Jesus foi tentado no deserto estudo bíblico: o que podemos aprender?

O que significa que Jesus foi tentado no deserto? Em Mateus 4: 1-11 , Marcos 1: 12-13 e Lucas 4: 1-13, os Evangelhos registram Jesus sendo tentado por Satanás no deserto após um período de 40 dias de jejum, especificamente por comida. Embora Jesus tenha sido tentado em outras ocasiões ao longo de sua vida, esses textos mostram como Jesus respondeu à tentação. Este fato serviu tanto como um exemplo para os outros, quanto para revelar Sua capacidade de lutar contra o pecado e vencê-lo.

Neste estudo bíblico sobre Jesus sendo tentado no deserto, vamos analisar os textos bíblicos e refletir como o Filho de Deus teve seu ministério colocado à prova por meio das provocações de Satanás.

Jesus, o Filho de Deus, também era um homem. Tinha emoções, sentimentos, desejos e, após 40 dias em oração e jejum no deserto, sua humanidade foi colocada à prova. 

Diante disso, faz-se necessário perguntar: como Jesus foi tentado pelo diabo e como ele venceu o pecado? Me acompanhe neste estudo bíblico!

Jesus foi tentado no deserto – estudo bíblico: vivo pela Palavra de Deus

Mateus e Lucas registram a primeira tentação como envolvendo um alimento. Depois de jejuar por 40 dias, Jesus estava claramente com fome. Satanás escolheu tentar Jesus dizendo-Lhe para transformar pedras em pão. Mas Jesus respondeu citando Deuteronômio: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Precisamos nos atentar que após 40 dias de jejum, a tentação sobre transformar pedras em pães afeta diretamente a fraqueza de Jesus naquele momento. É justamente isso que o diabo faz contra os servos de Deus, provocando-os diante daquilo que são fracos. Porém, Jesus estava com seu espírito fortalecido. 

Para resistir o diabo e lutar contra o pecado, Jesus utiliza a Palavra de Deus como recurso. Ao ser levado ao limite da sua humanidade, Cristo lembrou Satanás que a existência humana, antes de tudo, vem do próprio Deus. As necessidades básicas estão submetidas ao domínio do espírito. 

Na verdade, em nossa luta contra o pecado, se nosso espírito estiver fortalecido, certamente podemos vencer. Mesmo que tenhamos fraquezas e somos inclinados ao pecado, a comunhão com Deus nos fortalece. Jesus, ao passar pela tentação no deserto, alcançou a vitória. 

Mateus então registra que o diabo levou Jesus ao topo do templo judaico em Jerusalém e disse a Ele para pular (Lucas coloca esta tentação em terceiro). Satanás citou a passagem do Antigo Testamento que afirma: “Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra”. (Mateus 4: 6).

Quando tentado no deserto, Jesus lembrou-se de sua missão

Conforme citado acima, se Jesus respondeu a primeira tentação com a Palavra, agora Satanás o provoca também usando as Escrituras.

A provocação do diabo era que Jesus seria milagrosamente resgatado em público, revelando Seu grande poder aos que assistiam. A tentação se refere ao oferecimento das glórias deste mundo ao Filho de Deus. Desta forma, o inimigo de nossas almas buscava acessar diretamente o orgulho de Jesus, fazendo-o se colocar em uma postura arrogante diante do povo. 

A resposta de Jesus mostrava que Ele conhecia seu chamado diante de Deus. Sua missão era única: salvar a humanidade do pecado. As glórias deste mundo e os reinos desta terra não estavam no cerne de seu ministério.

Da mesma forma, temos que lembrar da nossa missão ao sermos provocados pelo inimigos. Somos chamados, como diz o apóstolo Paulo em 2 Coríntios, “embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio”. Ao lembrarmos da nossa missão, somos fortalecidos em nossa luta contra o pecado. 

Assim como Jesus, não somos deste mundo. Estamos aqui como embaixadores do Reino de Deus, para pregar as virtudes daquele que nos chamou. Diante da tentação do orgulho, devemos lembrar que a soberba precede a queda. E nós, como servos de Deus, precisamos ser humildade e conscientes do nosso lugar no Reino de Deus. 

Ao ser tentado pelo diabo, Jesus resistiu mais um vez, citando novamente o livro de Deuteronômio, dizendo: “Não porás à prova o Senhor teu Deus” (Mateus 4: 7). Ele sabia que isso seria um abuso de poder e uma violação direta da missão que Deus o Pai havia lhe dado. 

Seu chamado consistia em levar a mensagem do evangelho, curando vidas e proclamando a salvação por meio de sua morte e vida. 

Jesus foi tentado no deserto, estudo bíblico: nós também podemos vencer!

Na terceira tentação, “o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a sua glória” (Mateus 4: 8). Satanás então disse que daria autoridade a Jesus sobre todos esses reinos se Jesus o adorasse. 

Jesus recusou, dizendo ao diabo para “Vá embora” (Mateus 4:10) novamente citando Deuteronômio uma terceira vez, dizendo: “Você deve adorar o Senhor seu Deus e só você deve servir a ele.” O diabo então o deixou e os anjos O serviram ( Mateus 4:11 ).

Muitas observações podem ser feitas sobre o significado e o propósito das tentações de Jesus nessas passagens. Primeiro, Jesus revelou Sua humanidade plena. Ele estava com fome e lutou contra a tentação. Ele expressou sentimentos, pensamentos e palavras como os humanos normalmente fazem em situações tensas.

Diante da tentação, Jesus se amparou nas Escrituras e não caiu em pecado. Muitos acreditam que o fato de Ele ser o próprio Deus em sua essência, Ele estava imune do pecado. Mas isso não é verdade. Jesus como humano foi tentado e esteve às margens do pecado. Porém, resistiu o diabo lutando contra qualquer tipo de impulso pecaminoso.

Em segundo lugar, Jesus revelou Sua divindade. Sua capacidade de resistir à tentação foi claramente exibida como superior a outros humanos. Ele tinha um forte conhecimento da Palavra de Deus e até mesmo o poder de dizer a Satanás para “Vá embora”. Jesus foi tentado, mas permaneceu sem pecado, provando ser divino.

Terceiro, Jesus deu um exemplo de como lidar com a tentação. Durante Suas lutas, Ele citou a Palavra de Deus, reconheceu os truques do inimigo e enfatizou a adoração a Deus. Isso nos fortalece na luta contra o pecado, pois assim como Jesus venceu, Ele também nos faz vencedores. 

Conclusão

Desta forma, temos o exemplo de Jesus que, diante da tentação, lembrou-se de sua missão e se “agarrou” na Palavra em busca de força e conforto. Como diz em Salmo 119:11, “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. Foi assim que Jesus quando foi tentado no deserto, conseguiu resistir. 

Essas tentações oferecem um olhar mais atento tanto para a humanidade quanto para a divindade de Jesus.

No entanto, eles também revelam verdades importantes sobre como podemos responder às tentações hoje, confiando em Deus e em Sua Palavra para permanecer firmes contra os ataques de Satanás.

O que você achou sobre este estudo bíblico sobre Jesus foi tentado no deserto?

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *