Luta contra o pecado: como posso vencer?

O que é luta contra o pecado? Em linhas gerais, luta contra o pecado é nossa insistência em permanecermos puros diante de Deus, evitando ao máximo cometer qualquer tipo de pensamento ou atitude pecaminosa. Antes de tudo, em relação à luta contra o pecado precisamos ter algo em nossa mente: por meio de Jesus nossos pecados foram perdoados. Deus nos amou e por através do sacrifício de Cristo, toda a dívida, todo o pecado, toda condenação foi perdoada. Ou seja, somos vitoriosos.

Porém, não deixamos de ser pecadores. Nascemos em pecado, ele habita em nós. Ou seja, somos carnais por natureza. Saber que somos “mais que vencedores” e ter a certeza que já fomos salvos por Jesus não elimina a necessidade de luta contra o pecado. Pelo contrário, temos a consciência de que não precisamos de ir muito longe para “sair da graça”, afinal, o pecado habita em nós.

Então, como fazer? Na luta contra o pecado, como ser vitorioso? Como abandonar práticas pecaminosas que atormentam nossa mente e nos afastam de Deus? Fique comigo neste texto que quero te mostrar algumas coisas!

O que é esta luta contra o pecado?

Em Gálatas 5.16-17, Paulo escreve: “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”

O texto acima fala sobre uma luta interna. Uma vez eu li em algum lugar sobre a nossa luta contra o pecado em comparação com os gêmeos siameses. Imagino que você saiba o que é isso. É quando duas crianças nascem literalmente grudadas uma à outra. Elas podem ter quatro mãos, quatro pernas, mas estão grudadas, muitas vezes, pela cabeça. É difícil imaginar como seria a vida de gêmeos siameses, mas acredito que esta ilustração nos ajuda a pensar na nossa luta contra o pecado. 

Nos últimos anos, os médicos têm tido sucesso em separar algumas dessas crianças. Mas essa possibilidade não existia há muitos anos atrás. Era uma aflição! Elas tinham de viver juntas. Nunca chegavam a ficar separadas, nem um minuto sequer. Se tivessem qualquer desentendimento, brigavam. Brigavam consigo mesmas, porque uma e outra eram  praticamente a mesma pessoa. 

Bem, nós somos como esses gêmeos siameses. Sabemos que somos uma pessoa, porém, somos complexos pois possuímos uma “natureza dupla”. Desta forma, todo mundo tem pelo menos duas naturezas, segundo a Bíblia – a carne e o Espírito. A carne seria nossos impulsos e paixões humanas. Já o espírito, se refere à nossa ligação com o Eterno, sendo a própria presença do Espírito Santo de Deus em nós. Na verdade, como cristãos, temos em nós esta dualidade, esta luta interna entre a carne – nossas paixões – e o espírito, que representa o próprio Deus em nós. 

Precisamos negar nós mesmos

Desta forma, a carne deseja uma coisa, enquanto o espírito, geralmente, quer outra coisa. A carne deseja reduzir a influência do espírito. Já o espírito deseja impedir que a carne faça todas as coisas más que deseja. A Bíblia usa palavras diferentes como o homem exterior e o homem interior, mas o homem exterior e o homem interior são o mesmo homem.

No nosso dia-a-dia, somos inundados por muitos pensamentos que demonstram essa nossa luta contra o pecado: “Seja puro. Seja fiel ao seu cônjuge, ao seu noivo, à sua noiva”. A outra parte de nós responde: “Mas, um caso com uma outra pessoa ia ser ótimo”. Uma diz: “Seja honesto”. A outra responde: “Com honestidade, você vai continuar pobre”. Uma diz: “Brigue com essa pessoa e diga-lhe isto e isto”. A outra diz: “Seja bom, perdoe-lhe”. Todos nós temos essas duas vozes dentro de nós – a voz da carne e a voz do espírito.

Ser santo é lutar contra o pecado todos os dias

Portanto, na luta contra o pecado, precisamos da ajuda de Deus, para definitivamente nos entregarmos a Ele. Na verdade, Jesus diz que a primeira condição para segui-lo é: “Qualquer que quiser vir após Mim, a si mesmo se negue”. Uma agenda pessoal que poucos verdadeiramente gostariam de seguir. O “si mesmo” não deseja nada. Você renuncia a sua vontade. Você preenche essa única condição imposta por Cristo. Se você quer me seguir, negue-se a si mesmo.

Vemos isso presente na vida do apóstolo Paulo. Em Gálatas 2.20, ele afirma: “Não sou eu mais quem vive, mas Cristo vive em mim”. Ele sacrifica os seus desejos pessoais a Deus. Ele renuncia a sua própria identidade com “seja feita a Tua vontade”.

É deste modo que podemos ter paz com Deus e vencer a luta contra o pecado. De outra forma, a maior parte da nossa vida vai ser encarada nesta luta interna de gêmeos siameses – a carne que quer uma coisa; o espírito que quer outra coisa. Algumas vezes o Espírito vence, mas depois de um dia, pode ser o contrário. O outro lado vai vencer. Você vai continuar nessa contenda, até que venha a dizer de uma vez: “Deus, entre nós vai ser assim. Seja feita a Tua vontade. Eu renuncio a minha vontade”.

Em outras palavras, precisamos tomar posse definitiva da vitória da cruz e abrir mão da satisfação dos nossos impulsos. Ele nos perdoou, então, precisamos caminhar na perspectiva da reconciliação com Deus. Assim, renunciar nossa vontade e escolher viver “andar no Espírito” nos capacita a vencer o pecado.

Como lutar contra o pecado?

Como devemos lutar contra o pecado? A luta contra o pecado se resume na busca por Deus em oração e no apoio à graça de Deus para fortalecer nosso espírito e, diariamente, vencer o pecado que nos assedia. Tudo isso parece muito teórico, mas não é. Fomos salvos pela graça, mas o pecado continua habitando em nós. 

Mas de forma prática, como podemos ser vencedores na luta contra o pecado?

Lembrar sempre que Cristo venceu na cruz

Na luta contra o pecado, todos os dias, temos que exaltar a Deus pela salvação em Jesus. Quando reconhecemos que Deus nos amou de forma maravilhosa, temos força para insistir na bondade e na graça de Deus. Afinal, se Cristo venceu na cruz, nEle somos mais que vencedores. Já vencemos com Ele. 

Portanto, o que nos resta é insistir para que a vitória dEle nos alcance no nosso dia-a-dia, vencendo assim o pecado. 

Orar para que Deus nos ajude a pensar aquilo que convém

A oração é a principal arma que temos para vencer o pecado. Quando oramos, buscamos a submissão à vontade do Senhor. Desta forma, temos que clamar para que a Palavra de Deus inunde nossos pensamentos, substituindo nossos desejos carnais por “pensamentos de paz”. 

Isso aprendemos com o apóstolo Paulo, leia: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Disciplina espiritual para vencer o pecado

Em Hebreus 12:4 diz: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”. Sim, meu querido ou querida irmã: viver uma vida de santidade não é fácil. Por mais que tenhamos a dimensão da nossa vocação diante de Deus, o pecado está tanto diante de nós quanto em nós. Por isso, a disciplina espiritual é mais do que necessária.

Neste caso, chamo de disciplina espiritual o ato contínuo da prática da oração, leitura da Palavra e a comunhão entre outros cristãos. Não existe segredo: na luta contra o pecado, antes, precisamos fortalecer nossa espiritualidade. E isso se faz com dedicação à Deus. Sendo assim, conseguiremos vencer o pecado e viver mais próximos do Senhor. Que Deus nos ajude, sempre!

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *