O que significa Santo na Bíblia?
|Ao ler a Palavra de Deus você já se deparou inúmeras vezes com a expressão “santo”? Só no antigo testamento a palavra santo é repetida pelo menos 431 vezes, sem contar a palavra santidade, que também tem um número expressivo de repetições. Se você quer saber o que significa santo, se liga aqui neste texto.
No hebraico, o original da palavra santo é “qodesh”, que significa “separação. Essa expressão é utilizada para mostrar que que Deus é separado de sua criação, sendo infinitamente superior ao mundo criado. A ideia é que Deus é totalmente diferente de nós porque Ele é espírito (João 4:24). Neste caso, ser santo faz parte do próprio caráter de Deus.
Já no grego, a palavra santo é “hagios”, que tem um significado muito próximo à palavra do hebraico, que era utilizada no velho testamento. No grego, santo significa “puro, moralmente irrepreensível” ou “separado”. No novo testamento, a palavra “santo” é encontrada 180 vezes, enquanto santidade tem quase 200 repetições.
LEIA TAMBÉM:
O que é santo na Bíblia?
Na Bíblia de Genebra, há uma explicação muito interessante sobre o que significa santo na Bíblia, principalmente quando se refere a Deus. Deus é chamado de santo, que representa aquilo que separa Des de nós outros e do restante da Criação. Isso torna Deus o alvo de nossa admiração, adoração e temor.
Na verdade, Deus não é apenas santo, mas Ele é santo, santo, santo. Vemos isso claramente no capítulo 6 de Isaías, quando os serafins, que são criaturas celestiais, louvavam a Deus dizendo:
E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. Isaías 6:3
Na cultura judaica, quando algo é incrivelmente importante, é mencionado duas vezes. Jesus faz isso quando diz algo duas vezes como “em verdade, em verdade”. Mas quando algo é mencionado três vezes seguidas, quer dizer uma ênfase muito grande. Por isso, Deus é chamado de santo, santo, santo.
Essa é a maior ênfase que pode ser colocada em qualquer coisa ou pessoa nas Escrituras e isso está nos dizendo que esta é a coisa mais importante sobre Deus. Deus é santo, santo, santo. O mais interessante é que santo é o único atributo de Deus que é mencionado na Bíblia três vezes, mostrando que esse é o caráter mais enfático nas Escrituras.
O significado de santo cobre todos os aspectos da grandeza e da perfeição de Deus, mostrando sua divindade. A essência de Deus é sua pureza, que não pode tolerar qualquer tipo de pecado, chamando os pecadores, como nós, a nos humilharmos diante sua presença.
Alguém pode ser santo?
Na prática, só Deus é plenamente Santo, e Jesus, o seu Filho, enquanto esteve nesta Terra também viveu plenamente a santidade de Deus.
Porém, nós por nós mesmos não podemos ser santos. Com por meio de Jesus, que nos justificou perante Deus, podemos ser considerados santos. A diferença é que a santidade é uma busca por parecer com Jesus, ainda que nesta Terra não conseguimos alcançar a perfeição.
Na verdade, Deus quer que seus servos também sejam santos. Veja na Escritura:
“mas, como é santo aquele que te chamou, sede também santos em toda a vossa conduta, pois está escrito: ‘Sereis santo, porque eu sou santo’” (1 Pe 1:15-16).
Também vemos isso no velho testamento:
“Deus, através de Moisés, diz aos filhos de Israel que eles devem ser “’Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19:2).
Por isso, mesmo na busca pela santidade, estamos completamente distantes do padrão elevado de Deus, que é puramente santo e sem pecado. Mas enquanto vivermos, que nossa vida seja a busca em parecer com o nosso Senhor Jesus.
A palavra de Deus nos ajuda nessa busca pela santidade, mesmo com o pecado sempre diante de nós. “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:8-9).
Ou seja, Deus em sua infinita bondade é capaz de nos santificar por meio do perdão em Jesus. Deu para entender o que significa santo na Bíblia? Deixe seu comentário!