Culto de Missões: o que é, como organizar e para que serve?

O culto de missões é um serviço cristão que relaciona a adoração a Deus a uma conscientização da Igreja para a obra missionária. No culto, servimos ao Senhor e nos colocamos à sua disposição para pregar o evangelho à toda criatura!

 

Por um lado, o culto de missões é um tributo ao Deus criador, que enviou seu Filho ao mundo para salvar a humanidade do pecado. Através desse culto, Deus é louvado por ter alcançado sua igreja através da obra missionária.

 

Por outro lado, o culto missionário é um chamado à responsabilidade cristã ao serviço missionário. Deus comissionou todos os seus servos à tarefa mais nobre desta Terra: fazer o nome de Jesus conhecido em todo o mundo. Isso significa que no culto em que missões é o tema principal, a igreja precisa ser desafiada a se envolver com a obra missionária.

Para que serve o culto de missões?

Neste ponto, dizemos que a igreja também é edificada no culto missionário, quando ela responde ao chamado de Deus para interceder pelas missões e, ao mesmo tempo  enviar missionários para a obra. Por isso, o culto missionário é um apelo à Igreja à prática da evangelização e expansão do evangelho, tanto no seu aspecto local quanto transcultural.
A igreja é convocada, no culto de missões, a:
  • Orar pelos missionários;
  • Interceder pela obra evangelística nas regiões mais difíceis do mundo;
  • Clamar a Deus que capacite e chame mais trabalhadores (missionários) para a obra evangelística;
  • Contribuir financeiramente com missionários que se dispõem a servir em missão;
Um dica importante é utilizar a experiência de irmãos que vivem em contexto missionário para participarem do culto de missões. Alguém que viva em um campo missionário é certamente uma pessoa com grande autoridade para levar a igreja ao envolvimento com a causa evangelística.
É claro que isso não é uma obrigatoriedade. O mais importante é que em todo o culto haja uma coerência em relação à mensagem: o Deus que enviou seu Filho para salvar o mundo também chama sua igreja à obra missionária. Em todo culto de missões essa dupla precisa estar explícita em todas as partes do culto.
LEIA TAMBÉM:

Esboço para o culto de missões

 

Você poderia perguntar: como organizar um culto de missões? Existe um roteiro ou script para ser seguido? De certa forma, não há um único padrão a ser seguido. Mas aqui neste artigo eu quero te mostrar uma sugestão de esboço que pode ser aplicado no culto da sua igreja, confira:
  1. Saudação inicial – oração
  2. Leitura Bíblica
  3. Confissão
  4. Louvor
  5. Pregação
  6. Desafio missionário (apelo)

1. Início do culto com o tema missões

 

Um culto de missões começa, obviamente, com uma oração de abertura. A pessoa que dirige o culto pode saudar a igreja e pedir a bênção de Deus. Essa parte inicial só dirigente deve demonstrar alegria, mas sempre com um tom enfático em nossa responsabilidade com a obra missionária.

2. Leitura Bíblica – 4 versículos bíblicos para culto de missões

O segundo momento do culto pode ser uma leitura Bíblica sobre missões. O dirigente do culto pode trazer passagens bíblicas do ministério de Jesus ou da grande comissão em Atos 1:8, quando os discípulos são convocados para a obra missionária, começando em Jerusalém até os confins da Terra:
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Abaixo, você pode conferir outros 3 versículos bíblicos para o culto de missões da sua igreja, confira:
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:19,20)
Porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (Romanos 10:13-15)
E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”. (Marcos 16:15-18)

3. Confissão de pecados

 

A terceira parte é um período de confissão de pecados. A ênfase deste momento precisa estar na omissão da igreja na obra missionária. A comunidade é chamada ao arrependimento, por viver uma vida distante da necessidade daqueles que não conhecem a Deus.
Este momento pode ser acompanhado por um clamor comunitário pelos pecados da igreja em relação ao seu envolvimento com missões.
Leia aqui sobre:

4. Momento de Louvor

 

Após a confissão de pecados, a quarta parte do culto de missões é o louvor. Tradicionalmente, as igrejas aproveitam esse momento para cantar louvores, adorando a Deus através de músicas.
Algumas músicas são muito inspiradoras em um culto de missões. Temos quatro sugestões que podem acrescentar bastante no momento de louvor:
  • De todas as tribos – Vencedores por Cristo

Proclamai por toda terra – Vencedores por Cristo

  • Missões – Lauriete

  • Meu chamado – Fernanda Brum

5. Mensagem para o culto de missões (pregação)

 

Certamente, em qualquer culto a mensagem bíblica é o momento central. Porém, no culto com temática missionária a Palavra pregada é essencial. Por meio dela, a igreja será desafiada a servir a Deus por meio da proclamação do evangelho.

 

Por isso, há duas alternativas interessantes que podem ser usadas no momento do culto. A primeira delas, um missionário pode ser convidado para fazer uma exposição do seu trabalho no campo missionário. Desta forma, ele pode descrever seu estilo de vida, como é o contato com as pessoas que eles evangeliza e qual é seu trabalho na comunidade onde o trabalho tem sido feito.

 

Sem dúvidas, a experiência de quem “respira” missões é muito impactante para a igreja. E desta forma, o missionário pode em sua mensagem, fazer um desafio explícito sobre o envolvimento da igreja com a obra missionária. O ideal é que a comunidade se comprometa a orar pelo missionário e, se possível, ajudá-lo no seu sustento.

 

Afinal, a igreja tem um compromisso de ir até os povos perdidos. Se é difícil estar presente, a contribuição financeira é uma forma de ajudar diretamente a proclamação da Palavra para outros povos.

 

Se você é um pregador ou pregadora e quer saber o que falar em um culto missionário, o vídeo abaixo do canal do Thalles Villas pode te ajudar muito:

6. Desafio missionário (apelo)

 

A última parte do culto missionário é um desdobramento da pregação. De forma bastante direta, a igreja é novamente chamada ao ministério da pregação do evangelho. O desafio missionário é uma ferramenta para desafiar pessoas que querem contribuir com a obra missionária, seja em oração, contribuição ou indo até o campo missionário.

 

Além disso, a igreja pode, a partir do culto missionário, decidir apoiar financeiramente um ou mais missionários. Acima de tudo, o objetivo do culto de missões é justamente impactar a comunidade cristã a se envolver diretamente para alcançar aqueles que não conhecem Jesus. Ajudar os missionários no apoio financeiro faz parte da vocação da igreja.

 

Você já participou de algum culto missionário? Me conte aqui nos comentários! Gostou do texto? Compartilhe com alguém!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *