google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

O Ministério de Jesus: entre as ruas e o povo

Qual é o ministério de Jesus? Basicamente, o ministério de Jesus consistiu em pregar a mensagem do amor de Deus e viver entre os necessitados. Sua preocupação maior estava em curar enfermos e servir aqueles que eram oprimidos, trazendo salvação e esperança. O nosso mestre se preocupava menos com as demandas religiosas. Seu interesse maior era falar do reino de Deus, curar enfermos e viver seus momentos de oração e intimidade com o Senhor. 

Desta forma, o ministério de Jesus envolve andar no meio do povo, enxergando sua dor e oferecendo o remédio para a alma. Onde ele passava, as pessoas queriam ouvi-lo. Muitos eram apenas curiosos ou amantes do sensacionalismo: queriam apenas os milagres e assistir o espetáculo da fé! 

Outros, iam até Jesus porque tinham dores e sofrimentos. Seja o paralítico que ficava no tanque de Betesda ou o cego Bartimeu que gritava pela misericórdia de Jesus. Eles sabiam que o Nazareno tinha poder para mudar totalmente sua situação de vida quando gritava: “Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Marcos 10:48)!

E Jesus não parava. De cidade em cidade, seja atravessando rios e adentrando vilarejos, seu ministério envolvia a prática da bondade e misericórdia. Em Atos 10:38, diz: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele”.

O que significa dizer que Jesus andou por toda parte fazendo o bem?

Quando lemos que Jesus andou por toda parte fazendo o bem, percebemos que a vida de Jesus se resumiu à prática do amor ao próximo no seu estágio mais puro e real. O Mestre ao ter contato com o povo simplesmente identificou suas necessidades. Mesmo sabendo que seria traído, mesmo tendo ciência que sua cabeça seria pedida pela multidão… Jesus andou por toda parte! 

Desta forma, qual foi a missão de Jesus? Basicamente, a missão de Jesus  tinha como foco atingir o coração das pessoas com a mensagem do evangelho. Ele não era um milagreiro. Sua tarefa não era apenas de resolver os problemas dos outros. Na verdade, seu ministério envolvia transformar vidas com o poder da Palavra de Deus. 

Porém, para muitos, a transformação passava pela cura e pelo milagre. Hoje não tem sido muito diferente. Infelizmente, a igreja tem focado unicamente em satisfazer a necessidade religiosa de seus membros sem considerar o caráter transformador do evangelho. Muitos insistem na fé apenas como um aspecto espiritual, sem considerar a dimensão humana que ela traz na vida das pessoas.

Desta forma, o ministério de Jesus envolveu a “prática do bem”. Ao lidar com pessoas com fome, ele ofereceu-lhes pão. Ao lidar com enfermos, a cura. Ao envolver-se com o desespero humano, Jesus trouxe respostas. E nós?

O ministério de Jesus e a igreja atual

Quando comparamos a prática de Jesus entre o povo com a nossa vida na igreja, logo percebemos que estamos longe do padrão estabelecido no evangelho. Nossa preocupação tem sido muito mais com uma rotina religiosa e institucional do que a pregação da Palavra de Deus. 

Vivemos tanto no envolvimento com o templo e atividades religiosas que esquecemos que o ministério de Jesus é na rua, no meio do povo. Infelizmente, nos afastamos daqueles que precisam receber a mensagem do evangelho e nos aproximamos apenas daqueles que chamamos de irmãos.  

Não estou falando que deveríamos fechar as igrejas e acabar com os cultos e atividades religiosas. Longe disso! A comunhão entre os irmãos é um meio de graça que Deus nos oferece para o fortalecimento da nossa fé. O problema é quando a igreja torna-se um fim em si mesma, desconsiderando seu envolvimento com aqueles que necessitam de transformação pelo evangelho.

Por fim, o ministério de Jesus envolve múltiplos encontros, seja com os necessitados, com os irmãos na fé e principalmente, com Deus. Que tenhamos a mesma disposição do Mestre em espalhar a mensagem da cruz e praticar o amor entre todos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *