O chamado de Deus aos jovens: cumpra o que Ele quer para sua vida!

O chamado de Deus aos jovens significa que o Senhor incluiu a juventude na expansão do seu Reino aqui na terra. Mas antes de falarmos exatamente sobre a vocação dos jovens, quero pensar um pouco sobre o que é a juventude. De certa forma, podemos dizer que a juventude é um fenômeno muito recente na sociedade

Por muitos séculos, pessoas na faixa etária que chamamos de juventude – entre 18 a 39 anos – assumiam muitas responsabilidades do mundo adulto. Antes, se casava muito cedo e as tarefas domésticas e profissionais eram muito maiores. Por isso, podemos dizer que a juventude ainda era mais curta. 

Só você conversar com alguém acima de 60 anos, a pessoa vai confirmar tudo isso que afirmei acima! Com a pós-modernidade, o aumento da produção tecnológica, o aumento do individualismo e hedonismo, o lazer e o entretenimento se transformaram em indústria

O lazer ocupou um espaço importante na vida do jovem, o que, a princípio, não é uma coisa negativa, mas tem se tornado com o passar dos anos. A grande valorização do lazer transformou a responsabilidade como uma necessidade menor.

E a impressão que o mundo tem passado é que o jovem precisa se expor ao máximo a toda sensação de prazer e que as responsabilidades tornam a vida entediante.

O jovem cristão

As igrejas cada vez mais têm investido em programas para jovens com ênfase extrema no lazer. Vou repetir, meu irmão ou irmã: não há nada de errado no lazer. Deus nos criou pra desfrutar a vida! Em Eclesiastes 11:9 diz “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade (…)

Ou seja, se divertir é uma benção que Deus nos deu e devemos nos desfrutar disso. Porém, quando a alegria no lazer torna-se um fim em si mesmo, precisamos investigar: HÁ ALGO ERRADO! E quando olhamos esse fenômeno à luz da Bíblia, percebemos o quanto estamos distantes do padrão de vida que Deus nos chama a ter. 

Portanto, o lazer e as programações que visam o divertimento precisam ter um espaço menor na vida do jovem cristão, apenas complementando o tempo gasto com o desenvolvimento espiritual. Acima de tudo, o compromisso do jovem precisa ser a edificação na Palavra de Deus, para que o conhecimento do Senhor seja o centro de sua vida.

Mas podemos ir além. Quero trazer aqui pra você alguns elementos sobre o jovem e sua responsabilidade como cristão.

O chamado de Deus: Negue-se a si mesmo

O chamado de Deus envolve segui-lo e, para isto, devemos negar a nós mesmos. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.“ (Lc. 9.23). Muitos se impressionavam com a mensagem de Jesus e com sua exposição da Palavra de Deus.

Principalmente em relação aos milagres. E assim, as pessoas diziam querer segui-lo, mas simplesmente não queriam abrir mão dos seus interesses. Vejam o texto a seguir:

“Quando estavam andando pelo caminho, uma pessoa declarou a Jesus: “Eu te seguirei por onde quer que andares. Mas Jesus lhe replicou: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. (Lucas 9:57-58).

Então, o que isso significa? Como cristãos, recebemos o chamado de Deus, que disse: “negue a si mesmo, toma sua cruz e siga-me”.

Entendemos esse chamado. Por isso somos cristãos. Aceitamos a mensagem do evangelho. Cremos no poder de reconciliação que veio por meio da cruz e decidimos então segui-lo.  

Porém, nos vemos diante de muitas situações que aparecem como fumaça em nossa frente, e nos impedem de ver com clareza essa realidade de seguir a Jesus. Afinal, somos jovens! A vida é extremamente curta e aproveitá-la ao máximo parece a melhor solução. 

Jesus me chama a segui-lo, mas não dá pra fazer isso vivendo minha própria vida?

quatro jovens juntos - chamado de Deus

Então… o chamado de Jesus exige algo de nós. Sim, somos salvos pela graça e isso nos basta. É evidente. Mas ao entendermos o chamado de Jesus, precisamos andar em seus caminhos. E isso exige de nós responsabilidade. O que seria essa responsabilidade?

O entendimento que o chamado de Cristo é relacional. 

Jesus não chamou apenas você e eu para o seu reino, mas sim um POVO. O chamado relacional significa que devemos praticar o amor de DeusE a maior evidência de que vivemos o amor de Deus é amando nosso próximo. 

Quando Jesus nos chama e exige que neguemos a nós mesmos, devemos assumir o papel de embaixadores do reino nesse mundo, amando nosso próximo e vivendo em comunhão. Isso é um desafio enorme nos dias de hoje, uma vez que o lazer e a busca pelo prazer tem trazido o individualismo ao extremo. 

E o chamado de Jesus contrasta com isso: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.” (João 13: 34-35)

Da mesma forma, o chamado de Deus aos jovens envolve a comunhão dos irmãos no fortalecimento da fé da igreja como um todo. Em 1 Pedro 5:9, diz assim:

Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

Na passagem acima, o apóstolo Pedro convocam os jovens a resistirem o diabo, permanecendo firmes na fé. Como complemento, a mensagem do reino não foi dada apenas individualmente a cada irmão, mas existem MUITOS que estão passando pelas mesmas provas.

Portanto, o chamado de Deus ao jovem tem um significado comunitário. O Senhor vos chama a viverem em comunidade, para que juntamente com outros jovens cristãos, possam resistir o maligno e espalhar a boa semente do evangelho!

O entendimento que o chamado de Cristo me convoca à ação. Ao ouvir de Jesus a necessidade 

Quando um doutor da lei perguntou a Jesus “quem era o seu próximo que deveria ser amado”, Jesus contou-lhe a parábola do bom samaritano. Lc 10:25-37O amor é essencialmente prático. Nossa ação no mundo requer de nós atitudes condizentes a esse chamado de Deus

E quando olhamos nossa vida diante dessa realidade, vemos um grande contraste? Qual o espaço que o chamado de Jesus tem tomado em nossa vida? Eu realmente tenho assumido minhas responsabilidades no reino de Deus, ou minhas preocupações estão resumidas ao meu próprio interesse?

Por fim, o chamado de Deus para você, jovem, é este: ame o Senhor de todo o seu coração e pratique a bondade para o seu próximo.

Fazendo assim, você estará cumprindo o chamado de Deus para sua vida!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *