google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Deus está no controle de tudo: entregue sua vida ao Senhor

Uma das maiores dificuldades dos cristãos é entender que Deus está no controle de tudo. Principalmente diante das provações e atribulações, nossa fé é provada. Sentimos medo e não sabemos como prosseguir. Justamente no momento em que precisamos de nos apegar a Deus, questionamos: “Realmente Deus tem o controle de todas as coisas”?

Se você quer se aprofundar e se confortar na ideia de que Deus é soberano e tem o controle de todas as coisas, você precisa ler este artigo. Deixe que o Espírito Santo fale ao seu coração através da Palavra de Deus!

LEIA TAMBÉM:

Por que Deus está no controle?

Quando eu estava na universidade, eu perdi um grande amigo para o câncer. Foi sem dúvidas um dos maiores testes da minha vida cristã, para eu aprender a reconhecer que Deus está no controle de tudoNão é “normal” um amigo tão jovem morrer com câncer. Foi exatamente isso que incomodou meu coração.

Deste modo, a morte quando chega para pessoas mais jovens, a sensação que temos é que as coisas estão invertidas, estão erradas… Pensar que Deus está no controle em situações como o câncer do Andre Lelê, este meu amigo que se foi, é um desafio difícil de encarar.

Um dos ensinamentos que aprendi com o Lelê foi exatamente sobre o sofrimento, além de refletir sobre como eu me comporto diante da dor. Neste caso, foi justamente essa reflexão que me ensinou sobre a soberania de Deus, que me trouxe maior serenidade em relação à minha postura diante da vida.

Na verdade, ter a convicção que Deus está no controle não nos isenta de provações, tragédias ou do sofrimento agudo. Pelo contrário, saber que Deus está no controle de tudo não nos faz imunes à dor, apenas traz o alento de que Ele está conosco. Mas a dor é inevitável! 

O próprio Lelê escreveu isso naquela época, lá em 2006: 

“A nenhum cristão é feita a promessa de que não irá sofrer. A ninguém é prometido escapar das mazelas da vida como roubos, acidentes, doenças e toda sorte de calamidades. Muito pelo contrário somos alertados de que passaríamos por isso (Jo 16.33). Os sofrimentos são considerados como uma espécie de graça (Fp 1.29) e felicidade (Mt 5.4)”.

Assista abaixo esta pregação do Rev. Hernandes Dias Lopes. Deus vai falar com você:

Passar por provações é apenas um elemento que comprova que Deus tem o controle

Afinal, Jesus prometeu que estaria conosco “todos os dias da nossa vida”. Esta presença de Cristo reforça que embora tudo se desabe, Deus está com a gente por meio de Jesus. Independente de qualquer situação, seja até mesmo de provação ou sofrimento extremo.

Uma das coisas que aprendi com o Lelê foi que não existe nenhum glamour no sofrimentoTem gente que estufa o peito para falar sobre provações e sofrimento. E sempre vem com a resposta pronta: Deus está no controle de tudo! “Mas as coisas são diferentes quando acontecem conosco”. Quando o sofrimento bate em nossa porta, somos testados a provar do controle de Deus em todas as coisas. 

“Quando roubos, acidentes, doenças e toda sorte de calamidades nos sucedem, e não com os outros, quando acontecem na realidade, e não na imaginação. Toda aquela aceitação, convicção e entusiasmo se esvai. 

Em outras palavras, quando nós passamos pelo sofrimento, nossas convicções se desmoronam como um castelo de cartasE sendo assim, a “dádiva da dor” já não tem mais beleza para nós. E a sensação que temos é que “Deus está Controle” é apenas uma afirmação de autoajuda gospel.  

A “dádiva da dor” ou “o servo sofredor” já não são tão atraentes quanto nos livros ou no testemunho de outrem.

Como diz o grande escritor C. S. Lewis: “Sempre tivemos uma ideia acerca de Deus. A diferença é que em algumas ocasiões descobrimos que Deus não é exatamente aquilo que imaginávamos. E tememos por isso”. Ora, irmãos, temos que parar de projetar nossa visão sobre Deus e confiar que Ele de fato tem o controle de tudo.

O que significa Deus está no Controle de tudo?

Basicamente, significa que Deus é soberano e tem o domínio sobre todas as coisas. Nada escapa da sua permissão ou da sua vontade. Se sua soberania é absoluta, dizer que Deus está no controle é reconhecer que temos que aceitar com serenidade as pancadas da vida.

Só temos que lembrar algumas coisas. A primeira delas é que Deus é soberanoOu seja, como já citamos, Deus está no controle de tudo. Ele é o Criador e seu reino estende sobre toda terra. O Rei Nabucodonosor reconheceu isso, dizendo:

“Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Daniel 4:34-35)

Dessa forma, no texto da Palavra de Deus vemos um ímpio reconhecendo a soberania de Deus sobre toda Terra. A vontade do Senhor impera sobre tudo e todos, reduzindo nosso entendimento à uma parte muito pequena diante daquilo que o Senhor tem controle.

Por isso, quando ocorre qualquer problema em nossa vida, devemos nos lembrar de que Deus está permitindo que isso aconteça, mesmo que não entendemos. 

Aliás, sempre insistimos na ideia de querer entender o significado de todas as coisas, quando na maioria delas, precisamos apenas aceitar, afinal, Deus é soberano!

Como disse o Pr. Hernandes Dias Lipes, “mesmo quando sofremos, Deus está no controle das circunstâncias, para consolar-nos, levantar-nos, fortalecer-nos e usar-nos como fontes de consolação”.

Portanto, o sofrimento não é pecado, mas apenas algo que Deus está permitindo em nossa vida para algum motivo, mesmo que a gente não saiba a razão. 

Deus está no controle de tudo e permite tudo o que acontece 

Isso incluindo tragédias humanas às vezes incompreendidas. Como cristãos, precisamos ser lembrados de que tudo o que acontece conosco em nossa vida é permitido por Deus. Deus permite até o pecado.

Porém, se Senhor permite que coisas pecaminosas aconteçam, Ele nunca as causa. Visto que Deus possui tudo, não é pecado para ele tirar uma vida ou destruir algo. Pois ao Senhor pertence a vida! Mesmo que isso seja difícil de entender, precisamos nos conformar. 

Devemos sempre nos lembrar da doutrina da soberania, do contrário, não entenderemos porque coisas ruins acontecem. E ao querermos entender os pormenores da vida, encontraremos apenas frustração e ausência de muitas respostas.

Mas acima de tudo: Deus está no controle de tudo. Tudo o que Deus faz por nós, no fim das contas, coopera para nosso próprio bem.

Como disse Billy Graham, “A mão de Deus nunca escorrega. Ele nunca comete um erro. Cada movimento seu é para o nosso próprio bem e para o nosso bem final.”

Na Bíblia também vemos o mesmo pensamento:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).

No fim das contas…

Crer que Deus está no controle é um conforto que temos. É o reconhecimento de que Deus é soberano e nós não somos nada diante dele. É uma espécie de contentamento em relação às coisas da vida… Que Deus nos ajude!

LEIA TAMBÉM:

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *