Jumentinho que Carregou Um rei e a Humildade de Jesus
|A humildade de Jesus na narrativa de um jumentinho que carregou um rei. Você conhece essa história? Venha comigo! Tenho certeza que a lição aprendida em uma simples narrativa pode transformar sua vida!
“O jumentinho que carregou o rei” foi escrito por R.C. Sproul inspirada no versículo que descrevia um certo jumentinho “que ninguém havia montado ainda” (Marcos 11: 2). Esse animal foi levado para realizar um serviço importante. Esta tarefa dizia respeito a carregar um rei, porque “O Senhor precisa(va) dele” (Marcos 11:3b).
De repente, o jumentinho que nunca tinha sido montado e que era cria de uma jumenta, possivelmente jovem, foi chamado para carregar o rei na entrada triunfal em Jerusalém ( Marcos 11:1-10; Lucas 19: 28-48).
Esta história da literatura traz os dilemas, imaginados pelo autor, de um jumentinho que, depois de ter realizado serviço tão elevado, tão grandioso, começou a esquivar-se de servir.
Na verdade, ele queria ser incumbido de servir a outros reis. O jumentinho esperto desejava que os carregamentos mais preciosos lhes fossem atribuídos, porque ele não era qualquer um, ele havia carregado o rei!
A história do livro escrito por R. C. Sproul é uma inspiração ao serviço à Deus e um verdadeiro chamado à humildade.
O jumentinho que conheceu o Rei dos reis e viu sua humildade
Na história, o jumentinho assiste, estupefato, dias depois, seu Rei ser crucificado e padecer numa cruz. Ele indaga como poderia um rei sofrer tanto assim? A dúvida do jumentinho mostra seu desconhecimento da missão de Jesus neste mundo.
E de repente uma história que parece de criança, traz uma mensagem que tem o poder de falar ao coração de qualquer pessoa, de qualquer idade… Um história que nos direciona à adoração, ao compromisso e serviço ao Reino de Deus.
O rei se fez servo! A humildade de Jesus se revela na cruz.
Diante disso, percebemos claramente que Cristo escolheu obedecer a Deus, o Pai. Este mesmo rei pouco antes de ser traído e crucificado, sentou-se à mesa e serviu seus discípulos, pecadores orgulhosos que disputavam quem era o maior entre eles.
O rei Jesus ensinou-os que o mais importante era aquele que servia, e lavou-lhes os pés (João 13:1-9) e afirmou: “Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve” (Lucas 22:27).
E olha que essa discussão dos discípulos não era nova, em Mateus 18:1-5 eles discutem quem era o maior no reino dos céus e Jesus já havia lhes respondido: “ Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.”
Os discípulos não entenderam a humildade de Jesus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.”
Assim como os discípulos do Mestre não entenderam, pelo menos de início, a missão e o chamado de Jesus, o jumentinho que carregou o rei também teve dúvidas como seria possível um rei com tamanha glória ter se esvaziado para salvar a humanidade.
E como o jumentinho aprendeu a maior lição de humildade, amor e compaixão vivida por Jesus? Você quer saber? Então, compre o livro e se delicie!
A lição do jumentinho que reconheceu a humildade de Jesus
No enredo escrito por R. C. Sproul, o jumentinho assistiu a crucificação e depois quis saber um pouco mais sobre o que havia acontecido àquele rei.
Então, um jumento mais velho lhe contou que há alguns anos antes, ele havia carregado uma mulher grávida de um bebê que nasceu em uma manjedoura. O jumento também lhe contou sobre as profecias referentes àquele menino tão especial: Ele seria responsável de salvar todo aquele que entregasse seu coração a Ele.
O jumentinho logo entendeu a humildade de Jesus: o rei que se faz servo, que se humilhou para salvar muitos.
Desta forma, quando o pequeno jumento ouviu sobre a vida de Jesus, logo refletiu nos impactos dessa mensagem para sua vida. Refletiu sobre os momentos em que se recusava a servir àqueles a quem estava próximo, àqueles que batiam à sua porta pedindo ajuda para carregar algo, àqueles momentos oportunos de servir….
E entendeu que o Mestre não se negou a servir! Mesmo sendo rei, Jesus mergulhou na dor e no sofrimento do outro.
Que o Senhor nos ensine a ser contentes no serviço diário, de servirmos inteiramente aos que necessitam de nós, de aproveitarmos os momentos oportunos para dizer uma palavra sábia, servindo com a bondade que pode prover dos lábios.
Que o Deus nos ajude a sermos contra a cultura atual que exalta a individualidade, o egoísmo, a riqueza, a superficialidade e nos conceda a graça de aprendermos com a humildade de Jesus!
Como comprar o livro O Jumentinho que Carregou um rei?
O que mostrei neste texto é apenas uma ideia do que o livro tem para te inspirar e motivar a servir o nosso Senhor e Rei Jesus.
Por isso, se você gostou da história e se interessou em comprar o livro escrito por R. C. Sproul, é só você clicar no link abaixo e comprar diretamente do site da Amazon!