Compromisso com a obra de Deus: a verdade que muitos negam

A obra de Deus relaciona-se diretamente com o serviço do cristão no meio em que vivemos. Desta forma, o compromisso com a obra de Deus significa o envolvimento do crente no trabalho cristão, contribuindo com sua igreja local, ajudando os necessitados e sobretudo, em atuação no trabalho de evangelização.

A igreja primitiva ou os primeiros seguidores de Jesus após sua ressurreição é um grande exemplo sobre envolvimento, compromisso e serviço em favor da mensagem do evangelho no mundo. 

Se você quer saber mais sobre o compromisso com a obra de Deus, leia este texto!

Em resumo, o que é obra de Deus?

Antes de voltar aos céus, Jesus dispensou aos seus discípulos uma tarefa. Em Atos 1:8, o nosso Mestre falou: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Desta forma, o Reino de Deus não consiste na prática religiosa individualizada e sem conexão com a realidade da vida. A fé cristã é uma fé viva, em movimento. 

Vemos isso quando Jesus chamou seus discípulos a testemunharem sua obra entre os povos, indo do contexto local até o internacional, quando ele disse “até os confins da terra”. 

Portanto, a evangelização traz um significado prático sobre o que é a obra de Deus. A proclamação do evangelho exige o serviço. Por isso, para pregar a Palavra de Deus, a igreja precisa de servir. E esse serviço, chamamos aqui de “obra de Deus”. 

Continuando no texto de Atos 1, vemos outro aspecto relevante da vida dos primeiros cristãos. No versículo 14, vemos que os seguidores de Jesus viviam em comunhão:

“Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”.

Desta forma, a Igreja de Jesus reuniu todos aqueles que creram na mensagem do evangelho. E para viver o chamado de servir a Deus e proclamar o seu reino, os cristãos começaram a viver em comunidade.

A reunião dos primeiros cristãos tinha o objetivo de estarem em oração, o que demonstra a comunhão da igreja. A identidade cristã  uniu diferentes pessoas para orar, adorar e servir na comunidade do Rei. 

A obra de Deus, neste ponto, tem como base a oração. Quando oramos, colocamos nas mãos do Senhor nossa dependência dele. E o serviço cristão ou a participação na obra de Deus precisa estar ancorada na busca em oração. 

A obra de Deus é o serviço cristão para a evangelização, adoração e vida comunitária

Veja que coisa maravilhosa. Os primeiros cristãos entregaram sua vida completamente ao evangelho, sempre em compromisso com a obra de Deus. 

O evangelho assumiu um significado tão profundo no cotidiano das pessoas, que elas simplesmente decidiram viver para Deus, em compromisso com seu reino. 

Confira no texto abaixo, o significado de compromisso com a obra de Deus em relação aos primeiros cristãos:

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2:44-47)

Vida em comunidade

Nós como cristãos somos herdeiros da doutrina dos apóstolos. Por isso, a igreja primitiva é nossa maior referência sobre o que é ser igreja.

O que vemos na narrativa acima é que os seguidores de Jesus viviam em comunidade. O que os unia em amor era a fé em Cristo, sendo o evangelho um estilo de vida para aqueles primeiros cristãos. 

Desta forma, a igreja primitiva tinha um verdadeiro compromisso com a obra de Deus, pois eles viviam em comunhão e ajudavam uns aos outros. Ou seja, o fato de serem seguidores de Jesus não significava apenas um movimento religioso. Eles se envolviam na prática do bem e na ajuda aos necessitados. Isso também faz parte do chamado cristão.

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Repare que os primeiros cristãos também tinham um compromisso com a adoração, prática da oração e devoção. Diariamente eles se reuniam no templo e praticavam intensamente os ensinamentos de Jesus.

Portanto, o verdadeiro cristão comprometido com a obra de Deus envolve o serviço relacionado à comunidade cristã. Todas as necessidades relacionadas à igreja devem fazer parte do nosso compromisso com o reino de Deus.

Exemplos práticos de como se envolver na obra de Deus

Você pode se comprometer com a obra de Deus usando seus dons e talentos à serviço do Corpo de Cristo. Como por exemplo:

  • Por meio do ensino na Igreja
  • Atividades de ação social
  • Evangelização 
  • Oração 
  • Aconselhamento de outros irmãos
  • Ministério infantil
  • Liderança no trabalho com adolescentes e jovens 

Qual é o meu compromisso com Deus?

Seria mais fácil trazer uma definição sobre compromisso com Deus e não nos incluir nesta tarefa. Mas não é assim que funciona o evangelho.

Perguntar “qual é meu compromisso com Deus” pode te ajudar a se situar neste mundo, refletindo sobre qual seu papel diante da comunidade cristão. 

Em primeiro lugar, seu compromisso precisa ser com aquele que “nos tirou do reino das trevas para sua maravilhosa luz”. Se você se converteu ao evangelho e hoje é uma “nova criatura”, seu compromisso, antes de tudo, é com o próprio Deus.

Como consequência, entre todas as atividades do cotidiano, nada pode ser mais importante do que servir a Deus. Seu compromisso com Ele envolve devoção, oração e amor à sua obra.

Em segundo lugar, como cristão, você precisa se comprometer com o reino de Deus, ajudando em sua obra aqui neste mundo. 

Isso inclui ajudar na sua igreja local, vivendo em comunhão com outros irmãos e, acima de tudo, contribuindo com a proclamação do evangelho àqueles que não conhecem a Jesus. 

Compromisso com a obra de Deus: uma conclusão necessária

Não existe fé em Jesus sem compromisso com a obra de Deus. Quando olhamos para a igreja primitiva, vemos claramente que os primeiros cristãos entregaram suas vidas ao serviço do reino.

Atualmente, muitos cristãos querem simplesmente viver para si mesmos, dispensando o serviço e envolvimento na igreja. Alegam que conhecem a Bíblia e que apenas um compromisso estritamente com Deus é o suficiente.

Mas quando olhamos atentamente a Palavra, percebemos que Deus chamou para si um povo. E para levarmos a mensagem da cruz para este mundo, precisamos viver isso em comunhão uns com os outros.

Por fim, a proclamação do evangelho exige de nós o compromisso com a obra de Deus, no serviço, na prática do amor e sobretudo, na vivência daquilo que Jesus nos ensinou. Que Deus nos ajude!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *