O que é conversão na Bíblia?

De acordo com o dicionário, conversão significa transformação, alterar um sentido ou modificar uma direção. Dentro do cristianismo, conversão é algo muito mais profundo, significando escolher viver uma vida com Jesus. Mas o que está escrito na Palavra de Deus? Ou, em outras palavras, o que é conversão na Bíblia

Para descobrir o significado dessa palavra que rege a vida cristã, devemos voltar às Escrituras, para ouvir Deus falar conosco. A conversão é o início da nossa vida cristã, uma vez que por meio dela nós nascemos de novo e temos uma vida na presença de Deus, como filhos e servos. Por isso, se você quer saber sobre o que é conversão na Bíblia, continue a leitura e veja a seguir.

LEIA TAMBÉM:

Conversão tem a ver com arrependimento?

Sim, para que possamos viver o evangelho plenamente como convertido à mensagem da cruz, precisamos viver uma verdadeira conversão. Ter o título de membro, frequentar a igreja aos domingos e dar o dízimo não faz de ninguém um convertido.

Inclusive, há um jargão no meio cristão, onde as pessoas costumam dizer “tal pessoa não é convertida, é convencida”. Por mais que seja uma brincadeira, seu conteúdo é verdadeiro. Não basta se convencer que Deus existe, que Ele tem poder e é o Criador de todas as coisas se não nos arrependermos dos nossos pecados.

O arrependimento é a resposta que damos ao nosso Senhor, deixando nossos maus caminhos para vivermos conforme as ordenanças de Deus. Quando fazemos isso, vivemos em conformidade com a Palavra de Deus – a Bíblia. Claro que isso não vem do dia para a noite, é um processo.

Não é na força do nosso braço, pois quem atua em nós é o Espírito Santo, a fim de nos convencer da verdade, da justiça e do juízo. Quando aceitamos Jesus como o Senhor e Salvador de nossas vidas, recebemos o seu Espírito, e começamos uma longa jornada de renúncia, que acontece diariamente.

Nas palavras de C. H. Spurgeon: “a verdadeira conversão dá segurança à pessoa, mas não lhe confere o direito de parar de vigiar”. 

Portanto, conversão é uma decisão, mas também é um processo. A ele, chamamos de santificação. Buscar viver uma vida santa, negando a si mesmo, tomando sua cruz e seguindo a Jesus é a fórmula para ser um verdadeiro cristão. 

O que é conversão na Bíblia: abandonando as trevas e indo para a Luz

Em João 8:12, Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Quem anda nas trevas está perdido, e é guiado pela maré de um mundo pecaminoso e mau. 

Porém, quando nos convertemos ao Senhor, e sendo Ele a própria luz, passamos a enxergar um caminho, o da vida eterna. Por isso, não podemos mais andar em pecado, e sim sermos retos e justos aos olhos do nosso Senhor. Luz e trevas não se misturam. A luz dissipa quaisquer trevas. 

A conversão é o momento em que mudamos a rota. Deixamos de andar em caminhos de trevas e começamos a trilhar os caminhos da luz. Porém, isso não significa que estamos livres de sofrimentos. 

Jesus disse em João 16:33 que no mundo teríamos aflições. Porém, não devemos desanimar, pois Ele venceu o mundo. Deus também quer que vençamos e recebamos nosso galardão nos céus. 

2 Timóteo 4:7,8 diz: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos aqueles que amam a sua vinda.”

Por isso, devemos viver uma vida de oração, leitura da Palavra e comunhão, sem nunca nos afastarmos do caminho do Senhor.

E AGORA? O QUE FAZER?

Existe algo importante sobre o que é conversão, que é exatamente seu caráter de nos levar até a Cristo. É o resultado da ação do Espírito Santo que nos convence do pecado. Mas a conversão também é uma luta diária contra a carne e a busca pelo fortalecimento do espírito. Existe uma lenda indígena que conta a história de dois lobos, um que representa o bem e o outro o mal. De acordo com a lenda, quem vence é aquele que é alimentado.

Trazendo para nossa vida espiritual, temos o nosso lobo carnal e espiritual. Se alimentamos nossa mente e coração com as coisas do Alto, o espírito ficará ainda mais forte, e a carne (desejos pecaminosos) terá cada vez menos domínio sobre nós. 

Ore ao Senhor para que Ele possa continuar te sustentando, e busque sempre aprofundar seu relacionamento com Deus. E lembre-se: por mais fortes que sejam as tempestades, Jesus está no barco com você.

Por fim, vamos deixar como reflexão uma das frases de Billy Graham: “Ser cristão é mais do que apenas uma conversão instantânea. É um processo diário pelo qual eu me torno cada vez mais parecido com Cristo.” 

Gostou do texto sobre o que é conversão na Bíblia? Aqui no Blog Fé em Cristo nosso objetivo é justamente te ajudar a entender diversos temas bíblicos de maneira clara e direta! No vídeo abaixo do canal de Marcos Botelho, tem uma mensagem muito interessante sobre o significado de conversão a partir da leitura de Atos 9. Veja:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *