Permanecer firme na fé: você aceita esse desafio?

Que tempo difícil esse tempo que se chama hoje, tempo que vivemos, de situações inimagináveis, adversas, turbulentas. As notícias do jornal são as piores possíveis. Diante disso, como permanecer firme na fé? Permanecer na fé significa persistir no caminho de Deus na força do Espírito Santo em nós. É exatamente sobre isso que vamos aprofundar neste texto!

Escutei uma amiga dizer que ao cumprimentar as pessoas, ela decidiu não perguntar mais se a pessoa está bem. Isso porque ela considera, com razão, difícil alguém estar bem nesses tempos, em que todos nós de uma forma ou de outra estamos de luto, ou sofrendo por alguém nos leitos de hospital. Ela pergunta simplesmente como o outro está. E escuta. 

Vivemos em um grande mar revolto

Realmente, estamos todos afetados por esse vento forte. Alguns mais intensamente que outros, mas…o mar está revolto e hoje é impossível não ter sido afligido, pela bravura das ondas e pela violência do vento. 

Ao refletir sobre isso, me lembro de uma ocasião específica em que Jesus andou sobre as águas.

Nesta ocasião, Pedro, com seu temperamento impetuoso, quis logo ir até Jesus e passar também por essa experiência: de andar sobre as águas. E Jesus respondeu a ele que viesse. 

“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!” ( Mateus 24:30)

Pedro reparou na força do vento! Ele não estava distraído. Ele complicou, quis importar com o que não lhe cabia, com aquilo que ele não podia fazer nada a respeito. Ele se atentou às circunstâncias imobilizadoras que o cercavam. 

O relato bíblico não traz uma imaginação de Pedro, um medo irreal, ele não teve um delírio. Mas ele olhou ao redor, e percebeu o contexto em que estava e o momento não era bom. Por isso, teve medo. Pedro tinha razões concretas para temer, razões de ordem climática e que escapam completamente da ação humana. 

Somos convocados a permanecer firme na fé, sem olhar as circunstâncias 

Mesmo que racionalmente seja verdade. Mesmo que seja um dado da realidade, com números, gráficos e tabulações. Mesmo que mais de uma pessoa comprove o fato. Filtre as informações, peça sabedoria a Deus para abrir os olhos para enxergar e ler esses tempos com lentes de Deus (cosmovisão cristã). 

Pedro viu o vento, ele sentiu com o seu corpo, todos os seus sentidos o alertaram para aquele perigo, mesmo com o Salvador à sua frente. Mesmo diante de situações adversas, que olhemos mais para Jesus do que para as circunstâncias! É assim que conseguiremos permanecer firmes na fé.

Não digo isso para vivermos negligentes, como anestesiados, sem ter compaixão dos que padecem, completamente alienados desse tempo. Não é isso. É um exercício de equilíbrio da visão. É compreender a profundidade do significado da fé.

Deus está sempre perto

Sua presença é constante e real. Ou seja, de maneira nenhuma estamos sozinhos. Não deixe que o medo tome conta. Não fuja de Deus, como Jonas, porque Ele não foge de ninguém. Não há como fugir dEle. Esta é uma promessa do Senhor Jesus: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:20) . 

O salmista também declarou: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (Salmos 139:7) 

Como diz uma canção belíssima do saudoso Sérgio Pimenta: “Quando se está só, se está porque deseja, Pois Ele com certeza não foge de ninguém; Deus está sempre perto, amigo, abraço aberto, Convida a ir com Ele pra não mais estar só.” 

Pedro por alguns minutos acredita estar só diante do vento forte, e começa a naufragar na fé, por acreditar na força do seu próprio braço. Jesus, em contrapartida, “estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: ‘Homem de pouca fé, por que duvidaste?’ E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. (Mateus 14: 31, 32).

A recomendação da Palavra é “Vigie para que quando Jesus voltar, você esteja de pé” (Lucas 21: 34 – 36), sem naufragar na fé. E assim, lutar o bom combate “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram naufragar na fé.” (1 Timóteo 1:19) 

O que a Bíblia diz sobre permanecer firme?

Jesus também nos ensina o significado de permanecer firme. Ele explicou aos seus discípulos, dizendo:

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. (João 15:4)

Desta forma, a Bíblia nos mostra claramente que permanecer firme é ter uma vida enraizada no evangelho de Jesus Cristo. Aquele que permanece em Cristo, recebe suas palavras e busca praticá-las em seu dia-a-dia.

É como quem experimenta a graça e o amor de Deus e traz para o movimento da vida o desejo de viver aquilo que Jesus pregou, neste caso, o amor a Deus.

Quando perseveramos na fé em Jesus, temos como maior objetivo da nossa vida justamente obedecer e guardar a mensagem do nosso mestre.

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. (João 15:10)

E para permanecer no amor de Jesus e firmes na fé, precisamos crer nEle!

Como Permanecer firme na fé?

O que a Bíblia falar sobre permanecer em Deus? O mais importante é perceber que a permanência em Deus é uma resposta à salvação. O processo lento e constante de busca por Deus precisa ser mais almejado do que grandes feitos. 

No dicionário a palavra “Perseverança” significa “Constância, persistência, aquele que insiste. O contrário é desistência.” 

“Perseverai no conhecimento de Deus e na boa palavra aos que precisam, correndo com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, sem desanimar (Hb 12: 1 – 3”). 

Ou sejam, permanecer em Deus é insistir na fé. Insistir no que cremos. E mais do que só insistir: 

“Aproveitai as oportunidades desses tempos, pedindo a Deus que vos abra a porta para falar palavras de sabedoria, palavras temperadas com sal, agradáveis. (Colossenses 4: 2 – 6)” 

Permanecer fiéis diante dos outros, aproveitando as oportunidades de proferir sábias palavras, palavras temperadas. Ou seja, o contrário de palavras vazias, chocas, sem sabor, opacas. Mas palavras vivas, fervorosas, com sentido, com significado. Palavra que provenha de Deus. 

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4:2-6)

Finalmente, o mar está revolto, o vento está forte, o medo bate à porta. Porém, te convido a fixar o olhar no nosso Salvador e não nesse contexto. Ele está sempre perto, Ele não foge de nós, por isso, vigiemos para que não naufraguemos na fé, para sermos encontrados de pé, firmes, constantes. Esse é o sentido de permanecer firme na fé!

Que Deus nos encha de esperança e de perseverança mesmo em meio à adversidade, para que permaneçamos firmes na fé e com gratidão no coração; aproveitando as oportunidades de dar uma boa palavra (sábia, viva) aos que precisam. Amém!

 

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *