google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

O que é Intercessão na Bíblia: ouça a voz de Deus!

Quando falamos em Intercessão, tratamos do ato de solicitar algo para o outro, em forma de oração a Deus. A verdade é que interceder em oração por alguém, é um ato que exala muita beleza, amor e humildade na vida de um cristão, pois este, se dispõe pela vida, problema, ou pedidos do próximo, sem nenhum interesse ou vantagem, apenas o de elevar a Deus tais petições.

Mas o que é intercessão na Bíblia? O que a Palavra de Deus nos ensina sobre a prática da intercessão?

LEIA TAMBÉM:

Intercessão segundo a Bíblia no Antigo Testamento

De fato as Escrituras não só nos incentiva como nos desafia a sermos intercessores genuinamente, de forma que, o ato de intercedermos uns pelos outros, seja algo natural dentro do nosso cotidiano. Orar pelo outro, é um ato de profundo amor, de cuidado e zelo para com o nosso próximo, por isso devemos estar sempre abertos a experimentar o mover e agir de Deus na intercessão.

No Antigo Testamento encontramos muitos versículos que nos trazem referência à prática da intercessão uns para com os outros, como em 1 Reis 13:6 “Então o rei disse ao homem de Deus: Interceda ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere. O homem de Deus intercedeu ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.”

Assim como em 1 Samuel 12:23: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.” e Jeremias 29:7 “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz”.

Já em Daniel 9:3 “Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar em orações e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza”. E Moisés em Números 21:7 “O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo”.

Deste modo, no antigo testamento inúmeros profetas, sacerdotes e homens de Deus se apresentaram diante do Senhor em oração, ou seja, em intercessão pelo povo. Como muitos desses homens tinham um contato muito próximo com o Senhor, eles intercediam pela nação de Israel, clamando a Deus por socorro.

Porém, sabemos de forma ainda mais profunda o que é intercessão na Bíblia através de Jesus Cristo, nosso único Mediador.

Intercessão segundo a Bíblia no Novo Testamento

Já no Novo Testamento encontramos um pedido do próprio Jesus no evangelho de Mateus 5:44 “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”. Em 1 Timóteo 2:1 Paulo diz “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens”.

Ou seja, como cristãos devemos orar uns pelos outros e intercedermos perante Deus em oração e súplicas. Nossa missão é orar por aqueles que precisam de ajuda e intervenção divina.

Em 2 Coríntios 1:11 “Enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim, muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos”.

E Tiago 5:14 “Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor”. Tiago 5:16 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

Além disso, assim como Jesus é o nosso mediador em nossa relação com Deus, nós também devemos orar uns pelos outros, sendo suporte dos irmãos na comunidade da fé.

O Espírito Santo nosso intercessor

Também recebemos essa mesma intercessão, por meio do Espírito Santo, é o que diz em Romanos 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Assim como em Romanos 8:27 “E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus, e pede de acordo com a vontade de Deus.”

E sobre a intercessão de Cristo, temos em Romanos 8:34 “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.

Deste modo, Jesus após sua ressurreição não desamparou os seus. Pelo contrário, Deus enviou o Espírito Santo como nosso Consolador. Uma de suas missões é justamente a intercessão, que intercede por nós.

Afinal qual a diferença entre oração e intercessão?

E afinal de contas, qual seria a diferença entre oração e intercessão? Na verdade, quando nos propomos a orar, entramos na presença do Senhor de forma pessoal, com as mais diversas intenções, seja para exaltá-lo, adorá-lo, para agradecer, para realizar pedidos, ou até pedir por milagres, ou para pedir uma resposta ou um direcionamento nas nossas vidas.

O que demonstra o caráter interpessoal da oração, que tem muito a ver com essa relação de intimidade que devemos buscar ter com Deus diariamente, e a oração é o nosso instrumento para busca da presença D’ele.

Já a intercessão é colocar-se em oração levando-se em conta os motivos e razões de uma outra pessoa; o papel do intercessor é o de criar um elo, uma ponte entre aquele que precisa da oração e Deus.

Como podemos ver, a Bíblia testifica sobre o quão importante é intercedermos uns pelos outros, revelando também nossa comunhão e nosso amor ao próximo. Neste ponto, podemos interceder uns pelos outros. Mas diante de Deus, nosso único mediador é Jesus Cristo.

E aí, ficou claro o que é Intercessão na Bíblia? Então assista o vídeo abaixo do Jesus Copysobre como interceder, pois ele pode ajudar ainda mais no seu entendimento:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *