O Significado de Perdão na Bíblia que você precisa saber

A Bíblia fala sobre o perdão de pecados, afirmando que Deus nos perdoa de todas as nossas iniquidades quando nos confessamos e nos arrependemos. Da mesma forma, as Escrituras nos mostram que devemos perdoar aqueles que nos ofendem e nos perseguem. Então, você sabe o significado de perdão na Bíblia

Em outras palavras, o perdão de Deus é uma dádiva que nos foi oferecida através do sacrifício de Jesus Cristo. E da mesma forma que Ele nos perdoou, devemos perdoar uns aos outros. Se você quer saber mais sobre o significado de perdão na Bíblia, venha comigo nesta leitura! Tenho certeza que Deus vai abençoar sua vida!

Leia também:

1- Significado de perdão na Bíblia? Saiba que Deus perdoa nossos pecados

Como diz John MacArthur Jr., “o maior problema do homem é pecado”. Simples assim. Mas em Jesus encontramos a solução perfeita que nos livra da condenação. 

O significado bíblico de pecado é a morte espiritual e a total separação entre o homem e Deus. Além disso, o pecado traz a condenação, tirando qualquer trazendo de forma absoluta a morte eterna. 

Diante disso, a única solução para o problema do pecado é o perdão, que nos foi dado por através de Jesus Cristo. Por isso, Deus em sua riqueza em glória providenciou, antes da fundação do mundo, o perdão de todos os nossos pecados.

E o que significa que Deus nos perdoou? Basicamente, quando recebemos Cristo como nosso Senhor, nosso caráter é transformado, e assim, recebemos o perdão de Deus.

Esse perdão significa que todos os nossos pecados são simplesmente apagados, e Deus nos toma como justos – ou justificados. Veja o que a Bíblia fala sobre significado de perdão, que nos livra da condenação eterna e nos oferece vida em Jesus:

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:1,2).

O aspecto mais importante do perdão de Deus por nós, é que Ele, na sua infinita bondade, continua a nos perdoar. 

Pense comigo: o fato de termos sido salvos por Jesus não muda nossa condição de pecadores. Infelizmente, o pecado está diante de nós e em muitas situações nós escolhemos o mal ao invés de Deus. 

Porém, Deus demonstra sua misericórdia para conosco, nos perdoando continuamente. Por meio de Jesus, podemos sempre nos apresentar diante dele com confiança, com humildade, rogando pelo seu perdão. 

2- A Bíblia também diz que devemos nos arrepender

Porém, o perdão tem uma condição simples. Para sermos perdoados, temos que confessar nossas culpas a Deus e nos arrependermos dos nossos maus caminhos:

Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça. (1 João 1:9)

Na verdade, um dos maiores erros entre os cristãos é acreditarem que a conversão é suficiente para levarem uma vida em pecado. 

Veja que pensamento tolo que muitos possuem: “Se Deus já me perdoou, posso continuar cometendo pecados, pois o Senhor sempre me perdoará”. 

Você tem alguma dúvida que a má compreensão sobre o significado de perdão na Bíblia tem contribuído para queda de muitos cristãos? Em apocalipse, somos advertidos quanto à necessidade do arrependimento. Caso contrário, o seu não nos perdoará. Confira:

“Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar”. (Apocalipse 2:5)

Em outras palavras, sim, Deus nos perdoa de todas nossas iniquidades, mas a confissão de pecados e o arrependimento sincero sempre será uma condição para o perdão. Confira o versículo abaixo: 

Se meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar e orar e procurar meu rosto e se afastar de seus caminhos perversos, então ouvirei do céu, e perdoarei seu pecado e curarei sua terra (2 Crônicas 7:14).

Repare que o perdão é dado àqueles que se humilham, buscam a face de Deus e se afastam da maldade. Assim, Deus perdoa seus pecados.

Certamente, nós que somos verdadeiros seguidores de Jesus, os pecados que cometemos não tiram nossa salvação. Porém, independente disso, o pecado nos afasta de Deus. Temos que nos lembrar que Deus é plenamente santo. 

Mesmo assim, Ele nos ama e nos adotou como filhos. Mas o pecado afeta diretamente nossa relação com Deus. Por isso, precisamos de nos reconciliar com Deus, através da confissão de pecados e do arrependimento genuíno.

Por isso, o perdão só é dado àqueles que confessam seus pecados e desejam servir ao Senhor de maneira íntegra. 

3- O perdão deve ser praticado entre as pessoas

Assim como Deus nos perdoou, somos chamados a perdoarmos aqueles que nos ofendem. É exatamente o significado de perdão na Bíblia: ele deve ser uma prática comum entre os cristãos. 

Meu querido irmão ou minha querida irmã. Eu sei que existem situações que perdoar nosso próximo é extramente difícil. Mas veja o que Jesus disse:

“E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. (Marcos 11:25)

Desta forma, na Bíblia não indica nenhuma condição em relação à nossa obrigação de praticar o perdão. Temos que perdoar, independente do quão difícil isso possa ser, afinal, o perdão é uma obrigação do cristão.

Veja o que Jesus afirmou sobre perdoar o outro:

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”. (Mateus 6:14-15).

Ou seja, se não perdoarmos o outro, o Senhor também não nos perdoará! Na verdade, como poderemos rogar a Deus por seu perdão, se nosso coração é incapaz de perdoar o nosso próximo? 

Portanto, se quisermos saber como perdoar os outros, temos que ter em mente: assim como Deus, o nosso Pai nos perdoou, também precisamos perdoar aqueles que cometeram alguma ofensa contra nós outros.

Aqui no blog escrevemos um texto muito interessante sobre orar por aqueles que nos perseguem. Recomendo que você leia! 

4- Peça a Deus que te ajude a perdoar!

Chegamos ao principal ponto deste texto. A Bíblia fala sobre o perdão de maneira categórica: Deus nos perdoou e assim também devemos perdoar nosso próximo.

Da mesma forma, aceitar o perdão de Deus não pode produzir em nós um relaxamento da nossa prática cristã. Pelo contrário, por termos o perdão de Deus precisamos dedicar nossa vida a Ele!

Isso inclui a prática do perdão entre as pessoas. Somos tão gratos a Deus por ter nos aceitado como seus filhos, que perdoar as ofensas dos outros precisa ser algo natural.

Porém, sabemos o quanto isso pode ser difícil. Muitos reconhecem a dificuldade imensa de perdoar ofensas gravíssimas cometidas contra nós.

Veja no vídeo abaixo uma explicação primorosa sobre nossa dificuldade em perdoar:

Só nos resta pedir a Deus por misericórdia. Quando entendamos o significado de perdão na Bíblia, somos conscientizados a fazer pelos outros aquilo que Deus fez por nós.

Por isso, ore para que Deus te ajude a perdoar. Ore para que ele te encha de misericórdia e bondade, assim como o Senhor é rico em perdoar.

Que Deus nos ajude a nos arrependermos dos nossos pecados e a perdoarmos uns aos outros!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *