O que significa adoração e por que devemos adorar ao Senhor?

Te mostrar o que significa adoração e qual o verdadeiro sentido de adorar a Deus em espírito e em verdade é o objetivo deste texto. Talvez, nossa visão sobre adoração esteja muito presa à formalidade religiosa e muito distante daquilo que Jesus nos mostrou enquanto ele viveu neste mundo.

Acima de tudo, adoração significa muito mais uma postura do que um ato ou prática de louvor. Adorar a Deus é um conjunto de atitudes de gratidão a Deus por tudo que Ele significa em nossa vida. 

Porém, a adoração tem atualmente sido mais identificada com um momento de louvor, sem qualquer profundidade de vida com Deus. Enfim, se você quer entender mais sobre o que significa adoração, venha comigo nesta leitura. 

O que é adoração a Deus?

A adoração a Deus resume-se em uma postura de gratidão, louvor e reverência do cristão diante do seu Criador. É um reconhecimento por Deus ter nos escolhido, mesmo sendo pecadores, para sermos seus filhos. Neste ponto, a adoração reflete a alegria profunda do cristão pela salvação e pela bondade de Deus.

De certa forma, muitas pessoas relacionam a adoração a uma prática de louvor. Não que isso esteja errado. Em nossos cultos, separamos um momento específico para o louvor e a adoração, utilizando orações e músicas para adorar a Deus.

Isso faz parte do que significa adoração. Porém, a adoração é, acima de tudo, um estilo de vida. Até porque, uma pessoa pode cantar e proferir palavras de adoração a Deus, mas sua vida pode estar totalmente distante do Senhor.

A adoração é feita a partir de um coração sincero

Um exemplo clássico disso foi dado pelo próprio Jesus. O nosso Mestre citou a oração do Fariseu que, proferia palavras bonitas, “mas confiava em sua própria justiça e desprezava os outros”.

Do contrário, um publicado, considerado indigno naquela época de Jesus, orava a Deus clamando por misericórdia. Ou seja, a adoração verdadeira coloca-se de maneira humildade diante do Senhor. Confira o que Jesus disse:

Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. Lucas 18:13,14

Portanto, adoração a Deus envolve um compromisso real do adorador com o seu Deus. Em outras palavras, adorar ao Senhor é muito mais que cantar, orar ou declarar palavras que louvam a Deus. Ou seja, significa adorar a Deus em espírito e em verdade. 

Eu tenho certeza que você já ouvir ou leu esta expressão na Bíblia. Ela se refere a um diálogo de Jesus com a chamada “mulher samaritana”, que teve um contato breve com Jesus na cidade de Sicar. 

Jesus e a mulher de Samaria

Veja o que o nosso Senhor Jesus disse sobre o que é adoração, quando conversou com a mulher samaritana em frente à fonte de Jacó:

Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.

Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. 

João 4:19-24

Adoração em espírito e em verdade

Portanto, na explicação de Jesus sobre o que significa adoração, ele disse à mulher samaritana que devemos adorar a Deus “em espírito e em verdade”. Na verdade, Jesus nos mostra que a adoração deve se originar de dentro, do coração. Ela deve ser sincera e motivada pelo nosso amor a Deus e gratidão por tudo o que ele é e fez. 

Deste modo, existe um contexto em relação a esta explicação de Jesus. A mulher samaritana disse a Jesus que os samaritanos, adoravam a Deus no Monte Gerizim, enquanto os judeus afirmavam que “Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. Em contraponto, Jesus veio com a afirmação completa, que os verdadeiros adoradores não estão presos a um lugar de adoração. 

Por isso, Jesus nos mostra que a adoração não pode ser mecânica ou presa às formalidades. É óbvio que Isso não exclui necessariamente certos rituais ou liturgia. Mas exige que todas as posturas religiosas ou ações simbólicas sejam fundamentadas com compromisso sincero, fé, amor e zelo. 

Ou seja, adorar em espírito e em verdade significa cultuar a Deus a partir da presença do Espírito Santo em nós. Ele é quem continua a obra começada por Jesus nesta Terra. A presença do Espírito de Deus em nossa vida, significa que somos casa de Deus e habitação dele. 

Como nos mostra o apóstolo Paulo, “o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus” (1 Coríntios 6:19). Este é o verdadeiro significado de adorar a Deus em espírito e em verdade. É viver em gratidão constante à presença de Deus em nós por meio do Espírito Santo, nos desprendendo de qualquer amarra da religião. Afinal, Deus habita em nós, isso nos faz livres para adorá-lo em qualquer lugar ou situação. 

O que significa adoração: conclusão

O autor Delessn A. Kennebrew da Christianity Today, traz uma definição maravilhosa do que significa adoração. Ele nos mostra, conforme já repetimos aqui neste artique, que Adoração não é a música lenta que cantamos em nossas igrejas. Da mesma forma, adoração não é a quantia que doamos quando ofertamos aos domingos, tampouco é quando nos voluntariamos nas atividades na igreja. 

Sim, todas essas atitudes podem ser atos ou expressões de adoração, mas a adoração em espírito e em verdade é a nossa postura de gratidão e louvor diante de Deus

Por fim, ele utilizar uma definição muito antiga sobre adoração que eu quero mostrar para você. “Adoração é honrar com amor extravagante e submissão extrema”. Perfeito! Que o amor que temos por Deus e a submissão que temos a Ele nos leve a honrá-lo, sempre! Aleluia! 

Para finalizar sobre o que é adoração, assista esse vídeo do Canal Jesus Copy, que vai te ajudar ainda mais:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *