O que é idolatria na Bíblia? Fuja desse mal enquanto há tempo!

O que é idolatria na Bíblia? Basicamente, ela é definida como adoração a um falso deus. Este ato de idolatria é um pecado contra o nosso Senhor, uma vez que Deus é substituído pelo ídolo. A Bíblia o condena em todas as formas, desde atos individuais até comportamento comunitário. No Velho Testamento, vemos que indivíduos que praticaram a idolatria enfrentaram punições severas, incluindo sua própria destruição.

Além disso, os familiares mais próximos dos idólatras eram obrigados a denunciá-los e aplicar sua punição, inclusive desferir o primeiro golpe ao serem apedrejados. Também era um crime seduzir outros à adoração falsa, um crime de igual gravidade. A Bíblia também condenou as nações que praticavam a idolatria, como podemos ver nos livros de Êxodo e Levítico.

Mas antes de refletirmos o que é idolatria na Bíblia, precisamos fazer uma contextualização importante. Quando trocamos Deus por qualquer outro interesse desse mundo estamos sendo idólatras.

LEIA TAMBÉM: 

Qual é o problema da idolatria?

De acordo com o Britannica Dicionary, a idolatria é a adoração à alguém ou algo diferente de Deus como se fosse um deus. O primeiro dos Dez Mandamentos bíblicos proíbe a idolatria: “Não terás outros deuses diante de mim”.

Assim como na definição do dicionário, nas Escrituras, idolatria é a adoração de coisas, imagens ou deuses que não sejam Deus. É uma ofensa grave contra o Senhor. O problema da idolatria é que ela afronta a único e verdadeiro Deus, trocando-o por falsos deuses. Por isso, o apóstolo Paulo adverte aos coríntios: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1 Coríntios 10:14).

Os primeiros exemplos de idolatria na Bíblia são quando a nação de Israel se reuniu em torno de um bezerro de ouro no Monte Sinai. Mais tarde, durante o tempo dos juízes, as pessoas se voltaram para ídolos e adoradores de ídolos, mas essas práticas acabaram.

O primeiro e o segundo mandamentos proíbem a adoração de ídolos. Confira: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses além de mim. (Êxodo 20:2,3)”.

No segundo mandamento, Deus ordane que seu povo não deveria fazer imagens de qualquer outro ser que pudesse servir de adoração. Isso também é considerado idolatria:

“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, (Êxodo 20:4,5)

No Antigo Testamento, idolatria é a adoração de um falso deus. Aos judeus foi dada a tarefa de eliminar a idolatria na terra de Canaã. Essa tarefa não foi fácil, porém, porque Deus ordenou aos judeus que destruíssem todos os ídolos.

A idolatria na Bíblia: É uma forma de rebelião contra Deus

Na Bíblia, somos advertidos de que não devemos adorar ídolos. Esta é uma forma de rebelião contra Deus, por isso, é proibida É um pecado que encurta a vida e o ministério de uma pessoa. Além disso, o Espírito Santo se voltará contra os rebeldes.

Como resultado, muitos israelitas foram impedidos de entrar na Terra Prometida porque eram rebeldes e idólatras. Jonas, por exemplo, foi engolido por um peixe enorme, e Judas Iscariotes se enforcou porque se rebelou contra Jesus.

Deus odeia a idolatria e nos adverte repetidamente ao longo do Antigo Testamento. Nos Dez Mandamentos, somos ordenados a não adorar nada além de Deus. Ele também nos diz para destruir os ídolos. Este foi o caso de Canaã, onde Deus instruiu seu povo a destruir as estátuas dos deuses que eles haviam criado.

Na verdade, a história do povo hebreu é marcada pela constante tentação do povo de Deus à idolatria. Durante seu tempo de escravidão no Egito, os hebreus caíram na idolatria, e demorou muito para que fossem libertados dela, como podemos ver em Josué 24:14:

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor”. (Josué 24:14)

O que é idolatria nos dias de hoje?

No século XVI, o reformador protestante João Calvino disse: “O coração humano é uma fábrica de ídolos. Cada um de nós é, desde o ventre materno, é um expert em inventar ídolos”.

Engana-se quem acredita que a idolatria se resume à confecção de uma imagem e sua veneração. Da mesma forma, a idolatria não se resume em eleger um objeto como deus e adorar animais, objetos e deuses falsos. A idolatria vai muito além disso.

No mundo em que vivemos, existem muitos prazeres da vida ou bens materiais que desviam nossa atenção de servir a Deus, tornando assim, uma idolatria. Muitos fariam rapidamente qualquer ação imoral necessária para satisfazer seus desejos. Temos que lembrar que idolatria na Bíblia é tudo aquilo que fazemos que toma o lugar de Deus.

O autor Richard Keyes afirma que “um ídolo pode ser um objeto físico, uma propriedade, uma pessoa, uma atividade, uma posição, uma instituição, uma esperança, uma imagem, uma ideia, um prazer, um herói, qualquer coisa que possa substituir Deus”.

Ou seja, nos dias de hoje, qualquer coisa, elemento ou sentimento que é priorizada no lugar de Deus pode ser considerada uma idolatria. Isso inclui o amor ao dinheiro e a “adoração” ao prazer sexual.

Se quisermos fugir da idolatria e servir apenas ao nosso Senhor, precisamos de viver o que Paulo nos mostra: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Colossenses 3:1-2)

Por fim, deu pra entender o que é idolatria na Bíblia? Então assista esse vídeo abaixo do Douglas Gonçalves, pois vai te ajudar muito:

 

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *