O que significa vigiar na Bíblia?

“Vigiar” é um termo muito utilizado nas páginas da Bíblia, e que possui um significado bastante profundo. Você sabe o que significa vigiar na Bíblia? Basicamente, vigiar quer dizer estar atento, ou estar de sentinela. Podemos ainda ser mais diretos: vigiar é estar preparado para a vinda do nosso Senhor Jesus.

Se você quer entender mais sobre o assunto, continue lendo o artigo, para aprender um pouco mais sobre a Palavra de Deus e o que Ele quer nos dizer através dela.

Vigilância na Bíblia: o que é?

Vigiar é comumente lembrado devido a um versículo conhecido que se encontra em Mateus 26:41: “vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Por isso, vigiar é estar sempre atento e consciente, para não dar brecha para o inimigo e deixá-lo influenciar em nosso dia-a-dia. Jesus advertiu seus discípulos no Getsemani, enquanto Ele buscava ao Senhor antes de sua morte. O Senhor queria que seus seguidores estivessem atentos em oração, não cedendo a vontade da carne que, naquele momento, era de dormir. 

Ou seja, vigiar significa priorizar o reino de Deus em detrimento da nossa própria vontade. Aquele que vigia está sensível ao redor, buscando sempre a sobriedade e disposição em ouvir a voz de Deus.

Na verdade, Satanás anda ao redor e está sempre procurando uma oportunidade para nos fazer cair. Por mais que tenhamos amplo conhecimento da Palavra de Deus e suas ordenanças, ainda somos seres humanos. Nossa carne se inclina para o pecado e seus próprios desejos.

O exemplo no Getsemani em que os discípulos trocaram a oração pelo sono mostra que a vigilância é a obediência à necessidade de se manter em espírito, acima até mesmo daquilo que pode parecer mais comum em nossa vida, como dormir. 

Vigiar e orar: isso mantém nosso espírito fortalecido

Por isso, com um simples deslize, podemos nos afundar na lama do pecado e nos afastarmos da presença do Senhor. Nossa carne é fraca. Porém, o espírito deve ser forte. Portanto, devemos clamar a Deus todo o tempo, estarmos preparados e “vestir toda a armadura de Deus, para que podeis ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6:11).

Jesus se fez carne e habitou entre nós. Ele, mais do que ninguém, vigiava e orava. Ele foi levado pelo Espírito para ser tentado pelo diabo no deserto e resistiu. 

Satanás oferece coisas aparentemente boas, coisas que a carne deseja, para que possamos usufruí-las nesse mundo. Ainda que pareça muito bom, o preço a se pagar pode ser alto: a vida eterna em um local onde há choro e ranger de dentes. 

Nada é melhor do que manter um relacionamento verdadeiro com Deus e ter a certeza da salvação em Cristo Jesus. É maravilhoso pensar que podemos viver em um lugar onde não haverá mais choro, nem dor, e nem morte. Um lugar de convívio com Deus e todos os que, desde o princípio, andaram com o Senhor.

O que é vigiar na Bíblia?

Vigiar é estar atento ao que acontece ao redor, para não cair nas armadilhas de Satanás, permanecer firme na fé e vivendo de acordo com o que está na Bíblia. Ninguém sabe o dia e a hora que Jesus vai voltar. É melhor estar nos caminhos certos quando Ele chegar.

Um dos grandes exemplos de parábolas da Bíblia, e que ilustra perfeitamente essa situação, é a parábola das dez virgens, que se encontra em Mateus 25. Trata-se de dez virgens à espera do noivo. 

Elas estão aguardando o noivo, e adormecem. Depois de um tempo, ouvem o noivo chegando. Rapidamente, as cinco noivas prudentes, que possuíam óleo em suas vasilhas, acendem as lamparinas e vão encontrar-se com o noivo. 

Já as cinco imprudentes saem às pressas para comprar o óleo e chegar a tempo. Porém, a porta já está fechada. Quando elas batem, o noivo abre e diz que não as conhece. Assim também será quando Jesus Cristo voltar. Quem estiver vigilante e preparado para a sua vinda, irá com Ele. Quem não estiver, não participará da “festa” com o noivo. 

Neste aspecto, vigiar significa concentrar sua disposição em oração, demonstrando toda sua reverência ao Senhor em oração. Ou seja, vigiar na Bíblia significa está atento em oração, firmado em seu propósito com Deus. Assim como as cinco virgens prudentes que estavam dispostas a se encontrar com o noivo.

VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE VIGIAR

Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pedro 5:8-9)

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam. (Mateus 24:42-44)

Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha. (Apocalipse 16:15)

E você, entendeu tudo sobre o que significa vigiar na Bíblia? Se você tiver qualquer dúvida, escreve aqui embaixo nos comentários. Para complementar este conteúdo, você também é convidado a assistir esse vídeo abaixo do Pr. Hernandes Dias Lopes, que fala justamente sobre Vigiar e Orar:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *