Como vencer o medo na Bíblia?

Você já se viu diante de situações que parecem impossíveis? Situações que parecem maior do que sua capacidade de enfrentar? Como lidar com o medo? Às vezes enfrentamos desafios que se agigantam… e nesse contexto, o medo assombra e toma conta de todos os nossos sentidos. Por isso, como vencer o medo na Bíblia?

Antes de responder a questão principal deste texto, precisamos nos lembrar que o medo é uma sensação que sempre nos rodeia. Além da sensação psíquica, ligada às emoções, o corpo exala o temor, o pavor. Dizem que determinadas espécies de animais conseguem inclusive farejar o medo humano. Isso não significa que precisamos nos sucumbir aos nossos temores e ficarmos travados diante da vida. 

A Palavra de Deus nos encoraja a prosseguir, mesmo que tudo ao nosso redor diga o contrário. Por meio da fé temos a força necessária para prosseguir, vencendo o medo e encarando nossos temores.

LEIA TAMBÉM: 

Como enfrentar o medo na Bíblia?

Diante do sofrimento, até Jesus, o Filho de Deus, teve que enfrentar o medo! Ele transpirou sangue e no mais profundo do seu íntimo, ele sentia que precisava cumprir sua missão, precisava fazer a vontade do Pai. Mas seu corpo temeu, Ele sentiu. “Ficando em agonia, continuava a orar mais seriamente; e seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo ao chão.” (Lucas 22:44)

Deste modo, Jesus pede ao Pai que se possível que passe o cálice, mas que fosse feita a vontade do Pai (Lucas 22: 42). Diante do medo, Ele derrama sua alma na presença de Deus, confiando extremamente naquele que o chamou. Ou seja, o próprio Jesus se entregou aos propósitos de Deus, confiou plenamente naquilo que o Pai tinha planejado para Ele. Em outras palavras, a fé nos fortalece para lidar com o medo.  

Eu também tive (tenho) medo

Eu, em 2022, prestes a passar pela benção de ganhar um presente, o milagre da vida, e encontrar com a bebê que carreguei por 9 meses na barriga, senti que o medo do parto por vezes me invadiu. Um medo latente, real, bastante real. E me pego pensando: como lidar com o que eu sinto? As palavras que ouço em minha mente são as mesmas: “não tenha medo, tenha fé!”

Pedro temeu ao tentar andar sobre as águas. Ele percebeu o vento forte e teve medo, mas mais do que isso, começou a duvidar e a naufragar na fé e, literalmente, nas águas. Ele também temeu quando prenderam Jesus, o que provavelmente o levou a negá-Lo três vezes naquela noite. O pavor de padecer também, pode ter levado Pedro a fraquejar mais uma vez.

Diante disso, entendemos que o medo é um sentimento legítimo, que diz respeito à nossa capacidade de sobreviver, à necessidade de nos mantermos vivos, saudáveis e sãos. Faz parte do pacote sobrevivência que vem em nossa humanidade. O grande problema é quando o medo substitui nossa vontade de encarar os desafios, desprezando nossa confiança em Deus. 

Agora, se alguém me perguntasse como lidar com o medo, eu diria: Busque ajuda! Busque se preparar! Não tenha medo, tenha fé! Veja aqui o que a Bíblia nos ensina sobre ter fé diante o medo. 

Não tenha medo, tenha fé: ouça o que diz o Senhor

Na Bíblia existem várias menções que nos encorajam diante das dificuldades e nos dá força para não ter medo. Por isso, precisamos buscar o nosso ajudador através de uma oração sincera, livre, sem rodeios. Dê nome aos seus medos, se entregue à vontade de Deus e confie nEle.

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.” Salmos 56:3

Esteja cercado por pessoas que te acolham, que compreendam sua luta, que chorem com você. Mas também pessoas sábias que consigam intervir quando for necessário dar um “basta” no medo. A comunhão com outros irmãos nos ajuda a lidar com o medo. Seja por meio da oração comunitária ou de conselhos que encorajam a alma, para enfrentar o medo precisamos dos outros.  

Por isso, tenha pessoas (psicoterapeutas) e amigos verdadeiros e sábios para te ajudar a nomear seus medos. Nossos sentimentos são melhor enfrentados, quando os trazemos à tona. Negar ou viver ignorando o que te aflige na madrugada, quando ninguém mais vê, não vai mudar como você se enxerga na frente do espelho. As máscaras não são capazes de te proteger dessa verdade.

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

Se você que vencer o medo, peça a Deus por mais confiança nEle. Na Bíblia, aprendemos que a fé é capaz de mover montanhas. Acredite no Deus da sua salvação e deposite aos pés de quem entende o que é ter medo, de quem entende sobre os sentimentos mais sombrios do ser humano, seu criador. Faça como o salmista: “ Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” Salmos 34:4

Se você ainda quer saber como vencer o medo, peça a Deus, novamente, sem cessar, que a confiança no Senhor inunde seu ser, dando coragem e força diante das situações mais extremas. Assim, você poderá dizer como o salmista: “Mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus” (Salmo 20:7). Não tenha medo, tenha fé!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *