google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Palavra sobre Fé e Esperança: Deus quer falar com você! [Atualizado]

Se você busca uma palavra de fé e esperança, você está no lugar certo. Na verdade, eu preciso de te perguntar uma coisa. Como falar em fé e esperança em um mundo cheio de mazelas e pecados? É impossível saber para onde correr.

Sabe aquela expressão “se correr o bicho pega se ficar o bicho come”? 

É exatamente isso. Em 1 João 5:19 diz: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”.

Opa opa… como é?

Isso mesmo, o mundo está sob a influência do mal. É só assistir os noticiários pra confirmar isso. O mal virou o normal e a bondade é uma exceção.

Mas tem mais…

Se você acha que o pior é o mundo que está sobre a influência de satanás, tenho uma notícia pra você: NÃO, o pior é o pecado que habita em nós.

Meu Deus… 

E você caiu aqui achando que ia ter uma palavra de fé e esperança. Meu amigo, minha amiga… 

Diante de um mundo caído e de um coração pecaminoso, qual é a palavra de fé e esperança que temos?

Palavra sobre fé e esperança na Bíblia

A resposta não está em mim, mas na Bíblia. Ela que possui a palavra sobre fé que alimenta nossa caminhada cristã. Na Palavra de Deus temos a firmeza para prosseguir em meio às lutas e provações. 

Vamos ler 1 Tessalonicenses 1:3-4: 

“Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.

Enquanto Paulo escreve isso, ele aponta algumas coisas interessantes que estava acontecendo na primeira era da igreja cristã. 

Os irmãos de Tessalônica eram de maioria grega.  Só pra contextualizar para você, a comunidade de Tessalônica pertencia à Macedônia, um império onde o paganismo era a prática religiosa mais comum. Por isso, toda sorte de perseguição e enfrentamento do pecado os cristãos da igreja de Tessalônica encontraram em sua caminhada…

Mas Paulo faz o quê? Ele os lembra de que sua fé está crescendo, seu amor está crescendo, eles estão resistindo e enfrentando isso juntos.

A mensagem de Paulo é uma palavra de fé e esperança! As dificuldades eram muitas: perseguição, abandono da fé e a incômoda presença do pecado.

Mesmo assim, o apóstolo Paulo traz uma palavra de fé e esperança! Se alguém me perguntasse se eu gostaria de ser descrito como uma pessoa que está se fortalecendo em sua fé e amando mais os outros, eu teria de dizer: “CLARO”!  

Isso estava acontecendo entre os tessalonicenses e também vivemos hoje: um mundo cheio de problemas com pessoas cheias de pecados! 

Mesmo assim, a esperança triunfa sobre a maldade. A certeza que temos no juízo de Deus alimenta nossa alma. A certeza que temos na vitória por meio da Cruz, nos leva viver com esperança, ainda que o mundo não nos ajude.

Esperança e fé mesmo na luta

Às vezes, fazemos grandes descobertas sobre Deus quando não esperávamos por isso. Quando estamos passando por dificuldades, somos capazes de ver a forma como Deus provê e cuida de nós. 

Então…

É exatamente que isso traz esperança! Deus realiza algumas de suas maiores obras realmente quando a maré está contra nós. É justamente na nossa fraqueza que o Senhor revela sua força. em nós. Por isso que o apóstolo Paulo esperava sempre em Deus, nos trazendo uma palavra sobre fé e esperança. Veja abaixo:

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte. (2 Coríntios 12:10)

Nunca se esqueça, é preciso que o solo seja moído e preparado para que a semente dê fruto. As provações de viver em um mundo caído nos dão o combustível para prosseguir no Caminho. 

É preciso que o grão partido para dar pão. É  necessário que o pão partido para nos dar forças. 

Em meio a tempos turbulentos, encontramos um poder que nunca sabíamos que poderíamos ter. Esse poder desperta em nós a consciência de que não estamos sozinhos. 

Esse poder traz esperança! E essa esperança move nosso coração a viver pela fé, sem depender unicamente da nossa força para caminhar.

Diante disso, a palavra de fé e esperança que a Bíblia nos traz é esta: em meio às pressões e as dificuldades quem nos dá forças é Senhor.

Ele que por meio da sua Palavra nos dá fé… E a esperança que temos vem unicamente de Jesus.

Fé, esperança e confiança em Deus

Falamos neste texto sobre esperança, mas também precisamos destacar sobre a fé. A espístola de Hebreus traz uma definição maravilhosa sobre fé, que revala sua total conexão com a esperança em Jesus. Leia:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Hebreus 11:1

 

Às vezes é difícil ver esperança em no meio do caos, quando não vemos sinais de mundança. Sim, precisamos VER para crer, ver que as coisas estão para ser mudadas.

Mas, a Bíblia diz que a verdadeira esperança não vem da nossa visão das coisas. A fé vem justamente quando não vemos, mas cremos. E se podemos ter esperança de uma coisa, como nossa salvação, que também é invisível, então podemos ter esperança de outras coisas também. 

Ora, como podemos ter certeza naquilo que não vemos? Ou como podemos manter a esperança naquilo que ainda não foi concretizado? Ou como podemos confiar no Senhor diante de tantas más notícias?

A resposta está na FÉ! No fim das contas em nosso dia a dia, confiamos em muitas coisas que não vemos. Em nossa vida espiritual, somos desafiados constantemente a confiar por meio da fé. 

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? (Romanos 8:24)

Por isso mesmo, embora não possamos ver Deus, podemos estar cheios de esperança. A esperança nos garante que podemos confiar por a Palavra de Deus testifica que Ele é real, e suas obras são verdadeiras apesar das nossas incertezas.

A verdadeira esperança vem da confiança que temos em Deus por meio da fé. A palavra de fé e esperança que encontramos na Bíblia é esta: mesmo quando tudo está ruim e nossas forças estão esgotadas, nós confiamos no Senhor, o nosso Deus!.

Uma maneira de saber se você está confiando em Deus é justamente por meio das tribulações. Como nos mostra a Palavra, nas lutas nossa fé é testada. E a labuta do dia a dia nos traz, no fim das contas, a esperança em Deus. Leia:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. Romanos 5:3,4

Que esta Palavra de Fé e Esperança encha o seu coração! Amém?

Para finalizar, este vídeo do Pr. Antonio Jr. traz um bom resumo do que tratamos nesta nossa explicação:

O que você achou do texto? Comente aqui embaixo. Se puder, compartilhe com alguém!

 

 

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *