O Que é ser humilde de espírito?

Jesus fez um sermão muito conhecido por todos, o chamado Sermão do Monte. Narrado nos evangelhos de Mateus e Lucas, a mensagem de Jesus é direcionada a todos aqueles que o seguiam. Entre seus inúmeros ensinamentos, Cristo fala sobre encontrar a verdadeira felicidade, dizendo que bem-aventurados ou felizes são aqueles que são pobres. Mas afinal, o que significa ser humilde de espírito

De modo geral, a pobreza é algo difícil e ruim. A Escritura fala dos pobres com grande preocupação. Os pobres não querem passar dificuldades. Eles lutam dia a dia para ter o que precisam. Se eles pudessem sair da situação, eles o fariam, mas muitos não tem condições para isso.

Ao mesmo tempo, Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque eles verão a Deus”. Em muitas versões usamos mais a expressão humildes de espírito, que de alguma forma, traz um impacto menor quando comparado à pobreza de espírito.

O que significa ser humilde de espírito? 

Há muitas ideias sobre seu significa, e algumas delas estão totalmente equivocadas. Alguns disseram que significa cuidar dos pobres. Outros associam as palavras de Jesus com votos de pobreza. Finalmente, muitos simplesmente acham que ser pobre significa ver a Deus. 

Para entender o sentido da fala de Cristo, é importante compreender a expressão “espírito”. Devemos ser “pobres de espírito”. O que Jesus quer de nós é algo espiritual. Mesmo se tratando da pobreza, até os ricos estão incluídos na bem-aventurança, pois é possível ter muito dinheiro, mas ter um espírito humilde diante de Deus.

O contrário também é verdadeiro. Os pobres não têm a salvação garantida simplesmente porque são pobres. A ideia de que os pobres são bons e os ricos são maus é um raciocínio superficial e antibíblico. 

Existem pessoas más que são ricas e pessoas pobres que também praticam a maldade. Existem ricos piedosos e pobres piedosos. Ser pobre de espírito é muito mais profundo do que isso. Ser humilde de espírito é mais do que fazer votos de pobreza também, porque até isso pode ser um ato mecânico e superficial. Pode ser feito diante dos homens para receber seu louvor.

Paulo disse que poderia até mesmo doar todos os seus bens, mas sem o amor, Ele não seria nada. É exatamente essa ideia. Você pode não ter nada e mesmo assim não ser humilde de espírito. Ou seja, ser humilde de espírito é reconhecer nossa pequenez diante de Deus e sempre mostrar que somos dependentes dele. 

Então vamos aprofundar: o que significa ser pobre de espírito? 

Basicamente, significa que devemos ser humildes espiritualmente, percebendo que não temos mérito nenhum diante de Deus porque todos pecamos e carecemos de sua glória. 

De acordo com as Escrituras, nossa justiça é como trapos de imundícia. Também estamos mortos em nossos pecados, e nada que possamos fazer pode nos tirar dessa situação.

A realidade é que, devido ao nosso pecado, cada pessoa viva é alguém carente de Deus, pois sem justiça própria, não tem nada a oferecer. Somos humildes de espírito quando reconhecemos prontamente que nada somos sem Deus.

Ser despertado para nossa pobreza de espírito não é algo que podemos fazer em nosso poder, deve ser uma obra de Deus. Somos naturalmente orgulhosos e, uma vez que reconhecemos nossa pobreza de espírito, estamos mais próximos de Deus porque Ele nos enche com sua graça. 

Vemos isso exibido na vida de Davi quando ele escreveu: “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações” (Salmo 34:6). Davi era rei. Ele não era pobre nas coisas deste mundo, mas sabia, diante de Deus, que não era nada. Não houve mérito em Davi que fez com que Deus o salvasse. Foi somente a graça de Deus.

Quando você percebe que é pobre de espírito e vê a glória de Cristo, isso muda você. De repente, nos tornamos dispostos a nos separar de tudo o que temos para conhecê-lo, porque tudo o que temos é inútil sem ele. Para usar uma parábola de Jesus, nos dispomos a abrir mão de tudo o que temos para possuir a Pérola de Grande Valor (Mt 13:45-46). 

Cristo é Rei sobre seu reino, e não temos nada em nós mesmos que possa reivindicar algum mérito para isso, mas quando vemos nossa pobreza de espírito, lamentamos nossa pecaminosidade, nos aproximamos de Cristo em mansidão e temos fome da justiça que não possuímos, seremos preenchidos. 

Teremos Jesus, que nos encheu com sua justiça. Estando em Cristo, você faz parte de seu reino, que está sob seu governo, orientação e guarda. Como o próprio Cristo, seu reino nunca falhará, e veremos a Deus. Somente vendo nossa pobreza podemos ser verdadeiramente preenchidos.

Como devemos buscar um espírito humilde?

“Pai, se você estiver disposto, tire este cálice de mim; no entanto, não a minha vontade, mas a sua, seja feita.” (Lucas 22:42)

Jesus viveu uma vida de humildade. Mesmo sendo Deus, ele se manteve uma postura simples, tanto nas suas atitudes com as pessoas quanto na sua postura diante de Deus. Ele vivia como um servo, um carpinteiro de profissão. Em Seu ministério, ele exortou os seguidores a viverem como Ele viveu. Uma lição importante foi seguir a Deus. 

Neste versículo de Lucas, vemos uma submissão à vontade de Deus. Este é um lembrete de que, embora possamos desejar uma coisa. Deus poderia ter outros planos. A pessoa humilde se submeterá ao plano de Deus, assim como Jesus fez.

Confira no textos abaixo:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:5-9

Para sermos humildes de espírito, precisamos seguir os passos de Jesus. Assim como o Pai exaltou a Jesus Cristo em sua humildade, Ele também exaltará aqueles que, em sua vida na Terra, viverem com o espírito humilde.

O sentimento que houve em Jesus foi esse, de obediência ao seu chamado e de extrema reverência à sua missão como filho e servo de Deus. Se tivermos isso em nossa vida, conseguiremos alcançar o sentido real de ser humildes de espírito. E assim veremos a Deus, aleluia! 

O que nos distancia de sermos humildes de espírito?

Basicamente, a arrogância e autossuficiência nos impedem de sermos humildes de espírito. Confiamos tanto em nossa capacidade que chegamos diante de Deus como alguém que já possui tudo, por isso não precisa de nada.

Essa atitude tira de nós a maior característica do reino de Deus: a semelhança com Jesus. Deste modo, o que nos distancia da verdadeira humildade é achar que somos autossuficientes. É a confiança em nossa religiosidade ou em nossa própria força.

Mas quando conhecemos a Deus de verdade e o evangelho de Jesus está em nós, logo encontramos a verdadeira humildade de espírito. Que o Senhor nos ajude! Se você quer se aprofundar neste tema, assista a mensagem abaixo do Pr. Luciano Subirá:

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *