O que significa expiação na Bíblia?

A expiação é um termo bíblico muito usado e falado, mas seu significado não é tão comentado. De acordo com o dicionário, expiação é um tipo de reparação ou penitência a ser cobrada após um crime ou falta. Mas o que significa expiação na Bíblia?

Podemos dizer que a pena imposta por um juiz é uma expiação ao crime que foi cometido. Assim, a expiação é um ato realizado para o perdão dos nossos pecados, a reparação das nossas faltas, fruto da desobediência e oposição a Deus. 

Se você quer saber mais sobre o que significa expiação na Bíblia, continue lendo esse artigo, tendo certeza que o conteúdo irá te abençoar!

LEIA TAMBÉM:

O que é expiação?

De acordo com o autor David Linden, a expiação é o oferecimento sacrificial que o Senhor Jesus Cristo fez na cruz do Calvário. (…) Ou seja, Cristo é o único caminho de salvação para pecador é esta provisão que Deus fez. Somente Cristo por Sua obra expiatória traz reconciliação entre Deus e o homem”.

Em outras palavras, podemos dizer que Jesus Cristo é o centro da bíblia. Profecias do Antigo Testamento e escritos do Novo Testamento falam dele e apontam para ele. Mas qual é a sua relação com a expiação dos pecados? Jesus veio com uma missão na Terra. Ele foi enviado pelo Pai, assumindo a figura humana, mesmo sendo Deus em essência, e habitou entre nós. Ele espalhou as boas novas, o Evangelho, e morreu na cruz por nós. 

A morte na cruz, o derramamento de cada gota de sangue em seu corpo, era o preço (expiação) para que nossos pecados fossem perdoados de uma vez por todas. 

A Bíblia fala que o véu foi rasgado e, agora, por intermédio de Jesus, podemos ter um relacionamento com Aquele que é santo e não possui parte com o pecado. Nunca aguentaríamos passar pelo que Jesus passou. Não poderíamos pagar o preço dos nossos pecados. Jesus tomou o nosso lugar.

Como está escrito em Isaías 53:10 “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.” 

Agora, não somos mais escravos do pecado. Podemos ser livres. Para isso, precisamos negarmos a nós mesmos, tomar nossa cruz todos os dias e segui-lo, rumo à vida eterna.

COMO ERA FEITA A EXPIAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO?

Como diz o comentário da Bíblia de Genebra, “a expiação é uma reconciliação de partes alienadas entre si, a restauração de um relacionamento rompido”. Ou seja, a expiação é realizada por ressarcir os danos, apagando-se os delitos e oferecendo satisfação pelas injustiças cometidas. Ou seja, se você quer saber o que significa expiação na Bíblia, bastante enteder que a culpa do pecado que é nossa, foi assumida por Jesus na cruz.

Antes da expiação por meio do sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário, esse ato era feito mediante a entrega de um animal, que era oferecido no altar para o Senhor Deus. Esse ato era realizado pelo sacerdote, uma vez por ano. Deus estabeleceu, como parte do relacionamento da aliança com o homem, um sistema de sacrifícios, que tinha seu o derramamento de sangue de animais “para fazer expiação por vossa alma” (Lv 17.11).

Porém, já não é mais necessário o sacrifício de animais para nos achegarmos a Deus. Fomos reconciliados, comprados a preço de sangue. Por adoção, somos filhos de Deus. O salário do pecado é a morte, mas Deus nos dá um presente, a vida eterna, como foi dito nas cartas de Paulo aos Romanos (6:23). 

Adão e Eva desobedeceram a Deus, e por meio deles o pecado entrou no mundo. Também, por meio de um só homem, Jesus, podemos escolher uma nova vida, debaixo das ordenanças do Senhor. Podemos ajuntar nosso tesouro onde a traça e a ferrugem não podem-no corroer: nos céus.

A EXPIAÇÃO NOS DÁ UMA NOVA CHANCE

João 3:16 é um dos versículos que melhor descreve as consequências da expiação de Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

A expiação nos dá uma nova chance, uma oportunidade de viver a eternidade junto com Deus. Fomos salvos pela graça, não pelas obras. Como diz em Romanos 8:30: “A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”.

Por isso, não merecíamos nada mais que a morte. Mas pelo amor e misericórdia do Senhor, o peso dos nossos pecados foi levado por Jesus.

Podemos estabelecer um relacionamento com Deus. Possuímos um Deus que nos ouve, nos acolhe e nos ama incondicionalmente. Nós servimos a um Deus vivo, a um Jesus que morreu e ressuscitou. A tumba está vazia. Cristo vive!

Como diz o Hino 545 da Harpa Cristã:

“Porque Ele vive, posso crer no amanhã.

Porque Ele vive, temor não há.

Mas eu bem sei, eu sei, 

Que a minha vida

Está nas mãos do meu Jesus

Que vivo está.”

Que possamos ser gratos a Deus todos os dias pelo dom da vida, pelo amor e misericórdia dEle para conosco. Não somos frutos do acaso, Deus tem um propósito para cada um de nós. Que Ele possa continuar nos abençoando e sustentando!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *