Como liderar jovens na igreja?

A liderança cristã para jovens é um desafio para a igreja de Cristo. O mundo contemporâneo tem atraído cada vez mais os jovens para a vida fora da igreja, enquanto a liderança tem ficado perdida e sem rumo sobre como envolver a mensagem cristã nos dias de hoje. Foi pensando nisso que tentei descomplicar como liderar jovens na igreja.

É preciso deixar bastante claro: não há segredos e não existe fórmula mágica em relação à liderança de jovens no meio cristão. Acima de tudo, o líder deve colocar sua vida perante o Senhor e pregar a mensagem do evangelho

Mas como apresentar o reino de Deus para a juventude de forma contextualizada? Como ajudar os jovens a terem um relacionamento com Deus? 

Se você quer saber mais sobre como liderar jovens na igreja, antes, é necessário:

  • Aprender as necessidade dos jovens cristãos
  • Planejamento para liderar e conduzir o trabalho com os jovens na igreja
  • Criar líderes entre os próprios jovens
  • Usar a criatividade 
  • Fortalecer o relacionamento com eles

Vamos agora entender cada uma dessas questões. Venha comigo!

É necessário aprender as necessidades dos jovens cristãos

Você vai servir aos jovens de sua cidade? Então, antes de começar um ministério com eles, é necessário compreender os desafios que os jovens e suas famílias enfrentam em seus cotidianos. 

Isso envolve estudar o contexto da sua cidade e fazer as seguintes perguntas: 

  • Como esses jovens vivem? 
  • Existem opções de lazer? 
  • A maioria são universitários?
  • Esses jovens trabalham?
  • Estão inseridos em uma cultura rural ou urbana?

A questão é, onde quer que você planeje servir, entenda o contexto de vida das pessoas que você irá liderar. Isso é igualmente importante se você vai estar no exterior, onde os desafios que os jovens enfrentam podem ser bem diferentes do que você está acostumado. 

Na verdade, entender o contexto do seu público vai te ajudar como liderar jovens na igreja. Sabe por quê? Pois é necessário adaptar a linguagem e gerar identificação com essas pessoas.

Imagine se você está em um contexto rural. Se você apresentar o evangelho com exemplos, músicas e práticas do meio urbano, provavelmente seu trabalho encontrará dificuldades. 

Da mesma forma se seus jovens estão inseridos em um contexto universitário, a mensagem do evangelho precisa ser apresentada de forma específica. Isso inclui programações que envolvam atividades que envolvem espírito crítico e questionador.

Planeje-se para liderar

Não existe trabalho cristão sem o estabelecimento de um planejamento prévio. Isso te dará um rumo diante do desafio de como liderar jovens na igreja. Afinal, depois de saber quem é seu público e quais suas necessidades, você precisará entender e planejar o que fazer para caminhar na fé com esses jovens. 

Portanto, é essencial decidir:

  • Com que frequência você encontrará com o grupo
  • Quais são suas expectativas sobre os jovens que você trabalhará
  • Qual o tema a ser desenvolvido durante o ano
  • Quais programações será desenvolvidas para comunhão, pregação e vivência do evangelho

Depois de estabelecer as expectativas sobre o trabalho e de articular um propósito para o grupo, é urgente envolver os próprios jovens no planejamento do trabalho na igreja.

Talvez você esteja planejando certas atividades como estudo da Bíblia, jogos, programações musicais. Além disso, o que você está aberto a fazer? 

Você precisará encorajá-los a contribuir com a construção do trabalho na igreja. Ou seja, os jovens precisam ver suas ideias ganharem vida. De certa forma, isso dará um senso de identidade do grupo, mantendo-os engajados com a proposta do reino de Deus. 

Levante líderes entre os jovens

Não se esqueça: dificilmente você conseguirá liderar e fazer tudo sozinho. Uma das principais habilidades do líder cristão de jovens precisa é a capacidade de delegar. Se você quer saber como liderar jovens na igreja, então, saiba compartilhar sua liderança com outros. Deus também tem um chamado para os jovens!

Sem voluntários, você não terá eventos que envolvam esses jovens. Você vai precisar de ajuda! E alguns desses ajudantes precisarão de autonomia suficiente para poder ajudá-lo de forma eficaz.

 Veja um exemplo bastante simples: Se você tem 40 adolescentes em seu grupo de jovens e todos eles precisam de carona para seu projeto de serviço, você apreciará ter alguém encarregado de coordenar o transporte!

Se seu ministério de jovens tem um encontro semanal, alguns deverão ser responsáveis por determinadas tarefas:

  • Convidar outros jovens para o trabalho (divulgação)
  • Acolhimento de novos convertidos no grupo
  • Ajuda na programação de eventos
  • Organização da parte musical e etc.

Para encorajar essas parcerias, você precisará construir relacionamentos com pessoas na igreja, seja com os próprios pais desses jovens, com a liderança da igreja e outras pessoas da comunidade que são qualificadas e que podem ajudar no trabalho com os jovens. 

Para ter sucesso na liderança de jovens na igreja, é preciso usar a criatividade

O mais importante no trabalho cristão com os jovens é pregar o evangelho e envolver a juventude na responsabilidade com o reino de Deus. Nada substitui a pregação da Palavra de Deus

Porém, você precisará usar a criatividade que Deus lhe deu para alcançar “essa galera”! E quem trabalha com jovens ou adolescentes sabe que a linguagem, ou seja, o jeito de apresentar a mensagem é de extrema importância.

Por isso, para saber como liderar jovens na igreja, é imprescindível usar toda a criatividade possível para pregar a Palavra e envolvê-los ao máximo com a vida comunitária da igreja. 

Mas como fazer isso? Posso te dar algumas dicas: 

  • Criar programações que envolvam música e comida!
  • Trabalhar em acampamentos e eventos 
  • Criar grupos de apoio para lidar com necessidades específicas desses jovens
  • Eventos esportivos

Portanto, tudo que for preciso para alcançar os jovens para Cristo você e os líderes de sua equipe precisam estar dispostos a fazer.

Como liderar jovens na igreja? Fortaleça seu relacionamento com eles

Ao trabalhar diariamente com os jovens de sua igreja, você aprenderá como é importante se relacionar com eles e suas famílias individualmente. 

Por isso, alguns precisarão de mais apoio do que outros. Mas você vai precisar de tempo para conversar cara a cara com aqueles a quem você serve. Como líder, você precisa criar relacionamentos verdadeiros, de forma a influenciar o grupo a fazer o mesmo.

Quando você se envolve com os jovens individualmente, você se torna mais do que um professor. Você se torna um mentor ou tipo de irmão mais velho. Oferece oportunidades para fazer perguntas mais específicas. 

Desta forma, você dará espaço para responder essas perguntas e fazer as suas próprias. Sabe qual o nome que damos para isso: discipulado. Fazer discípulos é a arte de viver entre aqueles que são alvos do amor de Deus e levá-los até o nosso Mestre, Jesus Cristo!

Em relação aos adolescentes, também precisamos pensar no relacionamento do líder com os pais. Quando você se relaciona com eles ​​individualmente, você ganha parceiros que te ajudarão na tarefa de envolver os adolescentes com o trabalho cristão. 

Conclusão sobre como liderar jovens cristãos

O aspecto mais importante de como liderar jovens na igreja é nunca abrir mão da mensagem do evangelho. O conteúdo a ser abordado não pode ser deixado de lado. Muitos trabalhos na igreja são enfraquecidos porque as programações tornaram-se um fim em si mesmas.

Por isso, o líder precisa pensar: qual é o meu objetivo? Por que estamos fazendo essas programações? Ou seja, o evento, o encontro com o jovem, seja o que for, precisa ser um meio para alcançá-los. 

Da mesma forma, a oração não pode ser desprezada. Liderar jovens na igreja não pode ser apenas um trabalho estratégico. Acima de tudo, sem a ação do Espírito Santo, todo trabalho e programação torna-se vã. 

Portanto, a tarefa de como liderar jovens cristãos envolve o temor a Deus, a comunhão uns com os outros e a oração. Reunindo todos esses elementos, certamente, o Senhor te abençoará!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *