Estudar a Bíblia: Conheça 5 dos seus benefícios e ouça a voz de Deus

Você sente vontade e vê a real necessidade de aprender mais sobre Deus? Leia este artigo e conheça 5 benefícios de estudar a Bíblia. Quando você começa a criar um vínculo de intimidade com Deus, o normal, é que sinta a necessidade de aprender um pouco mais sobre Ele e os diversos heróis da fé que tiveram experiências espirituais profundas com o nosso criador.

Desta forma, há muitas formas diferentes de se aprofundar na leitura bíblica, inclusive, com a possibilidade de você se dedicar a um estudo bíblico online, seja por meio de cursos ou pregações.

Porém, é claro que a melhor fonte de estudo sobre Deus e as histórias de pessoas de fé é a leitura da Bíblia propriamente dita. Por isso mesmo, é de extrema importância aprender como ler a Bíblia toda, pois é por meio dela que conseguimos conhecer um pouco mais do nosso Senhor e assim cultivarmos cada vez mais a nossa fé.

Então, se você quiser aprender mais sobre os 5 benefícios de estudar a Bíblia, leia este texto até o final!

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

1. Você se torna mais prudente

Como a Bíblia é a forma mais clara de Deus falar com os seus filhos, ela funciona como uma espécie de manual do cristão. Desta forma, cada pessoa consegue ter uma orientação mais assertiva sobre o que deve ou não fazer. Veja abaixo o que diz o Salmo 119:105:

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

É dessa maneira que o nosso caráter cristão começa a ser formado e fortalecido mediante as adversidades que encontramos durante a nossa vida. Afinal, a Palavra de Deus que guia nosso caminho e clareia nossos passos. Ou seja, por meio da leitura bíblica nós ganhamos maior segurança e prudência diante da nossas decisões.

Na verdade, Deus disse que no mundo teríamos aflições. No entanto, ele mesmo nos garantiu tivéssemos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

E a fortaleza nesta e em suas outras promessas só pode ocorrer com o poder da oração e a leitura diária de sua palavra. A constância da leitura da Bíblia nos deixa mais próximo dele e de uma vida de verdadeira intimidade com Deus.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

2. Meditar na Palavra é motivo de satisfação do cristão

Se você reservar um tempo para ler a Bíblia, não é apenas aquele momento em que está lendo que Deus fala com você. Ao ler, durante todo o dia aquela palavra faz morada em seu coração, e assim você medita durante todo o dia.

Como nos mostra o Salmo 1:1-2, “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”.

Portanto, a satisfação do cristão é justamente degustar a mensagem de Deus durante seu dia. Mesmo quando ele não está lendo a Palavra, a lei do Senhor está lá, povoando seus pensamentos. E isso, certamente nos traz alegria em nossa vida cristã.

Ou seja, meditar na Palavra é uma satisfação e alegria para aqueles que servem a Deus.

Portanto, a meditação na palavra de Deus reflete intimidade daqueles que ama ao Senhor. E isso só é possível se você cultivar o hábito de estudo bíblico diário e uma vida devocional.

3. Você se torna mais sábio

Assim como grandes estudiosos de variadas áreas necessitam buscar suas principais fontes de conhecimentos, o cristão também precisa de sua fonte de sabedoria. Através da Bíblia o cristão se aprofunda no conhecimento de Deus e alcança maior sabedoria no seu dia-a-dia.

Por isso, a leitura da Bíblia é essencial para quem serve a Deus, pois a Palavra no ensina a ser mais sábios. O próprio Jesus afirmou:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7: 24).

E onde encontraremos as palavras de Jesus? Na Bíblia, claro! Através das Escrituras, somos constrangidos a viver com Jesus viveu. Até porque, nosso Mestre disse que estaria conosco todos os dias de nossa vida. E quando aprendemos mais sobre como Ele viveu neste mundo, mais somos incentivados a viver a vida de Cristo entre as pessoas que convivemos.

Deste modo, só conseguimos alcançar esta sabedoria quando nos debruçamos diariamente sob a palavra de Deus, com a busca incessante, e principalmente, com a humildade de saber que quanto mais aprendemos, mais precisamos aprender da Palavra de Deus.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

4. Você se aproxima de Deus

Você já parou para pensar nos períodos em que você se sente mais próximo de Deus? Com toda a certeza, depois de uma análise rápida, você perceberá que quanto mais se alimenta de sua Palavra, mais próximo você fica dos propósitos de Deus para a sua vida.

Pela leitura e estudo da Bíblia, você será capaz de entender mais aquilo que Deus deseja para você e, desta forma, conseguirá viver de maneira coerente com a sua Palavra. Por isso, a leitura Bíblia nos aproxima do Senhor e, assim, conseguimos viver de maneira plena a vontade dEle.

É claro que, para se aproximar de Deus, você não precisa ler um livro por dia, ou ler a Bíblia toda de forma rápida e sem qualquer meditação. Nesse caso, o que se deve considerar é a qualidade da leitura. O mais importante não é a quantidade de palavras lidas, mas a apreensão e prática do conteúdo.

Ou seja, sempre ao ler a Bíblia, ore a Deus para você ser direcionado ao centro de sua vontade. Ore para que as palavras lidas na Bíblia sejam poderosas para a transformação da sua vida.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

5. Estudar a Bíblia e guardar a Palavra no seu coração

Ao ler sempre a Palavra de Deus e desenvolver o hábito de estudar a Bíblia, você será capaz de memorizar muitos trechos. E assim como diz o Salmos 119:11: “Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”. Ou seja, o salmista reconhece que a Palavra de Deus o fortalece em sua luta contra o pecado.

Portanto, é dessa forma que o caráter cristão é fortalecido, pois por meio do conhecimento da palavra de Deus, conseguimos nos desviar do caminho do mal e encontrar forças para nos mantermos firmes com nossa fé inabalável. É certo que iremos fracassar em decisões e que muitos problemas serão encontrados em nossa caminhada. Mas as Escrituras fortalecem nossa fé, afinal, a fé vem de ouvir a Palavra de Deus.

Que Deus nos ajude a estudar constantemente sua Palavra e a guardá-la em nosso coração.

O que você achou deste texto? Comente aqui embaixo! Se gostou, compartilhe com alguém e se inscreva na nossa newsletter para receber as atualizações do blog. Ah, assista esse vídeo abaixo, que poderá te ajudar ainda mais sobre estudar a Bíblia:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *