fbpx

Jesus ressuscitou no terceiro dia: conheça a mensagem da páscoa

Aleluia, Jesus ressuscitou no terceiro dia! Essa expressão é central no evangelho. Afinal, como disse Paulo, se “Jesus não reviveu entre os mortos, não temos nada para anunciar” (1 Cor 15:14). 

Diante disso, o que o apóstolo quis dizer no verso acima é que a morte de Cristo só faz sentido quando relacionada à sua ressurreição.

Se Jesus morreu para “pagar” nossa dívida com Deus, a ressurreição comunica a vitória completa da Cruz.

Ao passar pela morte, o filho de Deus mostrou sua humanidade

Em outras palavras, a fragilidade humana foi revelada na cruz, quando Cristo sentiu a dor física e o peso do pecado.

No velho testamento, temos uma expressão marcante que apontava para o chamado de Jesus.

Em Is 53:5 diz que “ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades”.

O choro e o desespero ao estar pendurado naquele madeiro, simbolizam a tristeza profunda de Jesus ao sentir a distância completa de Deus, o Pai.

Portanto, a morte de Jesus teve um significado terrível para os discípulos, que testemunharam o sofrimento agudo do seu Senhor.

Como alguém com tanta autoridade e grandeza poderia ser morto daquela forma? 

Esse questionamento atormentava a mente dos discípulos.

Muito antes da crucificação, quando o Mestre explicou aos seus seguidores que ele deveria passar pelo sofrimento, morte e ressurreição, Pedro respondeu-o sem hesitar: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” (Mateus 16:22)

Isso tudo demonstra que a morte de Jesus representava a aparente incoerência entre o Cristo que celebrava a vida abundante, mas que deveria passar pela morte de forma triste e impactante.

O recado da Cruz, você conhece?

vinho, pão e coroa de espinhos - Jesus ressuscitou

Ele deu um aviso para toda a humanidade: o preço pelo pecado foi pago. 

Sua morte traz à tona que o “salário do pecado é a morte”, e que seu sacrifício simplesmente nos redime completamente da pena eterna consequente à queda.

O grande mistério desta mensagem é justamente reforçar que o sentido da morte e sofrimento de Cristo se completam com sua ressurreição.

No terceiro dia, quando o filho de Deus saiu da tumba e encontrou com os discípulos, ele demonstrava, de forma definitiva, a vitória sobre o pecado e a morte. 

Ele venceu! Este é o verdadeiro sentido da páscoa cristã.

Jesus ressuscitou no terceiro dia e apareceu a muitos irmãos 

Na Bíblia há vários textos que demonstram que Jesus apareceu para várias pessoas depois de morto.

Isso é uma comprovação que muitos viram e testemunharam que Cristo não era apenas um personagem que trouxe uma bela mensagem.

Muito pelo contrário, sua ressurreição reforça a divindade de Cristo, que muito além de sair dentre os mortos, foi visto ser levado aos céus (ascensão).

Veja abaixo as referências bíblicas para seu estudo pessoal:

  • O túmulo vazio – Domingo da Ressurreição – Mateus 28: 1-10, Marcos 16: 1-8, Lucas 24: 1-12, João 20: 1-9.
  • Para Maria Madalena no jardim – Domingo da Ressurreição – Marcos 16: 9-11, João 20: 11-18.
  • Para outras mulheres, “a outra Maria”, Salomé, Joana e outras, ao retornarem do túmulo – Domingo da Ressurreição – Mateus 28: 9-10.
  • Somente para Simão Pedro – Domingo da Ressurreição – Lucas 24: 34, 1 Coríntios 15: 5.
  • Para os dois discípulos que vão para Emaús – Domingo da Ressurreição – Marcos 16: 12-13, Lucas 24: 13-32.
  • Aos dez discípulos no cenáculo – Domingo da Ressurreição – Lucas 24: 36-43, João 20: 19-25.
  • Aos discípulos novamente – Domingo seguinte – Marcos 16: 14, João 20: 26-31, 1 Coríntios 15: 5.
  • Para sete discípulos quando pescavam no Mar da Galileia – algum tempo depois – João 21: 1-23.
  • Para os onze em um lugar na Galileia – Mateus 28: 16-20, Marcos 16: 15-18.
  • Mais de 500 irmãos, algum tempo depois da sua morte – 1 Coríntios 15: 6.
  • Para Tiago, mas sob circunstâncias desconhecidas – 1 Coríntios 15: 7.
  • Para os apóstolos imediatamente antes da ascensão. Eles o acompanharam de Jerusalém ao Monte das Oliveiras e lá o viram subir – Quarenta dias após a ressurreição de Jesus – Lucas 24: 44-49, Atos 1: 3-8.

Jesus ressuscitou no terceiro dia: uma mensagem de esperança no amanhã!

Portanto, o evangelho de Jesus Cristo é sua vida, ensino, morte e ressurreição. Tudo que Jesus fez e falou demonstram o poder de Deus. 

Para experimentar a salvação, temos que nos achegar até Jesus e nos arrependermos dos nossos pecados. 

Você sabe qual é a mensagem da ressurreição? Essa é a mensagem da ressurreição: Deus é poderoso e Jesus venceu o pecado e a morte.

Precisamos de nos render a Jesus Cristo como nosso Senhor, demonstrando nossa imensa gratidão por “tão grande salvação”.

Então, com o poder do Espírito Santo, nós podemos amar e viver em novidade de vida

À medida que os cristãos continuam a obedecer fielmente a Palavra de Deus, Jesus os capacita a vencer diariamente a luta contra o pecado.

E quando morrermos ou quando Jesus voltar, venceremos a morte assim como ele venceu!

A mensagem que Jesus ressuscitou no terceiro dia nos traz esperança no amanhã, sabe por quê? Porque ele VIVE! 

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *