fbpx

Mensagem do Evangelho: ela vai mudar sua vida [Atualizado]

É certo que Jesus é um dos personagens da história mais conhecido de todos os tempos. E o que é tão fascinante nEle que o faz tão importante assim? Qual é o conteúdo e a mensagem do evangelho? É exatamente isso que percorreremos juntos neste texto!

Vamos refletir que mesmo após tantos séculos, a mensagem de Jesus continua a fazer total sentido. O que mais surpreende no evangelho é sua capacidade de perpassar o tempo e transformar a vida de muitos… Saiba que se você abrir seu coração e receber a mensagem de Jesus, Ele também transformará a sua vida, assim como transformou a minha!

Se você quer conhecer o elemento central da mensagem do evangelho, fique comigo até o final!

Leia também: 

Qual é a verdadeira mensagem do evangelho? 

O primeiro aspecto da verdadeira mensagem do evangelho de Jesus Cristo é seu conteúdo divino. Afinal de contas, Jesus traz aquilo que Deus diz. O próprio Jesus considerou que a mensagem central das Escrituras apontava para Ele mesmo. 

Uma passagem no evangelho de Lucas é bastante clara nesse aspecto. Após sua ressurreição, Jesus ao encontrar dois discípulos no caminho para Emaús, mostrou-lhes exatamente sobre isso:

“Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em” (Lucas 24: 25-27)

As Escrituras confirmam as palavras de Jesus

Em outras palavras, a mensagem do evangelho é confirmada pela própria Escritura em sua totalidade. O mestre não “inventou a roda”. Ele trouxe toda bagagem do antigo testamento, vivendo e interpretando seu conteúdo. 

Sempre que Jesus divulgava a mensagem do Reino de Deus, Ele utilizava as Escrituras como testemunho de que suas palavras eram verdadeiras. A primeira pregação de Jesus na sinagoga, ele citou uma passagem do livro do profeta Isaías. E disse:

Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir” (Lucas 4:20-21).

E o mais interessante disso tudo é que a pregação de Jesus exalava vida e verdade. Centenas e milhares de pessoas buscavam ouvi-lo, simplesmente porque Jesus pregava com autoridade

Suas palavras fascinavam seus seguidores e até seus inimigos, simplesmente porque ele carregava em si o sentido mais profundo de toda a Escritura: que Deus amou o mundo e deu seu Filho para salvar a humanidade do pecado. 

Sua mensagem não é moralismo  

Muitos interpretam de forma equivocada o evangelho. É preciso deixar claro: o ensino de Jesus está longe de ser um aparato rígido de regras

Os hebreus por muitos séculos associavam à Palavra de Deus ao cumprimento à risca das regras morais do antigo testamento. Eles esvaziaram todo o seu conteúdo profundo e transformaram a fé em práticas morais. 

Os fariseus fizeram isso quando conviviam ao lado de Jesus. O tempo todo tentavam referenciar a Palavra de Deus como uma prática moral específica. 

Se vangloriavam por conhecer toda a lei e se comportavam como os guardiões da moral judaica. Sobre esses, Jesus os comparou com o que há de mais podre neste mundo, dizendo: 

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície (Mateus  23:27).

Além disso, no próprio cristianismo primitivo houve esse grande equívoco de considerar as boas obras o elemento central da fé em Cristo. Tanto é que Paulo negou essa ideia ao reforçar: que “o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo” (Gálatas 2:16).

Qual foi a principal mensagem de Jesus?

Em poucas palavras, a principal mensagem do evangelho de Jesus aponta para si mesmo, como o único capaz de redimir a humanidade por meio do seu sacrifício na cruz. 

De fato, é impressionante pensar que Jesus viveu seu ministério público apenas em 3 anos. Seu ensino é tão profundo que nós, meros mortais em toda nossa vida, não conseguiríamos chegar nem perto de sua profundidade. 

Sim, Jesus falou sobre muitas coisas. 

Jesus veio anunciar as boas novas de salvação

Mas diante da vastidão das suas palavras, Ele disse que veio para ensinar sobre o reino de Deus. “Devo pregar as boas novas do reino de Deus também às outras cidades, porque é para isso que fui enviado.” (Lucas 4:43) 

O reino de Deus é a atuação de Deus aqui na Terra. É um reino de alegria, paz, justiça e retidão. Por isso, a principal mensagem de Jesus é sua vida e obra nesta Terra. Ele mostra com suas obras aquilo que Deus fez entre nós ao enviar seu único Filho para nos libertar do pecado. 

Portanto, todo aquele que crê na vida, obra, morte e ressurreição do Senhor Jesus será salvo. Este é o conteúdo central da mensagem do evangelho de Jesus.

No vídeo abaixo, o Rev Augustus Nicodemus explica mais sobre o que é evangelho e qual sua mensagem:

A mensagem do evangelho é à respeito da boa notícia, simplesmente porque é um reino de amor. 

Portanto, a palavra que Jesus traz é a mensagem de Deus e sua encarnação, ou seja, sobre o próprio Cristo. Ele ensinou sobre si mesmo porque ele realmente é a Boa Nova.

Por isso, a mensagem do evangelho é de auto-testemunho. Quando ele se autoproclama como Filho do Homem e Filho de Davi, ele traz referências do Antigo Testamento que representam o próprio Deus. 

Ou seja, a mensagem de Jesus aponta para si mesmo como Filho de Deus que veio para tirar o pecado do mundo. Ele falou de seu sacrifício na cruz e sua a ressurreição. Ele afirmou ser capaz de perdoar pecados (Mateus 9: 6) e ser o Filho de Deus (Mateus 28:19).

Para muitos judeus, a mensagem proclamada por Jesus foi um escândalo. Ao não entenderem que Ele era o Messias prometido, muitos o acusaram de blasfemo. Porém, suas obras demonstravam sua coerência em relação aquilo que ele pregava.

Desta forma, as boas novas de salvação simplesmente modificaram o mundo, trazendo esperança e paz para aqueles que creram no evangelho. Por outro lado, para aqueles que não compreederam a grandeza da mensagem de Jesus, o evangelho foi considerado loucura! Veja o verso abaixo:

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:8)

Portanto, a mensagem do evangelho não vem da mente humana, mas da sua unidade com Deus, o Pai. É isso que o torna tão o evangelho tão poderoso e atual.

Gostou do texto? Compartilhe esta palavra com alguém!

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *