Deus ouve nossas orações: você tem dúvidas disso?

Será que Deus ouve nossas orações? Sim, cada vez que elevamos nossa voz e pensamento ao Senhor Ele se dispõe a nos ouvir. Para te exemplificar essa verdade, quero te contar uma experiência que tive há muitos anos atrás.

Eu era um adolescente. Não me lembro direito, mas acho que tinha 15 anos de idade.

Eu tinha um compromisso na minha igreja de cantar e tocar no louvor com outros adolescentes em uma programação muito importante pra gente.

Porém, durante a noite eu senti uma dor grande na garganta acompanhada de febre. Eu sabia que possivelmente minha garganta estava inflamando. Logo pensei que não poderia participar da programação com meus amigos.

A gente tinha ensaiado tanto! Lembro que naquele dia eu orei com muita fé. Pedi a Deus que se fosse da vontade dele, que me curasse daquela dor! Dito e feito! Acordei cedo com a voz ótima e fizemos a programação conforme planejado.

Foi uma experiência muito forte que tive com Deus, ainda que meu motivo hoje parece ser muito simples diante dos problemas que tenho na vida adulta.

Mas Deus me ensinou algo com esse episódio. É exatamente isso que quero compartilhar com você!

Deus ouve nossas orações: mas antes, precisamos nos colocar na dependência dele

Muita gente distorce a Bíblia a seu favor. Pegam diversas passagens bíblicas e fazem afirmações descabidas.

Por exemplo, Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7-8). 

Também, em outra passagem, Jesus afirmou: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).

A partir disso, os impostores da fé afirmam que é só pedir que Deus nos dará tudo que quisermos. Essa ideia faz de nós o centro e, por outro lado, Deus é colocado como aquele que está pronto a nos servir. Mas se esquecem de olhar a Escritura como um todo.

Existe uma realidade que não podemos fugir dela: muitas vezes oramos e não somos atendidos. E o apóstolo Tiago explica o porquê: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tiago 4:3) 

Ora, a parte mais importante da oração não é que nossa súplica “tem que ser atendida”, mas que nós, como suplicantes, devemos nos submeter à vontade de Deus.

Por isso, é importante que nossa oração seja direcionada pelo próprio Deus, para nos auxiliar a “orar como convém”. 

Prova disso é o que Jesus nos ensinou no verso exposto acima. Ele nos atenderá quando Ele e sua palavra “estiverem em nós”. 

Não importa o tamanho da sua fé, mas o quanto você depende de Deus

Uma das lições mais preciosas da oração que Jesus nos ensinou – o famoso Pai Nosso – é justamente aquela parte que diz: “seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céus”. Essa é a postura de quem ora com o coração em Deus: Ele nos ouve, mas a vontade do Senhor é soberana.

Portanto, Deus escuta nossas orações, mas temos que nos portar diante dEle como servos, e não como senhores. Quando oramos, temos que ter fé que Deus nos atenderá. Porém, pedindo sempre que a vontade dEle seja feita, não a nossa. 

No fim das contas, a oração é um exercício de dependência de Deus. Ele já sabe o que queremos. E na prática, poderíamos dizer que Deus não precisa da nossa oração para fazer a sua vontade.

Mas então por que oramos? Simplesmente porque Deus quer se envolver conosco. A oração é uma aproximação, é uma busca em estar diante do Senhor.

De certa forma, a oração foi projetada por Deus para enriquecer a vida do cristão. Mesmo que não saibamos “orar como convém”, a oração toca o coração de Deus. Ou seja, por meio dela, podemos entrar em comunhão íntima com o Senhor.

Com nossa atitude de oração, afirmamos: “Deus, nós precisamos de ti”. É exatamente isso que ele quer de nós: que nossa vida seja envolvida pela sua presença e por sua vontade.

É assim que Deus ouve nossas orações, quando nos comportamos como servos e quando submetemos à sua total dependência. 

Orar sem cessar

mulher orando, pois Deus ouve nossas orações

Um dos maiores desafios dos cristãos é fazer da oração um alimento para a alma! Infelizmente, nos afogamos em nossa rotina e fazemos da oração apenas um momento ou outro do nosso dia.

Ao contrário disso, por meio da Palavra de Deus, somos convocados a “orar sem cessar”. Isso significa que nossa vida como um todo precisa ser uma oração ao Senhor.

Os mulçumanos são bem rigorosos nesse aspecto. Em determinados horários do dia, independente do que eles estejam fazendo, eles param e oram a Allah. 

E nós cristãos? Fica a reflexão.

Diante disso, precisamos elevar nossos pensamentos ao Senhor. E falar com ele em todo o tempo e em qualquer momento do nosso cotidiano.

Para orarmos sem cessar, precisamos de modificar o seu o nosso pensamento, de forma a transformar nossos momentos diários em oração. 

Portanto, Deus ouve nossas orações e por isso temos que praticá-la, sempre:

  • Nosso momento devocional
  • Durante atividades cotidianas
  • Enquanto fazemos alguma atividade doméstica
  • No trânsito, podemos louvar e agradecer a Deus
  • Orar em família

Ou seja, temos muitas formas de adicionar a oração na nossa vida cotidiana. Tudo isso, com a certeza que Deus ouve nossas orações, e por isso devemos praticá-la sempre. Que Ele nos ajude!

Se você gostou do texto, compartilhe com alguém. E se gostou mais ainda, assine nossa newsletter abaixo e receba lembretes de novos textos aqui do blog!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *