Maria mãe de Jesus: uma lição de vida e obediência a Deus

É impressionante a missão de Maria mãe de Jesus. Ter como vocação a concepção e criação do Messias foi uma tarefa de extrema responsabilidade, nobreza, e que exigiu uma disciplinada dedicação. Sua obediência e disposição em servir ao Senhor é uma grande lição para nós, principalmente às mães!

 

A resposta de Maria ao desafio lançado por Deus impacta a todos os cristãos. Sabemos que ser mãe é uma missão grandiosa, desafiadora e maravilhosa que o Senhor entregou às mulheres. Mas ser mãe de Jesus faz da maternidade de Maria ainda mais especial.

O anjo Gabriel ao anunciar à jovem Maria que ela seria mãe do Filho do Altíssimo, afirmou: Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! (Lucas 1:30). Como não ter medo diante de tamanho desafio? Por este motivo, o anjo se antecipou e injetou ânimo na jovem que ainda não era casada. 

Diante do desafio, Maria escolheu obedecer a Deus

Desta forma, o maior compromisso de Maria era com Deus. Mesmo com dúvidas em relação à sua vocação, ela se colocou à total dependência do Senhor e aceitou cumprir sua vocação.

 

É óbvio que ela tinha dúvidas. Ao ser anunciada como a mãe do Filho de Deus, Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem? ” (Lucas 1:34). Ou seja, mesmo com dúvidas e preocupada com seu futuro, Maria escolheu ouvir seu chamado e se render à vontade de Deus. 

A insegurança e o temor não a venceram. Pelo contrário, ela se dispôs a cumprir a vontade do Senhor: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lucas 1:38). 

Naquele momento, ela não tinha dimensão do que seria carregar no ventre o Filho de Deus. Tampouco, ela sabia o que enfrentaria ao vê-lo sofrer na cruz. “Eu sou a serva do Senhor”, essa foi a resposta de Maria em relação ao seu desafio. 

Na verdade, Maria escolheu viver pela fé, que significa dar um passo em obediência, mesmo quando temos dúvidas e não sabemos o que nos espera.

Maria mãe de Jesus e sua relação com seu filho

Na Bíblia não encontramos os detalhes da convivência de Maria com seu filho Jesus, principalmente em sua infância. Não sabemos como ela se esforçou para educá-lo e nem temos informações sobre sua relação com o Senhor. 

Mas possuímos alguns indícios de que ela cumpriu fielmente com seu chamado. No evangelho de Lucas (2:51), o texto nos mostra que “Jesus era obediente” aos seus pais. Isso é um indicativo que Cristo recebeu de Maria e José os ensinamentos das Escrituras. 

Quando Maria recebeu de Deus a missão de criar Jesus, ela não tinha a dimensão real de tudo que Cristo faria ao estabelecer o reino de Deus neste mundo. O profeta Simeão disse à Maria, antes do seu Filho nascer, que “este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel” (Lucas 2:34). 

Ela não poderia saber que seu Filho, depois de pregar o amor de Deus e espalhar as boas novas de salvação seria julgado como criminoso. Mas, apesar disso, esteve lá na crucificação de seu filho – e como Simeão disse a ela: “Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma” (Lucas 2:35).

É fato que Jesus se entregou por nós na cruz como sacrifício pelos nossos pecados. Mas Maria também teve seu sacrifício: ver o sofrimento de Jesus na cruz mesmo sabendo que ele era inocente.

Maria escolheu prosseguir, mesmo depois da ressurreição de Jesus

Maria mãe de Jesus: uma lição de vida e obediência a Deus

No dia da crucificação, Maria estava lá, “aos pés da cruz”. E sentiu, perto do seu Filho, a tristeza no desfalecimento de Cristo diante da dor e do sofrimento. O gesto de Maria ao estar perto do Filho mesmo sem poder fazer qualquer coisa, é uma inspiração a todas as mães que se dedicam e se doam aos seus filhos.

Mas se engana que a missão de Maria terminou quando Cristo, após ser morto e ressurreto, subiu aos céus. Maria prosseguiu servindo ao Senhor e, mais uma vez, se dispôs ao serviço do evangelho. Logo após a ressurreição, “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus” (Atos 1:14). 

Ou seja, Maria foi participante da igreja primitiva. Ela escolheu prosseguir sua vida com Deus e ajudar no estabelecimento do evangelho para o seu povo. Se no início de sua jornada Maria não tinha a dimensão da grandeza de Jesus, depois de vê-lo morto e ressuscitado, sua missão se completa: em oração e reunida com outros irmãos, Maria dedica sua vida ao Reino de Deus.

Que a vida de humildade e devoção a Deus de Maria, mãe de Jesus, nos inspire a servir ao Senhor. 

Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba um aviso a cada texto novo! E compartilhe esta mensagem com alguém!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *