As bem-aventuranças na Bíblia: qual o sentido e significado?

A palavra Bem-aventurado é um termo muito utilizado principalmente no contexto bíblico, sua composição gramatical se dá por um adjetivo e um substantivo masculino. Esse termo tem uma tradução interessante, sendo sinônimo de “mais que feliz”. Você quer saber mais sobre as bem-aventuranças na Bíblia? Então venha comigo!

A palavra bem-aventurança vem do grego “makarios”, que significa sentir-se em estado de intensa satisfação, bem estar, plenitude inabalável, convicção. Jesus usou essa expressão no chamado “Sermão do Monte”. Naquela ocasião, Jesus fez uma diferenciação daqueles que eram seus verdadeiros discípulos, contrapondo com as pessoas que não fazem parte do seu reino.

Deste modo, as bem-aventuranças na Bíblia mostram as virtudes daqueles que são cidadãos do Reino de Deus, que vivem pela vontade de Deus e buscam fazer sua vontade.

LEIA TAMBÉM:

O que significa ser bem-aventurado de acordo com a Bíblia?

Ser bem aventurado é o mesmo que dizer que determinada pessoa é muito feliz, é agraciada, abençoada, aquele que compartilha da glória de Deus. Esse adjetivo é citado muitas vezes nas Escrituras, e sempre é usado, fazendo se referência a princípios bíblicos e condutas santificadas, tais como com a obediência, a sabedoria e a fé.

Em outras palavras, a Palavra de Deus utiliza o termo bem aventurado, com o objetivo de enaltecer, como muito feliz, ou agraciado, aquele que compartilha de condutas e atitudes santas, que manifestem a glória de Deus, revelando como se é esperado ser o caráter daqueles que buscam o Reino dos Céus. São as conhecidas bem aventuranças.

Quais são as bem-aventuranças presentes na Bíblia?

No evangelho de Mateus 5:1-11, o próprio Jesus ao realizar o famoso Sermão da Montanha, apresenta e elenca todas as bem-aventuranças, ele apresenta um rol de atitudes que agradam a Deus e que são abençoadas por ele. Leia abaixo:

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse,
aproximaram-se os seus discípulos; 2 E ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino
dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos
perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

1. Humilde de espírito

Aqui entende-se como humilde ou pobre de espírito aquele que reconhece total dependência de Deus, que sabe que está debaixo de suas poderosas mãos, reconhecendo suas falhas, limitações, e que entrega e confia todo o seu viver ao Senhor.

Basicamente, o humilde de espírito reconhece sua condição espiritual, percebendo que não tem mérito nenhum diante de Deus, mostrando sua dívida eterna com Deus por causa do pecado. 

2. Os que choram

O choro assim como a tristeza verdadeira, segundo a Palavra de Deus, gera arrependimento genuíno, mudanças de conduta, aperfeiçoamento de caráter. E Deus em seu infinito amor pode nos consolar com seu perdão e graça.

3. Os mansos

Os mansos e humildes, são aqueles que entendem que toda a glória pertence ao Senhor, não restando espaço para arrogância, nem ganância, e por isso são abençoados e recompensados.

Neste caso, entre as bem-aventuranças da Bíblia, a mansidão é uma característica daquele que entende que o Reino de Deus está acima das necessidades deste mundo. Por isso, os mansos aguardam ansiosamente pela vinda do Senhor e buscam tratar seus semelhantes com mansidão e bondade.

4. Os que têm fome e sede de justiça

Aqueles cujos corações ardem pela justiça que vem Deus, e que se alegram com o que é certo, entendem que o próprio Senhor é Justiça, e tem prazer em defender aquele que vier a sofrer qualquer injustiça.

Diferentemente dos ímpios, aqueles que têm fome e sede de justiça buscam cumprir a vontade de Deus nesta terra, proclamando as verdades do Reino de Deus. Por isso, as bem-aventuranças na Bíblia nos mostram que os cidadãos do Reino são dedicados a corrigirem a injustiça deste mundo, apontando sempre para Cristo, aquele que vive e reina.

5. Misericordiosos

Os misericordiosos receberão a misericórdia do Senhor, porque compreendem o amor e a graça imerecida derramados a todos nós, portanto ele oferece ao próximo aquilo que ele mesmo recebeu do céu.

Neste ponto, as bem-aventuranças na Bíblia mostram que os misericordiosos são aqueles que entenderam o amor infinito de Deus, praticando a misericórdia com os outros. Assim como fomos tratados com misericórdia, também devemos ter amor e praticar a bondade para com os outros.

6. Limpos de coração

Os limpos e puros de coração, são aqueles que continuamente vivem uma vida de arrependimento cujos pecados são lavados e remidos. Apenas quem se deixa ser purificado e lavado por Jesus, poderá ver a Deus.

7. Pacificadores

Os pacificadores porque eles entenderam que Jesus é a nossa paz, e veio para nos dar a sua paz, e portanto devemos viver as nossas vidas compartilhando e transmitindo essa mesma paz por onde passarmos.

8. Perseguidos

Quem é perseguido por causa de Cristo, também deve se sentir privilegiado, pois receberá grande recompensa do céu, por entenderem que a obra que estão fazendo, é muito maior, do que qualquer perseguição, injúria quem possam vir a sofrer.

Neste texto percebemos algo muito interessante. Jesus, naquela época, apresentava aos seus seguidores e ouvintes, uma certa inversão de valores, apresentando uma proposta de conduta e de atitudes exemplares, que diminuíssem nosso eu, nosso egoísmo e pecados, tornando-se mais humildes e santos.

Resumindo, as bem-aventuranças na Bíblia apontaram para as virtudes daqueles que vivem o evangelho. Quem tem Cristo como Senhor e salvador, independente da situação ou problema, é um bem-aventurado, ou seja, mais que feliz! Veja abaixo esta pregação do Pr. Hernandes Dias Lopes, sobre as bem-aventuranças, a receita da felicidade:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *