O Que Significa a Palavra Graça na Bíblia?

O que significa a palavra Graça na Bíblia? De forma bastante resumida, Graça na Bíblia se refere à iniciativa de Deus em nos amar e perdoar, mesmo nós sendo merecedores da condenação eterna. Como diz Roger Smalling, “Graça é a bondosa disposição de Deus para perdoar aos pecadores perdidos”. 

Em toda Bíblia, podemos ver sinais claros da bondade de Deus em relação à humanidade. Mesmo com nossa insistência no pecado, o Senhor nos recebe como seus filhos. 

É justamente sobre o que significa a palavra Graça na Bíblia que meditaremos neste texto! Venha comigo!

Leia também:

Para pensarmos na Graça, temos que nos lembrar que somos pecadores

O Senhor nosso Deus nos criou para sua glória. E o Pai compartilhou conosco sua imagem, dando-nos o livre arbítrio. Porém, o homem pecou, entrando em estado de rebelião contra Deus.

Se queremos saber o que significa a palavra Graça na Bíblia, então, precisamos entender o efeito do pecado em nossa relação com o Senhor. 

Como Deus é plenamente Santo, o pecado nos afasta totalmente dEle. Na Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte”. A condenação ao inferno é o único merecimento que a humanidade tem diante de Deus, uma vez que nosso pecado nos transforma como inimigos de Deus.

Mas Jesus, ao sofrer na cruz e ao se entregar como sacrifício vivo diante de Deus, nos mostra na prática o que é Graça na Bíblia. 

Desta forma, a entrega de Jesus por nós, pecadores, nos mostra a graça de Deus em movimento. Ou seja, mesmo Ele sendo Deus, Ele tomou a iniciativa de nos salvar e nos transformar em seus filhos. 

O que significa a palavra graça na Bíblia? Veja a resposta!

O significado de graça na Bíblia refere-se ao favor de Deus em relação a nós pecadores. É Deus agindo em nós por meio da sua livre iniciativa, o que significa que Deus nos recebe mesmo sendo pecadores. 

Basicamente, a graça de Deus não é algo que merecemos. Ou seja, não existe colaboração humana na salvação. O perdão e o amor de Deus são gratuitos. 

A epístola de Paulo aos Romanos nos mostra o que queremos dizer quando dizemos que a graça não é merecida . No terceiro capítulo da epístola, o apóstolo explica que no último dia, “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (3:23).

Repare que se o texto acabasse nesse trecho, não haveria escapatória para o problema do pecado. Mas o apóstolo prossegue, dizendo: “sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (v. 24).

Paulo prossegue seu raciocínio citando Abraão como o exemplo preeminente de alguém que foi justificado somente pela fé e, portanto, livre da sentença de condenação de Deus. 

Se a base para a salvação de Abraão, sua justificação, fosse algo que Abraão fez – alguma boa ação, algum serviço meritório que ele executou, alguma obrigação que ele cumpriu – se fosse com base nas obras, Paulo diz, ele teria algo sobre o qual se orgulhar. Mas Abraão não tinha tal mérito algum. 

Quando perguntamos o que significa a graça na Bíblia, precisamos nos atentar que esse “favor imerecido de Deus” para conosco é completo.

A Palavra Graça na Bíblia: é o favor imerecido de Deus

Em 1Pedro 4 diz que o “amor de Deus cobre multidão de pecados”. Esse é um aspecto relevante da graça de Deus. Por meio de Jesus Cristo e seu sacrifício, o Senhor nos resgata do nosso pecado, oferecendo à nós outros um novo e vivo caminho. Isso é a graça atuando em nós.

Na Escritura lemos – Efésios 2 – que nós “somos por natureza, merecedores da ira de Deus”. 

Paulo então conclui: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4,5).

Ou seja, se o significado de graça na Bíblia é a concretização do amor de Deus em nossa vida, algo que não merecemos, ela também nos livra da condenação eterna.

A graça de Deus é salvadora. Vemos isso claramente quando Paulo afirma “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).

Resumindo: o que significa a palavra Graça na Bíblia? Podemos dizer com toda segurança, que a graça de Deus é ação divina em nossa direção, nos salvando do pecado de forma a nos oferecer uma vida genuinamente em Jesus.

O que significa dizer que Deus é gracioso para com as pessoas? Quando reconhecemos a graça de Deus em nossa vida, somos eternamente gratos pelo seu amor, perdão e misericórdia. 

Diante disso, só nos resta uma coisa: nos render ao Senhor e dedicar nossa vida inteiramente a Ele. Você conhece a Deus? Você já foi alcançado por sua graça?

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *