fbpx

Qual é meu chamado? Escute a voz de Deus!

Todos nós cristãos somos chamados por Deus. Este é o primeiro fato que precisamos nos ater. Deus nos chamou para sermos seus filhos. Ou seja, fazemos parte do seu plano de redenção. E por meio de Jesus Cristo, somos convocados a levar a mensagem do reino de Deus para todo o mundo. Por isso, a pergunta “qual é meu chamado” é muito pertinente.

Na verdade, todos os cristãos possuem um chamado de Deus. Nossa primeira vocação é sermos servos dEle. 

Mesmo assim, muitos ainda têm dúvidas e querem saber qual é o seu chamado. Muita gente se questiona: O que Deus tem especificamente para mim? Qual é o meu ministério? Pensando em te ajudar nessas dúvidas, escrevi este texto! Deus quer falar com você!

LEIA TAMBÉM:

Deus o chamou para um motivo: entendendo qual é meu chamado 

Seu chamado pode não ser imediatamente claro para você, mas Deus quer mostrar a você, por meio do Espírito Santo, qual é o plano dEle para sua vida. 

Nosso propósito de vida ou chamado é um dos dons que Deus nos dá como crentes. Quando perguntamos “qual é meu chamado”, queremos saber qual nossa verdadeira vocação na vida. Isso inclui usar os talentos e dons que Deus nos deu para fazer atuar no Seu Reino e na vida de outras pessoas.

Não importa qual seja o seu chamado único, todos nós somos chamados para o ministério de alguma forma. Veja o que diz a palavra de Deus sobre a nossa vocação:

“Portanto, o próprio Cristo deu aos apóstolos, aos profetas, aos evangelistas, aos pastores e mestres, para equipar o seu povo para as obras de serviço , a fim de que o corpo de Cristo fosse edificado” (Efésios 4: 11-12) 

“No entanto, considero que minha vida não vale nada para mim; meu único objetivo é terminar a corrida e completar a tarefa que o  Senhor Jesus me deu – a tarefa de testemunhar as boas novas da graça de Deus”. (Atos 20:24) 

Deus chamou todos nós para a edificação do Corpo de Cristo – a Igreja – e para testemunhar as boas novas de salvação. Exatamente por isso, existem também um chamado específico que varia muito de pessoa para pessoa. Se você quer saber qual é o seu chamado, continue a buscar ao Senhor!

Qual é meu chamado: como saber o que posso fazer na obra de Deus?

Ao tentar identificar o plano de Deus para você, talvez você se sinta perdido e sem saber por onde começar. 

Antes de tudo, comece a entender quem você é e como você pode se envolver na obra do Senhor. Para isso, você deve realmente entender quem é Deus. 

Como você faz isso? A resposta é simples e tenho certeza que você já sabe: passando tempo em comunhão com Ele. Lendo a Palavra e sempre buscando a Deus em oração. 

Isso inclui muitas vezes ficar quieto e ouvir sua voz. Devemos permitir que o Espírito Santo nos encha e nos ilumine para compreender a sua verdade.

Qual é meu chamado: um passo a passo que mudará sua vida com Deus

Se você se questiona e diz “qual é meu chamado”, antes, você precisa de:

  • Ter consciência de que Deus é quem te chama
  • Conhecer a si mesmo
  • Orar para Deus te direcionar o que faz na sua Obra
  • Veja quais são seus dons e talentos
  • Converse com seus irmãos em Cristo

Vamos ver com maiores detalhes cada aspecto que te ajudará a saber qual é o seu chamado.

Tenha consciência de que Deus é quem te chama

Todos nós somos chamados a dar testemunho de Jesus e a contribuir com o Reino de Deus, mas a cada um de nós é atribuído um papel diferente. 

Isso que nos mostra 1 Coríntios 12:4-6: “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos”.

Conhecer a si mesmo

Deus nos diz, por meio de sua Palavra, quem Ele nos criou para ser. Seu chamado usará seus talentos e dons, exclusivamente concedidos a você por Deus, mas você deve saber quem Ele o criou para ser, a fim de cumprir seu chamado nesta Terra. 

Conhecer a você mesmo inclui entender em que você pode ser mais útil na obra de Deus. Você pode ensinar aos outros? Tem habilidade para falar em público ou pregar a Palavra? Pode ajudar na obra social?

Portanto, se você conhecer seu dons e talentos terá a oportunidade de entender com maior clareza qual sua vocação.

Ore sempre, busque ao Senhor. Ele te responderá!

Qual é meu chamado? Você ainda tem dúvidas? Peça ao Espírito Santo que se revele a você e lhe mostre os dons que Deus lhe deu e as maneiras que Ele deseja que você os use. 

Um exercício que te ajudará é passar algum tempo servindo aos outros. Sirva sua comunidade! Quais as necessidades de sua igreja? O que as pessoas do seu bairro mais precisam? 

Então, faça! Você saberá quando o encontrar, porque se sentirá com mais energia, mais feliz do que nunca. Através do plano perfeito de Deus, você entrará em quem Deus o criou para ser.

Veja quais são seus dons e talentos

Como mencionei acima, os talentos são aquelas coisas nas quais você é bom. Talvez você já conheça seus talentos, talvez não. Pergunte a alguns amigos e familiares de confiança o que eles consideram seus talentos. Você pode se surpreender com as respostas!

Da mesma forma, identifique seus dons espirituais. Veja como você pode ser usado por Deus para abençoar vidas. Ao fazer essa reflexão, consequentemente, a consciência do seu chamado começa a ficar mais clara em sua mente.

Compartilhe suas dúvidas ministeriais com irmãos de sua confiança

Deus regularmente nos lembra de buscar conselhos sábios ao tomar decisões ou lutar em alguma parte da vida. Isso pode ser tão simples quanto conversar com um amigo ou parente de confiança ou buscar aconselhamento cristão. 

Por isso, pessoas que possuem mais experiência na fé cristã podem te ajudar a enxergar seus dons e talentos. Na verdade, Deus pode usar pessoas que estão próximas a você para te orientar em relação à sua vocação. 

Independentemente de quem você escolher para discutir seu chamado de Deus, certifique-se de que eles sejam firmes em sua fé e possam fornecer a sabedoria, o discernimento e o apoio de que você precisa.

“O caminho dos tolos parece certo para eles, mas os sábios ouvem os conselhos”. (Provérbios 12:15).

Talvez, esta pergunta “qual é meu chamado” ainda esteja forte em sua mente! Eu creio que Deus te ajudará e muito em breve você encontrará respostas! Deus te abençoe!

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *