O que a Bíblia diz sobre missões: por essa você não esperava!

No dicionário o significado da palavra missão é o de encargo, incumbência, desempenho de um dever. E para nós cristãos, o termo missões é muito importante, e utilizado quando fazemos referência a propagação do evangelho a todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as nações. Mas o que a Bíblia diz sobre missões?

Antes de responder essa questão, precisamos nos lembrar que missões é o coração do evangelho de Jesus Cristo. O nosso Senhor disse ao seus discípulos para irem por todo mundo e pregarem a mensagem da Cruz, fazendo novos discípulos. Esse é o sentido de fazer missões. Mas vamos explorar isso melhor neste artigo!

LEIA TAMBÉM: 

Onde encontramos missões na Bíblia?

A verdade é que na Bíblia encontramos muitas referências sobre a missão de se pregar o evangelho a toda criatura, tanto no velho quanto no novo testamento podemos encontrar várias referências, constatando que essa sempre foi a vontade e objetivo do Senhor para com as nossas vidas.

Encontramos em Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados.”

Outro versículo que também podemos mencionar é Salmos 96:3 “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.” assim como em Atos 9:15 “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel.”

Já em Romanos 10:13-15 encontramos “Porque Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como porém invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que
anunciam coisas boas!”

Ou seja, todas essas referências apontam para a necessidade dos salvos por Jesus de anunciarem que “o reino de Deus está próximo”. Neste caso, a Bíblia nos mostra que todos que foram alcançados pelo amor de Deus têm a missão de levarem a mensagem da salvação para todos os povos.

O que Jesus disse sobre missões?

Jesus falou bastante sobre a nossa missão de levar o evangelho a todas as pessoas, e ele nos deu uma ordem, dizendo: “ide”. Este é o chamado de Jesus para com os seus, para que todos possam ir levar as boas novas, a fim de alcançar e salvar vidas, através da vida e sacrifício de Jesus.

É o que encontramos em Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” assim como em João 20:21 “Disse-lhes, pois Jesus outra vez: “Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.”

Este “ide”, também foi solicitado aos seus discípulos, como podemos constatar em Marcos 3:14 “Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar.”

Jesus também advertiu seus seguidores para essa mesma missão em Lucas 10-1 e 2 :“Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Neste aspecto, mesmo após a morte de Jesus, a missão de se levar o evangelho, novamente foi dada, ao aparecer para os discípulos quando explicou sobre as escrituras, Lucas 24:46 e 47 “ e lhes disse: assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados de todas as nações, começando em Jerusalém.”

Ou seja, o evangelho não é para ser vivido de forma individual, mas precisamos proclamá-lo a todos. Isso é o que chamamos de missões.

Quem fez missão na Bíblia?

Nas Escrituras encontramos muitos exemplos de servos e servas que cumpriram com seus chamados de propagar o evangelho. No Antigo Testamento podemos mencionar Jonas, que naquela época foi levantado, para levar a voz e advertência do Senhor para com o povo.

Outro exemplo é o de Abraão (pai de muitas nações) que recebeu seu sacerdócio da linhagem de Melquisedeque, em certa ocasião o Senhor apareceu a Abraão dizendo: Pretendo fazer de ti um ministro que porte meu nome em uma terra estranha. E assim foi a vida de Abraão totalmente dedicada ao Senhor e muito conhecido como o amigo de Deus.

Já no Novo Testamento podemos citar dois grandes missionários, Paulo e Pedro, ambos trabalharam e se sacrificaram para levar os ensinamentos e a vida de Jesus Cristo. Paulo pregou o evangelho de Jesus por toda a Ásia Menor e por grande parte do mundo conhecido na época.

Um episódio importante na trajetória de Pedro quando confrontados pelos governantes de Jerusalém sobre eles ainda pregarem o evangelho, mesmo sendo exortados a não fazerem, Atos 5:28 e 29 “dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”

Em suma, Deus nos incube dessa poderosa missão, a missão de que o evangelho se espalhe até os confins da terra, e nós ao recebermos Jesus nas nossas vidas como nosso único e suficiente salvador, temos o dever de levar essa mesma salvação a todos. Esse é o desejo e a ordem do Senhor para com as nossas vidas, portanto: Ide e pregai o evangelho!

E aí, querido irmão ou querida irmã, viu o que a Bíblia diz sobre missões? Para complementar, assista abaixo esse vídeo do Jphn Piper, explicando de forma resumida o que é missões:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *