Como amar a Deus sobre todas as coisas?

Todo cristão que quer viver o evangelho tem o desejo ardente de saber como amar a Deus sobre todas as coisas. É simplesmente um desejo natural daquele que serve a Deus e quer andar em seus caminhos. 

Por isso, a maior prioridade na vida do cristão deve ser seu compromisso verdadeiro com o Senhor. Acima de tudo, devemos amá-lo sobre todas as coisas. 

Quem nos ensinou isso foi o próprio Jesus, quando mostrou aos seus discípulos a maior lição do cristão. Ele nos ensinou isso em Marcos 12:30, quando respondeu à pergunta: “Qual é o primeiro mandamento de todos?”. Veja a resposta do Mestre: 

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. (Marcos 12:30)

Por isso mesmo, resolvi escrever este artigo para reunir argumentos bíblicos para te ajudar na incrível tarefa de saber como amar a Deus sobre todas as coisas.

1. Para amar a Deus sobre todas as coisas, precisamos guardar e obedecer sua Palavra

Amar a Deus de todo o nosso coração, alma, mente e força tem um significado único na vida do adorador. Isso envolve amar a Deus acima de todas as coisas. 

Mesmo que nossas vidas podem estejam cheias de prioridades, nada pode ser mais importante que o nosso Deus. 

É certo que em muitas situações o nosso foco está em nossas responsabilidades do dia a dia, o que certamente nos atrapalha em nossa comunhão com Deus.

Temos um desafio enorme de trazer a nossa espiritualidade para o nosso cotidiano, servindo ao Senhor sem nos esquecer das outras demandas da nossa vida. 

Porém, em muitas situações deixamos que as coisas menos prioritárias assumam o posto de maior importância em nossa vida. 

Quando isso acontece, é preciso reavaliar nossas rotinas diárias para incluir a Deus em tudo o que estamos fazendo. 

Desta forma, quando amamos a Deus acima de todas as coisas, podemos ver uma qualidade maior em nosso relacionamento com Ele. 

Uma maneira de amar a Deus acima de tudo é guardar sua palavra em nosso coração e obedecê-la, como nos mostra o Salmo 119:2, que diz: “Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!” (Salmos 119:2)

E como guardamos e obedecemos a Palavra de Deus? Primeiro, construímos nosso conhecimento e compreensão da vontade de Deus reservando tempo para ler e estudar a sua Palavra.

2. Como amar a Deus de todo coração? 

De certa forma, é justamente a intimidade que desenvolvemos com Deus, através de nossa vida devocional, que podemos conhecê-lo. 

Neste caso, vida devocional se refere ao tempo que tiramos para a leitura da Palavra, oração e comunhão com outros irmãos em Cristo.

Especificamente sobre a Palavra de Deus, ela que nos ensina como amar, adorar e ter comunhão com ele. À medida que aprendemos mais da mensagem do evangelho, podemos desenvolver e aprimorar nosso relacionamento com Deus. 

De certa forma, aprimoramos nosso relacionamento com o Pai quando aprendemos sobre seu caráter por meio da leitura e reflexão bíblica. Amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força envolve confiar Nele para estar ao nosso lado nas situações da vida e para direcionar nossos caminhos. Quando confiamos em Deus de toda nossa alma, aprendemos a amá-lo ainda mais. 

Quando experimentamos nossa confiança no Senhor, sabemos que Ele mesmo, por meio do Espírito Santo, nos ajuda a confiar nEle, guardar seus mandamentos e amá-lo com toda nossa alma. 

Então, quando conhecermos nosso Pai celestial e confiarmos Nele, desejaremos enfim, guardar e obedecer Sua Palavra. Quando cumprimos a Palavra de Deus e confiamos Nele, estamos amando-o e nosso relacionamento com Ele será doce.

3. Amar a Deus de todo coração envolve buscá-lo em oração e adoração

Outra forma de amar a Deus acima de tudo é buscá-lo em oração e adorá-lo de todo o coração. Nosso maior exemplo de comunhão com Deus que resultou em amor supremo, foi a vida de Jesus.

O Filho de Deus sempre se retirava em oração para desfrutar de maior comunhão com o Pai.  

Como em qualquer relacionamento, é preciso esforço para manter e construir a comunhão. O mesmo é verdade com nosso Pai celestial. É necessário haver de nossa parte o esforço para manter nossa comunhão viva com o nosso Senhor.  

Muitas coisas na vida competem por nosso tempo, nossa energia e nossa fidelidade. Muitos cristãos reclamam que não têm tempo de orar a Deus com maior frequência. 

Mas precisamos ter mais tempo e criar mais oportunidades para orar e elevar a Deus nossos pensamentos ao longo do dia. Sem isso, nunca teremos comunhão com o Senhor e tampouco saberemos como amar a Deus sobre todas as coisas. 

No fim das contas, não há nada que nos impeça de louvar livremente a Deus em adoração por tudo o que Ele fez por nós. 

Em João 4 diz que os verdadeiros adoradores adoram em “espírito e em verdade”. Esse deve ser o compromisso daquele que serve ao Senhor e quer viver sua palavra: adorá-lo em espírito, desejando ardentemente amá-lo mais e mais.

Visto que nosso primeiro relacionamento mais importante é aquele que temos com nosso Pai celestial, queremos intensificar esse relacionamento amando-o acima de tudo, fazendo com toda nossa alma e entendimento.  

A melhor maneira de demonstração do nosso amor a Ele cumprindo e obedecendo sua Palavra. Foi exatamente isso que Jesus nos ensinou, confira:

“Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço”. (João 15:10)

Para permanecermos no amor de Jesus, precisamos guardar os seus mandamentos, assim como o próprio Cristo fez em relação ao Pai. Esse é de fato o maior exemplo de como podemos amar a Deus. 

4. A comunhão com os irmãos nos ajuda a amar a Deus

Vemos em Marcos 12:30 sobre o primeiro e mais importante mandamentos de todos: que devemos amar a Deus com toda alma, entendimento e com toda força.

Talvez, alguém poderia pensar que isso é tão óbvio que nem mesmo precisaríamos que isso fosse um mandamento. 

Porém, a verdade é que nós, como seres pecadores e falhos, tendemos a ser muito esquecidos, ansiosos e nos distraímos facilmente das coisas que realmente importam. Fugir do foco parece ser a maior especialidades dos seres humanos. 

Por isso, apenas com orientação constante, lembretes e correção, escolhemos fazer a coisa certa. 

Este é um bom motivo pelo qual a frequência à igreja com a comunhão com outros irmãos é tão importante em nossa tarefa de saber como amar a Deus sobre todas as coisas.

Precisamos sempre realinhar nossa missão com outros irmãos, de forma a termos um grande incentivo a continuar nossa caminhada cristã.

Além disso, Jesus nos ensinou que além de amar a Deus sobre todas as coisas, também devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Os mandamentos do Senhor se complementam.

Ou seja, quando estamos em comunhão e praticamos o amor uns com os outros, somos abençoados pelo Pai. Da mesma forma, aprendemos a amar o nosso Senhor, assim como Ele nos amou. 

Você gostou do texto? Compartilhe este texto e ajuda mais pessoas a amar a Deus sobre todas as coisas! No vídeo abaixo do Jesus e a Bíblia vai te abençoar ainda mais:

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *