fbpx

Os maiores ensinamentos de Jesus que todos cristãos devem conhecer

Os maiores ensinamentos de Jesus são:

  • Ter compaixão pelos que sofrem
  • Perdoar os que nos perseguem
  • Orar com sinceridade à Deus
  • Priorizar o Reino de Deus e sua justiça
  • Amar a Deus e ao próximo

Nos evangelhos, conhecemos diversas histórias sobre o ministério de Jesus e tudo que ele ensinou e pregou entre seu povo. Ele curou enfermos, expulsou demônios, fez inúmeros milagres, confrontou os religiosos e espalhou a mensagem do reino de Deus. Mas em diversas situações nós simplesmente esquecemos sobre os maiores ensinamentos de Jesus. E é sobre isso que trouxe para você neste texto!

Devemos sempre nos lembrar que Jesus é o nosso mestre – certamente o maior que já existiu. Ele usou parábolas e histórias para nos ensinar sobre o evangelho. Seu principal método de ensino foi seu próprio exemplo de vida. Ele ensinava com autoridade de quem vivia o que pregava, ao contrário do que faziam os fariseus – os religiosos da sua época.

Vamos passar aqui pelos maiores ensinamentos de Jesus. Venha comigo!

1- Compaixão pelos que sofrem

“Quem tocou em mim? “, perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: “Mestre, a multidão se aglomera e te comprime”. Mas Jesus disse: “Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder”. Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”. (Lucas 8: 45-48)

Nesta história, Jesus poderia ter repreendido a mulher por tocá-lo. Mas ele não fez isso. Já que as mulheres não tinham muitos direitos naquela época, ele poderia tê-la “colocado em seu lugar”. No entanto, ele escolheu não fazê-lo. Em vez disso, ele chamou sua filha – um termo carinhoso. Ele entendeu sua luta e desespero, o que a levou a fazer o que fez.

O que você acha que a mulher sentiu naquele momento? Ela estava claramente assustada. No texto menciona que ela “tremia”. É possível que, por causa de sua doença, ela não tenha sido bem tratada pelas pessoas ao seu redor. Mas você pode imaginar o alívio que ela sentiu quando Jesus mostrou sua bondade e compaixão em vez de reprovação?

Portanto, Jesus nos convida a fazer o mesmo: ter compaixão dos outros e agir com misericórdia em relação àqueles que sofrem

2- Perdoar os que nos perseguem 

Na época de Jesus, a prática da justiça era bastante punitiva, cabendo aos mestres da lei e ao governo alguns castigos rigorosos contra aqueles que cometiam atos pecaminosos. Porém, Jesus ensinou que o perdão e o amor não poderiam ter limites. Devemos amar até nossos inimigos.

Isso não foi apenas um ensino de Jesus. Ele viveu suas palavras. No contexto de sua prisão, Jesus ainda encontrou a capacidade de curar o homem que o prendeu. Mesmo enquanto estava pregado cruz, ele ainda conseguiu pedir a Deus que poupasse as pessoas que o machucaram porque não “sabem o que fazem”.

Perdoar aqueles que nos fizeram mal é um dos maiores ensinamentos de Jesus que você pode fazer – não apenas pelos outros, mas também por você mesmo. Em outras palavras, você dá a seus inimigos a chance de se redimir e a si mesmo a oportunidade de se curar.

3- Jesus nos ensina a orar 

Quando lemos os evangelhos, temos a oportunidade de ver Jesus em movimento, sempre saindo de uma cidade em direção a outra. Seu ministério itinerante envolvia múltiplos encontros, que resultaram em cura, ministração da palavra e oração. Mesmo com toda correria de uma vida agitada e cercada de muita gente, Jesus se retirava em oração

Desta forma, Jesus nos ensinou a orar submetidos à vontade de Deus, pedindo com humildade e com coração grato. O Senhor também nos mostrou que é inútil fazer vãs repetições, como quem acredita que o muito falar é o mais importante (Mateus 6:8). Da mesma forma, Jesus nos mostrou para pedirmos a Deus em seu nome, pois assim o pai nos atenderá (Marcos 11:24).

Mas isso não é tudo, irmãos. Entre os maiores ensinamentos de Jesus sobre a oração, estava seu próprio exemplo. Em toda sua trajetória entre os seus, a oração era uma prática viva, em que Jesus se entregava a Deus em intimidade em todos os momentos de sua vida. 

4- Priorizar o reino de Deus e sua justiça

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. (Mateus 6:33)

Sobre os maiores ensinamentos de Jesus, priorizar o reino de Deus e sua justiça é um dos principais. Essa mensagem que Jesus nos trouxe está no sermão do monte. Nesta longa palavra de Jesus, o mestre ensinou aos seus discípulos sobre inúmeras virtudes que diferenciam seus seguidores daqueles que não seguem o Caminho.

O reino de Deus é a sua soberania e governo que começa nos céus e tem continuidade aqui na Terra, entre nós. Por isso, devemos buscar primeiro este reino para que possamos fazer parte de tudo o que Deus tem a oferecer quando dependemos Dele. Porém, aqueles que não conhecem o Senhor vivem apenas para si mesmos. 

Jesus disse aos seus seguidores que não se preocupasse com provisões como comida, bebida ou roupas. Isso porque Deus provê suas necessidades. Se os discípulos de Cristo dependessem primeiro do Reino de Deus, então suas necessidades materiais seriam supridas.

Essa mensagem é um grande desafio que temos nos dias de hoje, diante de tantas demandas no nosso cotidiano. Muitas vezes nos preocupamos mais com as “coisas deste mundo” do que com o reino de Deus. 

5- Os maiores ensinamentos de Jesus se resumem em amar a Deus e ao próximo

Várias pessoas com mãos dadas - Os maiores ensinamentos de Jesus

Certa vez, Jesus foi questionado sobre qual seria o maior dos mandamentos de Deus. A resposta de Cristo foi categórica: 

“O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes” Marcos 12:29-31.

Sem dúvidas, esses ensinamentos são capazes de moldar nosso caráter cristão. Se amamos ao Senhor “de toda nossa alma”, faremos tudo para agradá-lo. Tocados por uma imensa gratidão pelo seu amor por nós, consequentemente, buscaremos amá-lo pois ele nos amou primeiro. 

Da mesma forma se aplica em relação ao amor ao próximo. Se Deus nos amou e se entregou por nós, temos que fazer o mesmo em relação aos nossos irmãos. Assim, estaremos cada vez mais próximos daquilo que o próprio Deus espera de nós. 

Sobre todos os maiores ensinamentos de Jesus, qual desses mais tocou seu coração? Comente lá embaixo nos comentários! Quero muito saber sua opinião!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *