Como Ensinar a Bíblia para os Filhos?

Se você tem dúvidas sobre como ensinar a Bíblia para os filhos, fique comigo nesta leitura porque tenho muitas dicas e ensinamentos para te mostrar. Se você é pai ou mãe e também possui fé em Cristo, sabe o quanto é importante ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Antes de querer que nossos filhos sejam bem sucedidos na vida, queremos que eles sirvam o Senhor e tenham temor de Deus.

Um dos textos mais relevantes que serve como base do ensinamento bíblico aos filhos está no Antigo Testamento, confira:

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te (Deuteronômio 6:6-7).

Vamos entender melhor o que este texto tem a nos dizer sobre como ensinar a Bíblia para os filhos.

Ensinar os filhos no caminho do Senhor através do exemplo

Pense comigo: como fazer que meu filho se apaixone pela Palavra de Deus se eu mesmo, pai, não tenho qualquer interesse pela Bíblia? Por isso, o primeiro passo é os pais manterem uma rotina diária de leitura devocional da Bíblia. Seu filho ou sua filha precisa ver você lendo a Bíblia ou meditando na Palavra de Deus.

É a mesma coisa que tentar ensinar seus filhos a se alimentarem bem, mas você só come doces e comida industrializada. Ao contrário disso, nós como pais devemos amar a Palavra de Deus pois, assim, ensinaremos aos nossos filhos com amor e propriedade no assunto.

Os melhores mestres são esses: que conhecem do assunto e ensinam com autoridade de quem conhece do que ensina. Portanto, para ensinar a Bíblia aos nossos filhos, precisamos tê-la em nosso coração.

Como estudar a Bíblia com os filhos?

Se você passou pelo primeiro passo, sendo alguém que lê a Palavra no seu dia-a-dia e agora quer saber as melhores maneiras para ensiná-la aos filhos, o próximo passo é importante: comece! Isso mesmo! Não é uma dica mágica, mas prática. Para ensinar a Bíblia aos filhos precisamos separar um tempo de leitura e meditação com eles.

Alguns pais gostam de fazer a leitura ao acordar, antes das refeições ou antes de dormir. Não importa: separe um momento que, todos os dias, vocês farão a leitura da Palavra, juntos. A ideia é ler um trecho da Bíblia que não seja muito extenso, fazer uma pequena reflexão e depois orar, pedindo a Deus a assistência para viver sua Palavra.

Mas qual livro da Bíblia ler com meus filhos?

Você tem várias opções. Mas duas eu gosto bastante: ler sempre os evangelhos ou as histórias dos personagens bíblicos do antigo testamento. É interessante que nossos filhos conheçam Jesus e seus ensinamentos. Mas também que tenham contato com a história da salvação, entendendo como Deus trabalhou na vida do povo judeu apontando para a realidade da redenção.

Uma forma interessante de leitura bíblica com os filhos é por meio de uma sequência. Se você está lendo a história do Rei Davi, pegue 1 Samuel e leia todos os dias, até esgotar a história. Ler textos avulsos sem uma sequência não é didático para as crianças. Não é errado, mas é menos eficiente.

Como educar os filhos segundo a Bíblia? Ensinando todos os dias!

Voltando ao texto inicial de Deuteronômio, vemos que a missão dos pais é trazer a mensagem bíblica para as próximas gerações, fazendo conhecida a história da salvação. Deste modo, o próprio Deus nos diz como devemos ensinar a fé aos nossos filhos: assentados em casa, andando pelo caminho e deitando/levantando.

Neste aspecto, “assentados em casa” tem a ver com a rotina de leitura bíblica e prática devocional. Muitos pais querem que seus filhos amem a Deus e sua palavra, mas não oram juntos nem possuem qualquer espaço na rotina familiar para o aprendizado bíblico. Assim, ficamos distantes de cumprir nossa tarefa de guiar nossos filhos para a Verdade do Evangelho.

Mas o texto de Deuteronômio faz uma observação ainda mais profunda. Não seria tão eficiente apenas colocar o ensino bíblico como parte da rotina, sem o elemento “andando pelo caminho”. Que coisa maravilhosa! Ensinar a Bíblia aos filhos também se faz no dia-a-dia, aos trazer os princípios bíblicos na realidade da criança em várias situações cotidianas.

Compartilhe pedidos de oração da família e amigos

Por vezes temos medo de compartilhar nossas lutas com nossos filhos e não é que precisamos dar detalhes das dificuldades ou preocupações dos adultos. Mas mostrar para o filho(a) que a vida também tem tribulações faça com que eles percebam pouco a pouco a humanidade de nós pais e a nossa dependência de Deus.
Tão importante quanto eles entenderem que Deus responde a oração é eles fazerem a oração conosco. Assim eles participam de todo o processo. Sabemos que às vezes nós pais temos medo de compartilhar o desejo mais íntimo do nosso coração aos nossos filhos, mas isso não só nos aproxima enquanto família como também nos aproxima de Deus. Tenho amigos que dizem que se sentem mais próximos de Deus depois que tiveram filhos!

Fale das histórias bíblicas e da sua história pessoal com Deus nas oportunidades do dia a dia

Por vezes esperamos estarem todos prontos assentados na mesa, concentrados para o momento do culto em família. Sim, é importante termos momentos assim de sobriedade, também temos pessoas que acham que estudar a bíblia com as crianças precisa de material didático e muitas atividades criativas. Sim, também é interessante ter esses momentos. Mas nada disso pode servir de desculpa para você não agir.
Por que “Andando pelo caminho” significa trazer a palavra na simplicidade do dia-a-dia, na hora do banho das crianças, em uma viagem no carro, ou em algum lugar que vocês tenham que ficar esperando na fila, pode ser uma ótima oportunidade para conversarem sobre as histórias bíblicas e sobre o seu relacionamento pessoal com Deus.
É possível que Deus tenha respondido uma oração sua e você nunca tenha compartilhado com seus filhos. Esses momentos por vezes podem ser tão potentes quanto os momentos devocionais de todos os dias. Não subestime o poder da palavra de Deus. Ele pode falar no nosso coração e no dos pequenos em qualquer lugar, como nós estivermos!

Ensinar a Bíblia para os filhos com criatividade

Se você ou seu filho(a) tem essa qualidade, use para explorar as histórias bíblicas. Façam juntos desenhos, pinturas, jogos e desafios que incluam com naturalidade a palavra de Deus. Incentive seu(a) filho(a) a fazer o bem e buscar a paz com todo fervor nesses momentos. Aproveite os momentos de questões sobre a bíblia para aprofundarem nesses temas difíceis e aprenderem juntos.
Se for muito difícil a dúvida do seu filho, não se intimide em perguntar a alguém mais preparado da igreja, isso fortalecerá a fé de vocês. E será uma forma poderosa de acolher o que passa na cabecinha do seu filho(a). Com certeza será bem melhor ele(a) se sentir acolhido em casa do que buscar respostas em outro lugar.
Caso tenha muita dificuldade em estabelecer uma rotina de devocional, busque ajuda de materiais de qualidade, temos muitos no mercado. Trabalhe junto com o ministério infantil da sua igreja, apoie as iniciativas, leve seu filho(a) nas programações e acompanhe, participe junto.

Ore pelos seus filhos sem cessar

Por fim, não se esqueça de orar sempre pelos seus filhos, vigilante. Quanto mais oramos por um determinado propósito, mais nos empenhamos e nos dedicamos. O mal cerca nossos filhos e trabalha dia e noite para os cercar, sem se cansar. Desejo que “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9.
E aí, como você faz para ensinar a Bíblia para seus filhos? Comente aqui embaixo! Ah, o vídeo abaixo também pode trazer conteúdos interessantes nessa tarefa com os filhos, assista:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *