que aumentar nossa exposição à Bíblia.

Ela é o único guia para o desenvolvimento da nossa fé. Por meio da leitura da Palavra, nosso conhecimento de Deus aumenta e o Espírito Santo nos leva para mais perto do Senhor.

Desta forma, o contato com as Escrituras eleva nossa confiança em Deus. Ao receber a mensagem do Senhor e meditar nela, nos preparamos para as adversidades e conseguimos colocar em prática a nossa fé.

Como aumentar a fé em Deus?

Para aumentar nossa fé em Deus temos que exercitá-la. A fé envolve crer no foi revelado por meio das Escrituras. Ou seja, a fé não é simplesmente uma aceitação racional dos fatos, mas devemos acreditar no que Deus nos revelou em Sua Palavra, a fim de colocar nossa confiança nele.

Por isso,  devemos confiar na verdade bíblica. Você consegue perceber a diferença entre acreditar no que está na Bíblia e confiar nela? Muitos acreditam, mas na sua vida cotidiana não demonstram qualquer confiança em Deus.

A questão principal não é apenas a afirmação de que a Bíblia é a Palavra de Deus, mas que confiamos que essa mensagem é suficiente em nossa vida e, por isso, confiamos nela.

Caso contrário, seremos como pessoas que sabem que uma cadeira pode suportar nosso peso, acreditam que uma cadeira específica é segura para se sentar e, ainda assim, se recusam a sentar (por precaução). Isso é uma demonstração de fé na integridade da cadeira? Claro que não!

Uma coisa é acreditar que uma certa cadeira vai te suportar sem se quebrar, outra completamente diferente é sentar-se nela. 

Somos chamados a confiar em Deus em nossa vida diária, e não apenas acreditar nele. Confiar envolve segurança ainda que as situações estejam ruins.

Esse é um dos maiores problemas que enfrentamos: quando somos provados, nossa fé se sucumbe ao sofrimento e às dificuldades.

Os discípulos de Jesus tinham total confiança de que ele era Filho de Deus, o Messias prometido. Mesmo estando ao seu lado, sua confiança era estremecida diante das adversidades.

O exemplo disso é quando Jesus acalma a tempestade. Enquanto o Senhor dormia tranquilo, os discípulos se apavoravam com a força do vento. Eles confiavam que Cristo era capaz de acalmar a tempestade, tanto é que eles o chamaram pra isso!

Mas não tinha qualquer confiança que Deus poderia fazer o mesmo por meio deles. Ou seja, confiavam em Jesus, mas pela “metade”. 

Contudo, não somos melhores que os discípulos. Na nossa luta diária, fazemos o mesmo. 

Apenas um relacionamento com Deus nos dará confiança

Moça orando a Deus - Como aumentar a fé em cristo

Como aumentar a fé em Cristo? A chave para essa resposta está no relacionamento com Deus. Aquele que se entrega completamente a Cristo e confia sua bondade, terá confiança para deixar ser conduzido por Ele nos momentos de dúvida e dificuldade. 

Precisamos colocar ativamente nossa confiança de que Deus é capaz de fazer exatamente como Ele diz que fará.

Portanto, quando colocamos nossa confiança na bondade de Deus, isso significa que não estamos contando com nossas obras – ou mesmo com a força de nossa fé – para nos sustentar. 

Em vez disso, estamos confiando 100% na Graça de Deus e na obra consumada de Jesus Cristo na cruz.

Mas como atingir esse nível de certeza e segurança em Deus? Se relacionando com Ele por meio da: 

  • Oração
  • Leitura diária da Palavra
  • Prática da bondade
  • Comunhão com os irmãos

A caminhada diária com Deus nos traz a certeza que Ele é inteiramente capaz de agir apesar de qualquer situação. 

No fim das contas, não é o tamanho exato da nossa fé que inicia ou mantém um relacionamento com Deus por meio de Jesus. É a força da graça de Deus que nos conduz. Por isso, nosso olhar tem que estar firmado em Jesus.

Caminhando com Deus, nossa busca será conhecê-lo e confiar Nele. Portanto, Deus não requer uma grande fé. Ele quer que a gente CREIA, ainda que nossa fé seja pequena.

E em nossa trajetória com Deus poderemos então ver a atuação dele apesar da nossa pequena fé. Nossa oração precisa estar focada em aprender a confiar nEle, ainda que nossa fé seja pequena. 

Que Deus nos ajude! 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *