google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Como Descansar em Deus mesmo nas situações mais difíceis?

Como descansar em Deus em meio às lutas e às dificuldades do cotidiano? Primeiramente, só descansa em Deus aquele que aprende a confiar no Senhor. Em segundo lugar, descansar no Senhor é um exercício diário, uma vez que enfrentamos nossos medos e testamos nossa fé por meio da oração.

Se você quer se aprofundar mais e refletir como descansar em Deus de verdade, leia este texto! 

Leia também: 

Descansar em Deus é um desafio!

Deparo-me com aquele versículo clássico em um sábado qualquer:

“No sétimo dia Deus descansou(…)” (Gênesis 2:2). A pretensão era iniciar a leitura da bíblia toda, apenas isso. Mas Deus nos surpreende com seus desígnios e fala ao nosso coração mesmo diante de textos bíblicos já tão conhecidos. Tenho meditado constantemente naquele salmo: “em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu Senhor me faz dormir tranquilo” (Salmo 4:8).

O descanso para nós é um desafio. Parece contraditório porque a palavra “desafio” exige esforço, exige disciplina, exige tanto. Exige. Mas descansar requer isso de nós, especialmente nos nossos dias. 

O trabalho ao mesmo tempo em que foi algo estipulado por Deus que incumbiu ao homem o cuidado com a terra e com os animais, ou seja, como mordomos; possui um sentido de algo penoso depois da queda. 

Assim, ao mesmo tempo em que é possível encontrar satisfação pela sua dimensão de realização, de dever cumprido, e de nos sentirmos bem pelo que produzimos, gera cansaço mental, gasto enérgico, consome nosso tempo, nos envolve.

O descanso, por outro lado, foi algo que o próprio Deus fez, mesmo ainda diante de um mundo a ser formado e tantas coisas a serem feitas (Gn 2:5). Coisas que dependiam exclusivamente dEle. Em quantas situações nos sentimos sozinhos nas nossas tarefas? 

Como descansar em Deus diante de tantas tarefas que temos?

Há 20 ou 30 anos atrás tínhamos uma ideia de trabalho que separava os aspectos pessoais da vida profissional como diferentes (incutidas desde a separação das roupas – sociais e roupas de sair – espaços físicos, grupos sociais diversos etc). 

Hoje com a expansão da internet, mudou-se a percepção sobre o trabalho. Trabalhar em casa ou novas profissões que vêm surgindo pelo meio digital, também no contexto de muitas startups

Essas empresas prometem dar uma leveza ao trabalho incluindo sala de jogos e vídeo game no ambiente de trabalho, mistura-se a diversão com o trabalho de tal forma, que trabalha-se por muito mais tempo. 

As mídias que mais recentemente são invadidas pelos aspectos profissionais das pessoas, apresentam também a vida pessoal, incluindo isso aos sábados e domingos. E de repente, provavelmente agora mais que nunca, é bonito trabalhar de domingo a domingo, sem momentos de lazer. 

E as pessoas que não têm tempo para nada são consideradas mais importantes. De repente exibem uma superioridade por não ter tempo para o lazer, para a família, para a casa, para a vida em comunidade, para dedicar tempo aos que precisam…

E aí, nessa sociedade, o descanso é um desafio. É uma luta. Briga por espaço na agenda. Mas se o descanso se tornar apenas mais uma coisa a ser feita, já adianto, produzirá poucos frutos. As noites não vão ser bem descansadas como as do salmista. Porque há sempre tanto a ser feito! Há sempre o que se fazer…

Aprendendo a confiar no Senhor por meio do Salmo 4

Leia abaixo o Salmo 4. Reflita o que o Rei Davi nos ensina sobre como descansar em Deus, ainda que nossa alma esteja agitada: 

Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? Pausa

Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. 

Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor.

Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.

Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.

Salmos 4:1-8

No início do Salmo, Davi demonstra que seu coração estava angustiado. Diante disso, ele faz uma oração de entrega a Deus. 

A resposta sobre como descansar no Senhor depende diretamente do quanto nós confiamos em Deus. O próprio Rei Davi, em meio a tantas batalhas e conflitos com outros povos, confiou em Deus quando disse: “o Senhor ouvirá quando eu o invocar”.

Descansar em Deus é confiar inteiramente no Senhor

Lançai nele todas as vossas preocupações! Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso, jogando-os longe de si, resoluta e confiantemente. Não os jogue num canto qualquer, mas coloque-os nas costas de Deus, pois ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los. (Martinho Lutero)

A frase acima, de Martinho Lutero, também nos ensina muito sobre descansar no Senhor. Precisamos sempre orar para que a angústia que afeta nossa alma seja depositada nos braços de Deus. 

As preocupações, sempre elas, nos atrapalham de confiar em Deus, principalmente nos dias mais difíceis. 

Descansar é dar uma pausa e deixar Deus agir em nossa vida

Diante disso, volto a pensar sobre o sono do salmista, narrado no salmo 4 que vimos acima. 

Davi escreveu este Salmo e certamente podemos lembrar que sua vida não foi um mar de calmaria. Contrariamente, ele viveu situações turbulentas, inquietantes, desesperadoras e ameaçadoras, inclusive. Mas ele afirma pela fé que consegue dormir tranquilo. 

Penso que a fé e a confiança de Davi o faziam repousar, confiante de que “É certo que o Senhor não dorme. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (Salmo 121: 4-5).

Ou seja, mesmo diante das situações mais extremas, a confiança de Davi o ajudava a dormir tranquilo. Sua confiança em Deus era tão presente em sua vida, que ele não tinha outra alternativa: descansar em Deus. Por isso ele dormia tranquilo. 

No vídeo abaixo, o Pastor Antonio Junior nos traz grandes lições sobre como descansar em Deus, confira:

Descansar em Deus e o exercício da fé

Na verdade, confiança em Deus requer disciplina espiritual. É um exercício diário de entrega, oração e leitura da Palavra. Para confiarmos no Senhor e descansar nele, precisamos exercitar a nossa fé, com a perspectiva de centralizar em Deus toda nossa confiança.

Talvez, o agito do nosso dia a dia tenha afetado nossa vida de oração e, consequentemente, nossa confiança em Deus não tem sido o suficiente para nos fazer descansar nEle.

E nessa vida de afazeres sem fim, a imagem de um bebê ao colo de sua mãe vem à mente, no movimento contrário do “eu posso”, “eu consigo”, podemos simplesmente nos entregar, pois:” Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” (Salmo 131:2). 

No conhecido diálogo entre Marta, Maria e Jesus em Lucas 10: 38-42, Marta se ocupa de muitos serviços provavelmente domésticos para recepcionar Jesus e as pessoas que vinham com ele até sua casa. 

Mas sua irmã se assenta aos pés de Jesus e escuta atentamente suas palavras.  “Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária”.  

Que a nossa fé cresça a ponto de podermos, finalmente, descansar nos braços do nosso Pai.

Obs.: Texto de Bárbara e Gustavo…

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *