Como Fazer um Estudo Bíblico de forma simples e eficaz

Existem várias maneiras de estudar a Bíblia. Mas, esta é uma das abordagens mais simples e eficazes para ler e compreender a Palavra de Deus. Agora, você vai conhecer como fazer o estudo bíblico por meio do método indutivo. Para saber como fazer um estudo bíblico, a melhor maneira é começar examinando cuidadosamente a Bíblia, seguindo os seguintes passos:

  • Ênfase e repetição;
  • Entender a forma literária;
  • Fazer perguntas fundamentais;
  • Buscar o contexto da passagem estudada;
  • Comparar o texto com outros textos da Bíblia;
  • Entender a cultura da época;
  • Interpretar e orar e;
  • Aplicar o texto em nossas vidas.

Este texto serve, principalmente, para quem precisa aprender como fazer um estudo bíblico para compartilhar com outros. Isto, seja na evangelização ou em grupos de estudos em sua igreja local.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio das Escrituras, Deus se comunica conosco e nos mostra a sua vontade. Como cristãos, o amor pela palavra e o desejo profundo de conhecer a Deus nos leva a responder esta questão: Como fazer um estudo bíblico?

Leia também:

1 – Como fazer um estudo bíblico? – Entendendo o que diz o texto

Este é o primeiro passo é o mais simples de se fazer. Ao ler o texto da Bíblia, você precisa examinar cuidadosamente o que é dito e como é dito para não incorrer no risco de conclusões precipitadas do texto. De preferência, precisamos buscar a compreensão em termos de conceito, não em palavras isoladas.

As palavras podem ter muitos significados, mas expressões são palavras usadas de uma maneira específica em um contexto específico.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

Exemplo: a palavra manga pode se aplicar a uma fruta, uma peça de uma camiseta ou de um apelido. No entanto, quando você lê: “Essa manga é saborosa”, você sabe exatamente o que a palavra significa, o que a torna um termo.

Ênfase e repetição

Precisamos também de observar qual a ênfase do texto em relação à estrutura das palavras. A quantidade de espaço ou o número de capítulos ou versículos dedicados a um tópico específico não é atoa. Isso demonstra a desse tópico. Por exemplo, no salmo 119, há inúmeros versos sobre a palavra de Deus. O que isto significa?

Da mesma forma, a repetição de termos também precisa ser observada. Uma leitura de 1 Coríntios 13 , onde o autor usa a palavra “amor” nove vezes em apenas 13 versos, nos comunica que o amor é o ponto focal de todo o capítulo.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

Forma literária e perguntas fundamentais

A Bíblia é composta de textos, isso é óbvio. Portanto, existe um conjunto de obras diferentes e vários tipos específicos de literatura. Os principais são:

  • Discurso (as epístolas)
  • Narrativa (diversos textos do Antigo Testamento)
  • Poesia (os Salmos).

Considerar o tipo de literatura faz uma grande diferença quando você lê e interpreta as Escrituras, pois é possível observar se aquele trecho é literal ou se o sentido é figurado.

Depois de ter considerado esses elementos, precisamos de finalizar a parte de observação para sabermos como fazer um estudo bíblico. Algumas perguntas simples nos ajudarão a entender o texto de forma mais profunda:

  • Quem são os personagens deste texto?
  • Do que se trata o diálogo entre as pessoas do texto? Qual o assunto
  • Onde esta história está acontecendo?
  • Em que época se refere o texto?

Conforme essas perguntas são respondidas, você conseguirá fazer uma conexão entre a observação e a interpretação do texto, que é a próxima etapa de como estudar a Bíblia.

Por isso, se você quer se aprofundar sobre como fazer um estudo bíblico, principalmente no aspecto da hermenêutica (interpretação) do texto sagrado, eu sugiro que você assista essa aula do pastor Augusto Nicodemus:

2- O sentido e o significado do texto 

Basicamente, interpretar é descobrir o significado de uma passagem, o pensamento ou a ideia principal do autor. Responder às perguntas que surgem durante a observação o ajudará no processo de interpretação.

Desta forma, quatro passos podem te ajudar a encontrar o sentido do texto e o significado que o autor bíblico deu àquela passagem escrita:

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

Contexto da passagem estudada

Alguns autores acreditam que 75% de suas perguntas sobre uma passagem bíblica podem ser respondidas ao ler o texto. A leitura envolve olhar para o contexto próximo, ou seja, o versículo imediatamente antes e depois. Também, ao ler, temos que analisar o contexto distante, neste caso, o parágrafo ou capítulo que antecede ou segue a passagem que você está estudando.

Um dos grandes erros daqueles que simplesmente leem a Bíblia sem estudá-la corretamente, é justamente tirar o texto do seu contexto original. E o pior: fazem conclusões e aplicações que o autor bíblico não tinha qualquer intenção de fazer.

Frequentemente, muitos elementos dos versos que estão antes ou depois do texto que você está lendo poderá mostrar o significado de seu texto. Também, a parte histórica e os costumes da época fazem total sentido nas afirmações dos autores bíblicos.

Comparar o texto com outros textos da Bíblia

Para de fato saber como fazer um estudo bíblico, precisamos deixar que a Escritura interprete a própria Escritura. Isto significa, em outras palavras, usar outras passagens da Bíblia para esclarecer a passagem que você está estudando.

Por exemplo, se você está lendo uma passagem de uma carta do apóstolo Paulo, tente ir até o livro de Atos para analisar o contexto histórico daquele texto. Da mesma forma, se em um salmo você encontra alguma referência ao Messias, abra nos evangelhos e procure referências sobre o texto do antigo testamento.

Por meio dessas comparações a interpretação do texto fica enriquecida e, desta forma, conseguimos com maior clareza compreender o sentido dado pelo autor bíblico.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

Cultura

A Bíblia foi escrita há muito tempo, então, quando a interpretamos, precisamos entendê-la a partir do contexto cultural dos escritores. Em suma, saber aspectos culturais dos tempos bíblicos te ajudará a entender expressões da época no sentido que eram empregados.

Na verdade, um dos grandes problemas de interpretação bíblica é justamente a leitura do texto desprezando os aspectos históricos e culturais. Quando fazemos desta maneira, tiramos conclusões precipitadas em relação à mensagem bíblica. E entender a cultura da época nos ajuda a compreender o significado do texto.

Interpretação e oração

Tendo respondido às suas perguntas para compreensão por meio do contexto e da comparação com outros textos e por meio da cultura, a oração também faz parte do aspecto interpretativo. Afinal, saber como fazer um estudo bíblico, acima de tudo, não é apenas um ato intelectual. Precisamos da iluminação do Espírito Santo para nos ajudar a entender a praticar a Palavra de Deus.

Desta forma, fazemos um estudo bíblico, o objetivo principal é entender a mensagem de Deus para que possamos vivê-la. Até porque, querer compreender a Bíblia sem um fim específico seria estranho para nós cristãos.

Nossa finalidade principal é conhecer a Deus e fazê-lo conhecido. E através da oração, pedimos a iluminação do Espírito Santo para que sua Palavra transforme nossas vidas. Por isso, precisamos aliar o estudo da Palavra com uma vida piedosa, para que possamos viver a mensagem do evangelho.

Como fazer um estudo bíblico: A aplicação do texto

Em outras palavras, é pela aplicação que estudamos a Bíblia. Queremos que nossas vidas mudem. Portanto, nosso objetivo com a leitura Bíblia é buscar o conhecimento para sermos obedientes a Deus e crescer na fé em nosso Senhor Jesus.

Logo depois de observar uma passagem e interpretá-la da melhor maneira possível, devemos aplicar sua verdade à nossa própria vida. Sem isso, saber como fazer um estudo bíblico torna-se uma atividade mecânica e desvinculada com a vida. Enfim, isto seria como um descrente que pega o texto sagrado apenas como literatura, sem considerar seus aspectos espirituais.

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

Por isso, após a observação dos aspectos textuais e a interpretação do sentido que o autor colocou nas palavras, a aplicação se faz por meio de algumas perguntas:

  • Como a verdade revelada aqui afeta meu relacionamento com Deus?
  • Como essa verdade afeta meu relacionamento com os outros?
  • Este texto me ajuda a crescer na fé em Cristo?

No entanto, a etapa da aplicação não é concluída simplesmente respondendo essas perguntas. O objetivo é colocar em prática o que Deus lhe ensinou por meio das Escrituras. Certamente,  quando você trabalha para aplicar uma verdade em sua vida, Deus abençoará seus esforços, conforme observado anteriormente, conformando você à imagem de Jesus Cristo.

E agora, você entendeu Como estudar a Bíblia pode ser simples e ao mesmo tempo profundo?

>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *