O que significa justiça na Bíblia?

Quando se trata de Deus e justiça, há muitos conceitos a serem lembrados. Deus é um Deus de amor, justiça, misericórdia e retidão. Esses quatro atributos estão refletidos na Bíblia e devem guiar nossa compreensão de Deus. Para entender verdadeiramente o que significa justiça na Bíblia, devemos primeiro examinar como as Escrituras falam sobre esses conceitos.

Se queremos entender o que significa justiça na Bíblia, precisamos nos lembrar que Deus é plenamente justo. Como criador do universo e mentor da bondade e misericórdia, Deus abomina o pecado e tem prazer naquilo que é justo e reto.

LEIA TAMBÉM:

O que significa justiça de Deus?

Em toda a Bíblia, descobrimos que Deus é um Deus de justiça. Ele exige justiça de suas criaturas e fala contra a injustiça. Ele tem zelo pela justiça e disse que a justiça será restaurada em toda a terra. No entanto, muitos cristãos lutam para entender o conceito de justiça no contexto dos eventos atuais.

Na Bíblia diz que ninguém pode ser declarado justo perante Deus pelos seus atos. “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado”. (Romanos 3:20).

Neste aspecto, o pecado é uma afronta à natureza pura e completamente cercada de bondade, que é o nosso próprio Deus.

Porém, a justiça de Deus é revelada através da Cruz. Por meio da morte de Jesus, mesmo sendo pecadores, fomos justificados por Jesus, que toma nosso lugar e nos dá acesso ao Pai. Veja o que o apóstolo Paulo afirma sobre a justiça de Deus:

Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:21-24)

Ou seja, Deus é justo, mas o sacrifício de Jesus nos justifica perante o Senhor.

O que significa dizer que Deus é justo?

O autor Herman Bavinck diz que a justiça bíblica não é, antes de tudo, um conjunto de tópicos ou um conjunto de regras e diretrizes. A justiça está enraizado no próprio caráter de Deus e é o resultado desse caráter, que nunca é menos do que justo.

A justiça é definida na Bíblia como a prática de tratar os outros com justiça e cuidado. Na Bíblia, Deus nos chama a buscar justiça para aqueles que são vulneráveis. A Bíblia também regularmente combina justiça com justiça, bondade e compaixão. Como tal, devemos sempre buscar a justiça quando estamos lidando com os outros.

O zelo de Deus pela justiça é demonstrado nos profetas em toda a Bíblia. Em Amós 5:7, Deus adverte contra a injustiça e ameaça julgar aqueles que oprimem os outros. O profeta Zacarias exorta o povo de Deus a exercer a verdadeira justiça. Miquéias pergunta retoricamente: “O que o Senhor exige?”

Por outro lado, a justiça de Deus também é retributiva.  O autor Timoty Keller diz que Deus não apenas estabelece justiça para aqueles que foram injustiçados e maltratados, mas também pune aqueles que cometeram esses erros.

Ele “não poupa os ímpios”. Como o Juiz de toda a terra, o Senhor finalmente dará a todos o que a justiça dita que é devido a eles, levando à condenação eterna aqueles que não foram justificados mediante o sacrifício de Jesus.

Mas ele também restaurará e “renovará todas as coisas” para que não haja mais mal, sofrimento ou morte (Mateus 19:28). Tanto sua justiça retributiva quanto remunerativa chegarão ao cumprimento final no final da história, e viveremos em novos céus e nova terra cheios de justiça (2 Pedro 3:13).

Como Deus pode ser justo se Deus é amor?

De acordo com a Bíblia, Deus é um Deus de amor, e Ele ama o mundo, o que inclui a humanidade. No entanto, a Bíblia considera todos os pecadores inimigos de Deus. Ele chama aqueles que desobedeceram a Deus de seus inimigos em Romanos 5:10 e Colossenses 1:21, por exemplo. Essas pessoas são inimigas de Deus porque voluntariamente se colocaram contra Ele.

Outra maneira de ver Deus como um Deus de amor é entender o significado da palavra “amor”. O amor é auto-sacrifício, e Deus deu sua vida para que a humanidade pudesse ser livre do pecado. Porém, o fato do amor ser uma característica de Deus não anula seu senso de justiça.

Ele é misericordioso e tardio em irar-se, mas Ele cumprirá com rigor a sua justiça contra aqueles que são ímpios e impuros de coração. Portanto, quando buscamos que significa justiça na Bíblia, precisamos lembrar que em Jesus, Deus cumpriu sua justiça para com os seus filhos. Mas àqueles que não fazem parte do seu reino e não se entregaram a Jesus, serão condenados.

Também precisamos praticar  a justiça de Deus

Se o mundo está lotado de pecado e injustiça, como servos de Deus precisamos propagar o amor e a justiça de Deus. Neste aspecto, Paul Louis Metzger, ao explicar o que significa justiça na Bíblia, nos diz que precisamos nos preocupar com as injustiças e desigualdades deste mundo, fazendo o bem.

O autor ressalta que a pregar a justiça está no centro da verdadeira religião, de acordo com Tiago, que diz que o tipo de “religião que Deus nosso Pai aceita como pura e sem defeito é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas angústias e guardar-se de ser poluído por o mundo” (Tg 1:27). 

A Escritura anterior diz: “Os justos se preocupam com a justiça para os pobres, mas os ímpios não têm tal preocupação” (Provérbios 29: 7).

Por fim, o que significa justiça na Bíblia? Basicamente, que Deus é justo e abomina o pecado, mas Cristo satisfez a ira de Deus nos justificando perante Ele. Por outro lado, ele cumprirá sua justiça e condenará aqueles que não foram salvos. Por fim, somos convocados a fazer o bem e praticar a justiça nesse mundo, corrigindo a desigualdade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *