Como Falar de Jesus de maneira simples e poderosa

Se você saber como falar de Jesus, saiba que isso deveria ser algo natural na vida do cristão. Infelizmente, muitos têm dificuldade de compartilhar a maior boa nova que já foi divulgada na história da humanidade: que Deus resolveu o problema do pecado por meio de Jesus.

Mesmo assim, temos medo e não sabemos como falar de Jesus. Por isso perdemos diversas oportunidades de divulgar a nossa fé em Cristo e fazer seu nome conhecido entre as pessoas que estão ao nosso redor. 

Se você quer se aprofundar e conhecer maneiras simples de como falar de Jesus, você precisa de:

  • Lembre-se que falar de Jesus é nossa missão
  • Ouvir o que o outro tem a dizer
  • Fale de sua conversão
  • Crie oportunidades para falar da fé
  • Convide o outro a estudar a Bíblia, juntos

Vamos agora ver cada um desses elementos!

Precisamos nos lembrar que falar de Jesus é nossa missão

A maioria das pessoas já tem uma percepção do que são os cristãos. Em outras palavras, você provavelmente não é a primeira pessoa a pescar neste buraco. Isso faz parte da realidade de viver em uma cultura secular – eles já ouviram a mensagem alguma vez e até acham que conhecem o evangelho.

Algumas percepções comuns que os não-crentes têm dos crentes é que somos “sabe-tudo”, seguidores de regras ou super intelectuais distantes da vida real (ou pelo menos deles). Apesar de nossos melhores esforços, parecemos ter o que eles precisam, quer saibam que estão procurando ou não.

Portanto, como ponto de partida, temos que lembrar que falar de Jesus faz parte da nossa vocação. Antes de falar do Senhor, precisamos nos lembrar que somos pecadores e que precisamos de um Salvador. Quando essas realidades são internalizadas e digeridas, temos condições de igualdade e mais interesse em pregar o evangelho.

Não será mais uma conversa do tipo “você precisa de algo que eu tenho”. Tampouco seremos arrogantes com os outros, afinal, também somos pecadores e igualmente precisamos de Deus. 

Como falar de Jesus sem primeiro ouvir o outro?

Alguém disse uma vez: “O primeiro dever do amor é ouvir”. Muitas vezes pensamos que precisamos de muitas palavras certas ou fórmulas precisas para conquistar os outros. Talvez você esteja aqui pra aprender técnicas para evangelização. Será que isso é realmente importante?

Na realidade, as pessoas estão mais dispostas a dizer exatamente onde estão espiritualmente se estivermos dispostos a ouvi-las. Este é o principal elemento da evangelização: precisamos nos abrir à realidade do outro e ouví-lo.  

Uma forma de fazer isso é por meio de perguntas. Perguntas genuínas sobre sua experiência de vida, suas provações e sua família ajudam muito a construir confiança e respeito. 

Na verdade, você pode não falar sobre nada “espiritual” por semanas ou meses para conhecer alguém. 

Eventualmente, podemos perguntar: “Você tem alguma crença espiritual?” ou “Qual é a sua compreensão de Jesus?”.

Desta forma, é possível criar um “ambiente” favorável, de maneira que a tarefa de como falar de Jesus e compartilhar o evangelho de maneira fica mais natural. 

Fale da sua conversão

Eu me converti quando tinha 11 anos. Mesmo sendo criado em um lar cristão, tive minha experiência pessoal com Jesus num trabalho missionário com crianças, há 14 anos atrás. Mesmo conhecendo as histórias da Bíblia, eu não tinha convicção sobre quem era Jesus e qual meu lugar no reino de Deus.

Quando de fato entendi a mensagem da salvação minha vida foi transformada. Comecei a me envolver freneticamente com tudo que se relacionava à fé, mesmo sendo um adolescente. Passei por toda essa difícil fase da vida buscando a Deus de todo meu coração.  

Sabe por que te contei minha vida? Para te dizer que histórias conectam pessoas. Depois de ouvir o que a pessoa tem para te dizer, conte sua história e o lugar da fé em Cristo em sua vida. 

Se você realmente veio a Cristo, então experimentou a alegria e a liberdade de ser amado incondicionalmente, como você é e não como deveria ser. Você experimentou a paz mais íntima e gratificante que se possa imaginar. 

Dada essa realidade como filho de Deus, quando você compartilha sua história, deixe que outros ouçam e vejam um vislumbre dela também. A alegria e a compaixão autênticas falam por si. As pessoas reconhecem a sinceridade quando a vêem.

Ao compartilhar sua história, conte o que aconteceu quando você encontrou Jesus e como Ele interveio, guiou, curou, falou ou tocou sua vida. Compartilhe por que Ele é a razão da sua paz, da sua esperança, da sua confiança na vida. 

Se você fez perguntas e ouviu, com certeza terá um ouvinte em troca. Deus aceitará sua oferta para ser seu instrumento se você pedir a ele. Ele abrirá as portas para uma conversa sobre a fé e o colocará em situações que você nunca teria imaginado. Pode não haver maneira melhor de crescer em sua fé neste verão do que dá-la a outra pessoa.

Como falar de Jesus e as oportunidades

Se quisermos aproveitar as oportunidades para compartilhar nossa fé, temos que aprender a abraçar a chamada estranheza. Isso significa que temas sensíveis sobre a fé precisam ser mencionados.

Ou seja, é importante ouvir nosso interlocutor e também contar nossa história, mas precisamos falar abertamente sobre temas como pecado, salvação, Jesus

Você se senta ao lado de seu colega de trabalho como o aroma de Cristo para Deus entre aqueles que estão sendo salvos e entre aqueles que estão perecendo.

Você está com os outros viajantes na fila como um peregrino cuja cidadania está no céu.

Você interage com as pessoas nesta era de intolerância e virtude, sinalizando como alguém que é humilde e contrito de espírito e que treme somente com a palavra de Deus.

Por isso precisamos enfrentar a estranheza de falar de Jesus e realmente mencionar sobre a história de salvação.

Em qualquer língua que você fale, seu “olá” poderia iniciar a primeira conversa entre muitas que Deus usa para atrair alguém a si mesmo. 

Talvez a primeira conversa se torne “a conversa”. “Olá” é uma palavra pequena, mas diz a alguém: “Podemos conversar”? E isso significa algo para todos, não importa de onde sejam no mundo.

Para que o “olá” encontre outras palavras que edificam e te ajudam como falar de Jesus, é necessário apenas um grão de mostarda de fé em nosso grande Deus. 

Além de suas orações fiéis para que Deus abra uma porta para sua palavra, o evangelho, peça a ele que lhe dê tudo de que você precisa para saudar as pessoas em seu nome e ser uma bênção para quem colocar em seu caminho.

Estude a Bíblia com o próximo

Depois que quebramos as primeiras barreiras para compartilhar o amor de Deus, temos a oportunidade de mergulhar na experiência da evangelização. Quando conseguimos aproveitar as oportunidades, somos capazes de falar com clareza e tranquilidade sobre a vida de Jesus e o poder do evangelho.

Dependendo da situação, as pessoas se abrem de tal maneira ao evangelho que estão interessadas em entender de forma mais profunda a Palavra de Deus. É aqui que muitos cristãos erram na hora de prosseguir: acham que só falar de Jesus é suficiente.

O próximo passo precisa ser dado: ofereça a possibilidade de estudar a Bíblia com seu amigo não-cristão. Se ele aceitar, você terá um horizonte maravilhoso para explicar tudo aquilo que é necessário para ele realmente entender sobre o evangelho.

Se você não se acha preparado para isso, convide outro irmão de sua igreja para te ajudar. Quando vivemos na comunidade da fé, não precisamos achar que tudo está em nossas mãos. Na tarefa maravilhosa de colocar em prática a evangelização, precisamos de todos.

Por isso, se você quer saber como falar de Jesus, lembre-se: ouvir o outro, contar sua história, criar oportunidades e, por último, convide a pessoa para estudar a Palavra de Deus.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *