O que é fé em Cristo e como viver pela fé?

O que é fé em Cristo? A fé em Cristo pode ser definida como confiança total que Jesus Cristo morreu na cruz por nossos pecados e é o nosso Senhor e Salvador. Neste texto vou me aprofundar mais sobre isso e explicar tudo sobre a fé!

A fé em Cristo é uma das expressões mais usadas no vocabulário do cristão. Na verdade, essa palavra está totalmente no nosso cotidiano. Não sei se você já reparou, mas usamos a expressão fé até para questão que não são relacionadas à espiritualidade. “Tenho fé que você vai conseguir”. Mas afinal, qual o papel da fé em Cristo em nossa vida? Venha comigo que te mostrarei!

A certeza do que não se vê

Se a gente pensar bem, fica fácil perceber que o ator de crer é o um elemento central na vida cristã. O escritor de Hebreus classifica a fé como um dos princípios que devem ser compreendidos por quem vive o evangelho.

Mesmo assim, muitos parecem não compreender o significado desta prática cristã. A gente tem que entender que a fé em Cristo é o que nos define como cristãos.

Vou ser meio superficial nesta comparação, mas é só pra deixar tudo mais claro. Jesus mesmo sendo Deus, abriu mão de sua glória e viveu entre nós. Mas todos nós sabemos que ele morreu, ressuscitou e voltou para sua glória.

Ou seja, ele habita em nós por meio do Espírito Santo. Não o vemos, não temos sua presença física. Ou seja, nosso relacionamento com Jesus é completamente por meio da fé. 

É exatamente por este motivo que a Bíblia enfatiza que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11: 6). Em outras palavras, a fé em Cristo é essencial antes de alguém ter o direito de se tornar um filho de Deus (João 1:12). 

É uma condição para a esperança da vida eterna (João 3: 15-16), e aqueles que se recusam e não têm fé em Cristo estão claramente em estado de condenação (João 3:18; 8:24).

Em outras palavras, a fé estabelece “o relacionamento correto com Deus e, em última análise, a própria essência da religião cristã”.

Como viver pela fé?

Como viver pela fé? Simples, é depositar em Deus toda nossa confiança que Ele tudo pode fazer em nossa vida. Viver pela fé é ser carregado pela certeza de que o Senhor está à frente e tem o controle sobre todas as coisas.

Vamos para os exemplos! Os evangelhos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas, João) mostram que os discípulos tinham dúvidas sobre a crença deles em Deus.

Eles viam a intensa intimidade de Jesus com Deus e por isso pensavam sobre como eles poderiam ter tanta certeza “naquilo que não se vê”…  No entanto, eles foram sábios o suficiente para perguntar a Jesus sobre isso.  

Em Lucas, capítulo 17: 5-6, você vê os discípulos pedindo a Jesus para aumentar sua fé. E aqui estava a resposta de Jesus a eles: “Se você tivesse fé como um grão de mostarda, diria a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’; e obedeceria a você”. A resposta de Jesus é interessante. 

Observe que ele não diz algumas das coisas que nos acostumamos a dizer na igreja. Jesus não disse: “Você só precisa se esforçar mais”. Tampouco Jesus insistiu na ideia muito comum entre pessoas que não entendem a fé cristã: “Você só precisa acreditar”.  A resposta de Jesus revela uma verdade importante sobre a natureza da crença em Deus. 

Sobre a fé: confiança em Deus!

O grão de mostarda é a menor das sementes. Jesus usou esse fato para ilustrar que não é o tamanho da sua fé que é importante. Em vez disso … o poder está na confiabilidade no que você crê, não o quão confiante você pode ser. O grau da crença que alguém deposita em um objeto é diretamente proporcional ao conhecimento do objeto.

Por exemplo, considere um homem com medo de voar. Quando chega ao aeroporto, ele chega ao aeroporto tremendo de medo, mas precisa voar. Ele chega no avião, coloca o cinto de segurança 20 minutos antes da decolagem e deve ouvir atentamente as “instruções de emergência” de rotina. 

Ele não tem confiança na capacidade do avião de levá-lo ao seu destino, ele tem medo. Mas, à medida que a viagem avança, o passageiro começa a mudar. Ele primeiro desabotoa o cinto de segurança, depois almoça e logo está conversando com a pessoa ao lado dele e brincando. Por que a mudança? O que aconteceu? Existe mais fé a 36.000 pés? 

Claro que não. Quanto mais ele aprendia sobre o objeto da fé, o plano, mais fé ele exercia naquele objeto.

É o mesmo na vida cristã. Quanto mais aprendemos do Senhor, mais certeza podemos colocar nele

Como viver a fé em Cristo nos dias de hoje?

Os dias atuais são marcados pela descrença em Deus e pelo secularismo, que significa uma total ausência de necessidade de Deus no mundo. As pessoas simplesmente se adaptaram a viver como se a fé não fosse importante, abrindo mão do espiritual para viverem apenas para si mesmos.

Neste contexto, como viver a fé em Cristo? Precisamos, antes de tudo, colocar toda nossa confiança no Senhor, assim como Davi, o salmista, nos ensinou em Salmos 20: 7-8: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus”.

O que isso significa? Na época do rei Davi, a confiança dos ímpios estava na força de seus exércitos. Mas no nosso contexto, aqueles que não servem a Deus confiam na ciência, na política ou no dinheiro. E nós?

Viver a fé em Cristo nos dias de hoje significa “confiar no nome do Senhor“. Precisamos, acima de tudo, depositar nEle nossa confiança de forma completa. E como fazer isso? Por meio da oração e reflexão na Palavra de Deus.

Uma aplicação 

Precisamos aprender a viver de acordo a Palavra de Deus ao invés de focar nos sentimentos. Passe algum tempo na Bíblia apenas observando, pedindo a Deus que lhe mostre mais de quem Ele é

Existem muitos lugares por onde você pode começar. Salmos 145, 146 e 147 são três capítulos maravilhosos que descrevem quem é Deus. 

Em toda a Bíblia, peça a Deus para lhe ensinar mais sobre Si mesmo e observe especificamente como Ele deseja que você confie Nele.  Assim, quando conhecemos mais a Deus, nossa certeza em Cristo muda de forma considerável.

Um pregador disse uma vez: “Eu costumava orar diariamente para que o Senhor me desse fé. Então um dia li Romanos 10:17, que diz ‘a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus’. Então, comecei a ler minha Bíblia e minha confiança em Deus tem crescido desde então”. O desafio está lançado! Este é o caminho para viver pela fé em Cristo. Vamos juntos?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *