Como discipular um novo convertido?

Se você quer saber como discipular um novo convertido para ajudá-lo a dar seu primeiros passos na fé em Cristo você está no lugar certo. Como crente em Jesus há muitos anos, já participei de inúmeros grupos de discipulado cristão. Quero compartilhar com você minha experiência e te incentivar a caminhar na fé com os novos convertidos de sua comunidade religiosa.

O discipulado cristão é uma missão de Jesus a todos aqueles que guardam e amam o evangelho. Após sua morte e ressurreição, o nosso Mestre instruiu seus discípulos a levarem a mensagem do evangelho a toda criatura. Isso significa que assim como nós nos tornamos discípulos de Jesus após nossa conversão, nossa tarefa é ser um instrumento de Deus para trazer mais pessoas aos “pés da cruz”. 

Para discipular um novo convertido, você precisa apresentá-lo a uma igreja ou grupo cristão

O discipulado envolve a caminha na fé com o objetivo de nos tornarmos semelhantes a Jesus. Quando algum novo convertido começa a dar seus primeiros passos na vida cristã, precisamos apresentá-lo a uma comunidade da fé. É quase impossível viver o evangelho sozinho e sem o apoio de irmãos em Cristo.

Por isso, o discipulado inicia-se na igreja, a partir da comunhão dos santos. Ao frequentar os cultos e participar das atividades da comunidade, o novo convertido tem a oportunidade de ouvir a mensagem do evangelho e ser incentivado por outros a se envolver no corpo de Cristo.

Porém, todo trabalho junto aos novos na fé precisa ser feito com naturalidade. Nossa missão é converter ninguém à igreja, mas levar pessoas a conhecerem o evangelho e serem transformadas por Jesus. 

Nosso papel é simples: ajudá-los a compreender a Palavra de Deus, caminhando lado a lado com os novos convertidos. Precisamos fazer isso sem “forçar a barra”, uma vez que a tarefa de convencimento do pecado e exclusivamente do Espírito Santo. 

Deste modo, a igreja pode ser um ponto de contato entre o novo convertido e a Bíblia, incentivando-o a compreender com profundidade os mistérios de Deus. Por isso, discipular um novo convertido é uma missão da igreja, e não pode contar apenas com o voluntariado de um ou outra pessoa. 

Por isso, ao ter contato com um irmão ou irmã que esteja nos primeiros passos no reino de Deus, é importante envolver essa pessoa com o trabalho na igreja. É justamente na comunhão que o novo convertido sentirá à vontade para se envolver com a fé em Cristo, uma vez que um anima ou outro na caminhada cristã. 

O que tratar no discipulado com o novo convertido?

De forma prática, no discipulado com o novo convertido o primeiro aspecto a ser estudado é o problema do pecado. Aquele que ingressa na fé cristã precisa entender que somos pecadores, e carecemos da glória de Deus (Rm 3:23). Ao entender o problema do pecado, o novo convertido, então, precisará entender sobre a redenção em Jesus.

Ou seja, o discipulado começa com o entendimento sobre o pecado em paralelo ao ensino de Jesus sobre a redenção. Se somos terrivelmente pecadores, em Cristo somos completamente salvos da condenação. Deus criou um plano para salvar a humanidade do pecado. 

Esse plano está muito claro em João 3.16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Podemos dizer que o sacrifício de Jesus foi perfeito para nos redimir do pecado, nos dando o direito de nos tornarmos filhos de Deus. Esse aprendizado precisa ser levado no discipulado dos novos na fé. 

Isso significa que o novo convertido precisa ter contato com os evangelhos, aprendendo de forma detalhada toda trajetória de Jesus nesta Terra. Deste modo, o discipulador precisa apresentar o cerne da mensagem do evangelho, que consiste em ama a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. 

Consequentemente, o novo convertido deverá caminhar com os irmãos mais experientes na fé, vivendo o evangelho de forma prática. O ensino da Bíblia no discipulado não pode ser apenas teórico. O objetivo do discipulado é trazer a mensagem bíblica para perto do novo convertido, caminhando com ele para ajudá-lo a se tornar semelhante à Jesus. 

Ao aprender sobre o evangelho de Jesus, o discipulado com o novo convertido pode se aprofundar nas cartas escritas pelos apóstolos, visando uma compreensão mais profunda da fé e do significado de ser igreja. Ao terminar o novo testamento, a leitura do antigo testamento também deve ser feita, sempre apontando para Cristo, o nosso Salvador. 

O que você achou deste artigo sobre como discipular novos convertidos? Comente aqui embaixo! Ah, no canal Jesus em Mim tem um vídeo muito esclarecedor sobre este tema, veja:

 

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *