Como ser missionário: Tire suas dúvidas e seja usado por Deus!

Se você tem um chamado para missões e quer saber como ser missionário – ou missionária – você precisa ler este artigo. Basicamente, o missionário é um vocacionado. É alguém chamado por Deus para deixar sua terra e pregar o evangelho de Jesus para outras pessoas, seja em culturas diferentes ou dentro do seu próprio país.

O que é ser um missionário?

LEIA TAMBÉM: 

 

O missionário é um cristão que se dispõe a servir a Deus em contexto onde a pregação do evangelho é difícil. Seja em um contexto local, regional ou transcultural, o missionário é responsável por falar de Jesus e fazer novos discípulos.
Portanto, o objetivo do missionário é apenas um: fazer o nome de Jesus conhecido. Se isso significa a conversão de não-cristãos para o evangelho, não compete ao pregador. Essa é uma tarefa exclusiva do Espírito Santo.
Para levar a mensagem do reino de Deus, a pessoa que faz missões precisa se envolver com as pessoas que ele deseja falar do amor de Jesus. Ou seja, ela não pode apenas ser um religioso com o objetivo de converter os outros. Pelo contrário, sua tarefa consiste em viver o evangelho e praticar o amor.
De forma prática, o missionário precisa demonstrar interesse em se envolver com seu público alvo. Isso requer uma participação ativa na sociedade em questão, de forma que o evangelizador se torne uma referência entre a sociedade que ele está inserido.

O que é preciso para fazer missões?

 

Em primeiro lugar, para ser um missionário é necessário ter a convicção do chamado de Deus. A pessoa que se dispõe a servir em outra cultura, tem que experimentar da certeza de que Deus que o chamou para proclamar as boas novas de salvação.
Em segundo lugar, o missionário precisa se preparar para viver seu chamado como proclamador do evangelho. Não basta apenas ter a vocação. O estudo missiológico também é necessário.
Por isso, se você quer saber como ser missionário e já sabe sua vocação, você também precisa saber onde será seu campo de missões. Você foi chamado por Deus para ser missionário fora do Brasil? O país que você irá é fechado ao evangelho? Ou você será um missionário ou missionária no Brasil?

Para fazer missões, é preciso estudar!

Ao saber dessas questões, você precisará estudar tanto a Bíblia quanto os aspectos culturais da sociedade que você terá contato. Por exemplo, se você tem um chamado para missões no mundo islâmico, sua formação vai incluir o entendimento da cultura daqueles povos, a saber:
  • Língua
  • Costumes
  • Tradições
  • Alimentação e etc
Além disso, o missionário precisa conhecer uma forma de inserção nessa sociedade para abrir caminhos para pregação do evangelho. Certamente, dependendo do contexto, o missionário não poderá simplesmente abrir uma igreja cristã e convidar as pessoas para a pregação.
Pelo contrário, o trabalho missionário envolve diretamente nas necessidades da população que está inserido. Por exemplo: quais as principais carências desses povos que serão alcançados pelo evangelho? Eles precisam de que tipo de profissional?
Ao responder essas questões, quem faz missões vai tentar ajudar naquilo que essas pessoas precisam. E ao se envolver com o povo local, o missionário vai encontrar situações para falar do evangelho e, de fato, desenvolver uma obra missionária.
Em quarto lugar, aquele que faz missões precisa fazer parte de uma agência missionária. É certo que muitos missionários não têm um apoio de agência, sendo apenas assessorados por uma igreja. A Ultimato divulgou uma lista com dezenas de agências do Brasil. Se você tiver interesse, procure àquela que tem a ver com seu chamado.
Porém, de modo geral, as agências missionárias criam aproximações entre o missionário, as igrejas e os locais que serão evangelizados. Neste aspecto, a agência missionária também ajudará o seu parceiro no levantamento do seu sustento.

Como se tornar um missionário evangélico?

Se você crê que tem um chamado de deus para atuar como missionário ou missionária, então você precisa comunicar isso com a liderança de sua igreja.
Desta forma, eles te orientarão por onde começar. Geralmente, antes de começar uma formação como missionário, o aspirante ao ministério deve praticar a evangelização no contexto onde ele está. Ou seja, antes de ser um pregador ente povos indígenas ou no continente asiático, você precisa contribuir com sua igreja local, sendo um servo diligente que coopera com a evangelização em sua própria cidade.
Após experimentar o trabalho de evangelização em sua igreja local, basta procurar um centro de formação em missões. Ao se preparar tanto na parte teórica quanto prática, você terá a segurança em Deus para começar sua jornada como missionário ou missionária.

Como é a vida de um missionário?

De certa forma, se você quer saber como ser missionário, certamente você quer saber como é a vida de alguém que vive a missão de pregar o evangelho para outras culturas.
Na verdade, a vida de um missionário ou missionária depende muito do campo de missões que ele está envolvido. Se for dentro do próprio país, a pessoa que faz missões tem menos impacto cultural. Mesmo que ele esteja entre pessoas que vivem outra fé, a cultura brasileira facilita sua inserção entre as pessoas de sua convivência.
Por outro lado, o missionário quando vive em outro país, seja ele aberto ou fechado ao evangelho, a necessidade de adaptação cultural é bem maior. Em primeiro lugar, porque o idioma é diferente. Embora faça parte da formação em missões, o aprendizado em outra língua, ao viver em outra cultura e ter que pregar o evangelho com outro idioma é sempre difícil. Confira no vídeo abaixo o relato de Peniel Dourado sobre a vida no campo:

Da mesma forma, a adaptação dos filhos, a necessidade de encontrar um trabalho e o envolvimento com as pessoas do país é sempre um desafio para quem se dispõe a viver como missionário em outra cultura.
Porém, a situação é ainda mais delicada quando o missionário vive em países onde a pregação do evangelho é proibida ou dificultada. Deste modo, a adaptação cultural torna-se ainda mais específica. Para obter sucesso em seu trabalho, o missionário ou missionária deve fazer amizades profundas com as pessoas que ele se dispôs servir.
Enfim, espero ter te ajudado entender como ser missionário. Que Deus te ajude e capacite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *